Digital e Vendas 12 de Ago de 2022

7 vantagens de utilizar o SMS no relacionamento com o cliente

Atualmente as empresas contam com vários os canais disponíveis para se comunicarem diretamente com o cliente, como o SMS (Short Message Service). Para construir um relacionamento mais próximo com o consumidor, é muito importante escolher os canais e meios mais pertinentes e traçar estratégias bem delineadas, afim de fidelizar a sua persona.

Nesse texto vamos falar sobre os benefícios de utilizar o SMS como um dos meios de comunicação com os potenciais clientes do seu negócio. Listamos abaixo 7 vantagens que, certamente, vão fazer você olhar com outros olhos para essa excelente ferramenta de relacionamento. Veja!

1. Baixo custo

Uma das vantagens que mais leva as grandes corporações a adotarem o SMS como forma de relacionamento é o baixo custo envolvido. Isso porque o valor de cada mensagem de texto disparada é muito pequeno e cabe sem grandes dificuldades na verba destinada para o marketing, inclusive para aquelas que não são tão expressivas assim.

Além disso, o SMS não exige grandes esforços de conteúdo ou pré-produções. O que deve ser elaborado com antecedência é um pequeno texto que vai direto ao ponto, sem imagens, sem vídeos e sem aquelas grandes produções que demandam o trabalho de produtoras, profissionais de publicidade, atores e modelos.

2. Integração com sistemas

Sejam sistemas de marketing ou sistemas de cobranças, o SMS pode auxiliar na divulgação de promoções de produtos, no fortalecimento de marca e até como lembrete para futuros pagamentos ou débitos em aberto.

Essa integração proporciona para o seu negócio maior efetividade, porque ajuda a resolver pendências ou tratar de algum assunto que seja de interesse do cliente.

3. Eficiência na entrega da mensagem

Diferente de outras estratégias, como o e-mail marketing, por exemplo, o SMS garante muito mais eficiência na entrega da mensagem para o destinatário. Isso acontece porque o sistema não exige que o destinatário esteja conectado à internet para ter acesso à mensagem.

O momento do disparo é o mesmo em que o smartphone do seu cliente vai receber uma notificação de nova mensagem. Sem contar que as mensagens de texto não correm risco de caírem em uma caixa de spam, como o e-mail. Isso já é um grande indício de que a sua mensagem vai chegar ao conhecimento do proprietário daquela linha.

4. Amplo alcance do SMS

Sabemos que a conectividade com a internet é altíssima, mas sabemos também que ainda existem pessoas que não têm acesso à internet durante muito tempo e pessoas que não contam com internet em momento nenhum. O SMS consegue alcançar todos esses indivíduos, ampliando o campo de alcance da informação que você quer passar.

Para receber uma mensagem de texto basta ter um smartphone ou um celular comum, seja ele com Wi-Fi, 3G, 4G ou sem nenhum suporte para conectividade.

5. Alta taxa de abertura e conversão

Uma das vantagens de usar o SMS é a alta taxa de abertura das mensagens. As pessoas vivem constantemente com aparelhos celulares em mãos navegando em redes sociais, realizando pesquisas na internet, comunicando-se com outras pessoas e até ouvindo música.

Essa praticidade de ter o aparelho na mão induz os indivíduos a checarem qualquer notificação recebida. Mesmo se o celular não estiver sendo utilizado, vai estar ao alcance sem grandes complicações.

Além da alta taxa de abertura, também se verifica uma taxa de conversão alta em relação aos call to actions empregados nos SMS. O sucesso se explica em parte pela clareza e simplicidade de sua apresentação, fazendo desse o meio que mais converte em comparação a outros canais de marketing.

6. Oferta de serviços exclusivos

O que parece uma mensagem despretensiosa aos olhos do cliente da sua empresa pode ser, na verdade, um chamariz de grande valor para o seu negócio. A mensagem nos celulares é mais um canal para oferecer serviços exclusivos e demonstrar o quanto a sua empresa se importa com aquele consumidor.

Com análises na jornada de compra de grupos de leads é possível fazer ofertas, com algum tipo de vantagem, aos clientes que já demonstraram interesse e propensão a consumir aquele produto ou serviço. Essa é uma ótima forma de encantar e chamar a atenção. Nesse sentido, o uso de gatilhos mentais é outra prática muito comum no disparo de mensagens.

7. Ação sustentável

E aqui falamos em dois tipos de sustentabilidade. A do meio ambiente e a financeira. Esse canal de relacionamento com o cliente não produz nenhum tipo de lixo que depois vá poluir meio ambiente.

O SMS não utiliza papel e não entrega material que não vai ter nenhuma serventia após ser consumido. Além do ganho para o planeta, esse tipo de postura é visto com bons olhos, não só pela sua persona, mas pela sociedade como um todo. O que pode fazer muito bem para a reputação da marca, inclusive.

A estratégia também é sustentável para a marca no quesito financeiro, afinal de contas não vai onerar uma grande parcela da verba para divulgações e comprometer todo o planejamento. Mesmo utilizando o disparo de SMS, ainda vai ser possível realizar outras ações integradas ou isoladas que estejam no orçamento de marketing.

Certamente você não imaginava que existiam tantas vantagens em inserir o SMS à estratégia de marketing da sua empresa, não é mesmo?

Para tornar esse trabalho ainda mais benéfico para o negócio, uma boa prática é utilizar um sistema de gestão para auxiliar o gerenciamento de envios de mensagens de textos. Esse sistema pode facilitar muito o seu trabalho e ajudar a sua empresa a economizar tempo e dinheiro.

Agora que você conhece as vantagens de empregar uma estratégia de SMS no seu negócio para se relacionar ainda mais com o cliente, não perca mais tempo e dê início o mais rápido possível nessa ação. Planeje bem as ações, meça seus resultados e reveja sempre a estratégia para ter os melhores resultados.

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