A importância de conhecer o perfil do cliente em uma Fintech
Dentro do sistema do mercado, existem inúmeros perfis de cliente. A partir disso, é preciso que se dê a devida importância às mais variadas especificações sobre cada um deles, melhorando a relação de empresa, vendedor e cliente e, consequentemente, os resultados obtidos ao longo da execução da estratégia de negócios.
Partindo da identificação do perfil ideal do consumidor que sua empresa busca, é possível tomar medidas e elaborar estratégias que visam à melhora nas formas com que você atinge esse nicho, desenvolvendo formas de conversar melhor com ele e aumentando a fidelização e a credibilidade. Neste post, falaremos mais afundo sobre os variados perfis de cliente, como identificá-los e sua importância. Boa leitura!
Quais são os principais perfis de clientes?
Como já foi dito, existem diferentes perfis de cliente. Sendo assim, agora vamos falar sobre alguns dos principais para que você entenda melhor. Confira na sequência.
Silencioso
É aquele cliente que não gosta muito de falar, não demonstra suas intensões, não se comunica com o vendedor e deixa de responder aos argumentos de venda como se não se impressionasse com o que é oferecido.
Com esse tipo de cliente, é preciso estimular um diálogo por meio de perguntas hábeis para obter suas opiniões. Nada de falar muito: é preciso ter paciência e impressioná-lo para conquistar sua confiança.
Bem-humorado
É o cliente mais simpático, o qual gosta de puxar outros assuntos e acaba desviando o vendedor do foco nas vendas. Com esse perfil, é preciso lidar com bom humor, conduzindo e mantendo o diálogo com sabedoria para não perder a atenção nos objetivos. Não se iluda pensando que esse é um cliente fácil, tenha paciência e não se perca.
Apressado
Aquele que quer rapidez em seu atendimento, não se apegando a relacionamentos. Esse perfil não costuma verificar os detalhes do produto e confia quase totalmente nas informações apresentadas pelo vendedor. Para lidar com esse tipo, priorize um atendimento rápido e seja objetivo nas apresentações para levar o cliente a uma rápida decisão.
Preocupado com o preço
O perfil de cliente que já pergunta o preço rápido e sempre acha caro, além de criar várias objeções antes que o vendedor diga algo. Para lidar com esse perfil, é necessário elaborar perguntas, sempre enaltecendo as vantagens e benefícios que o produto traz, agregando valor e justificando seu preço.
Irritado
O cliente que está sempre de mal humor, disposto a brigar. Esse perfil gosta de ofender e expor opiniões e críticas à empresa, ao produto e ao vendedor.
Para lidar com esse cliente é necessário deixá-lo desabafar, escutando com atenção. Sempre manha a calma e seja educado, nunca responda com o mesmo tom de voz. Para argumentar as vendas, aja com rapidez e aproveite as oportunidades proporcionadas pelo cliente.
Qual é a importância de conhecer o perfil do cliente ideal?
O público para o qual a empresa precisa se direcionar é o que tem interesse pelas soluções, serviços e produtos oferecidos por ela. Esse grupo de pessoas pode ser grande e diverso, sendo que cada um dos potenciais consumidores tem necessidades e objetivos distintos, o que exige diferentes ações a serem tomadas pelas organizações.
Para o estabelecimento de estratégias que, de fato, alcancem as metas, é necessário filtrar os contatos de acordo com o que você acha mais pertinente e interessante em relação a sua marca. Não estabelecer um perfil de cliente faz com que erros sejam cometidos na hora de atender a todos, resultando em várias perdas de oportunidades e baixa eficiência dos contatos.
Como identificar o cliente ideal?
Agora que você já sabe da importância de definir um perfil de cliente para sua empresa, conheça os passos a serem tomados para identificar o seu na sequência.
Analise os atuais clientes
O primeiro passo a ser dado para a identificação do perfil do cliente ideal é analisar os consumidores atuais de seu negócio. Verifique quais são os seus principais deles. Estes são os clientes a serem priorizados, visando estabelecer um melhor relacionamento para conhecer melhor suas características, afinal, vamos trabalhar em cima delas.
Monte uma lista com cada uma de suas preferências, tentando sempre alinhar a opinião com o retorno financeiro que esses consumidores trazem para o empreendimento. Estude cada um desses perfis de clientes selecionados e observe padrões no comportamento e nas características deles.
Identifique as características do público
Agora, é preciso observar como os clientes especiais utilizam a solução oferecida por sua empresa. Descubra por que eles compram seu produto, como utilizam-no e para qual finalidade. É necessário pesquisar, por exemplo, se esse público utiliza os serviços para criar um negócio ou se é para consumo próprio.
Feita a análise desses consumidores, procure por padrões que se repetem. Isso pode ser em relação à localização geográfica, gênero, faixa etária ou qualquer outra característica que segmente o tratamento a ser feito posteriormente.
Observe a necessidade pela solução
No terceiro passo, é necessário se questionar sobre os porquês de esses clientes comprarem de você. Qual é a real necessidade deles? A partir desses questionamentos, pode-se realizar certas análises que favorecem a relação com a persona.
O consumidor sempre procura por uma solução a partir de um problema existente. Identificar quais são esses problemas auxilia a compreender a realidade de sua clientela, criando ações mais específicas, direcionadas ao atendimento das reais necessidades.
Aja
Depois de coletar todas as informações, você chegará ao perfil ideal de cliente para o negócio. A partir disso, é preciso traçar planos estratégicos que sejam focados em atingir esse nicho. Compreender e saber lidar com as características desse público é fundamental para que o planejamento funcione bem. Vale lembrar de que você precisa sempre valorizar um atendimento bem-feito, o que resulta na fidelização dos consumidores.
Os perfis de clientes são muito importantes para o sucesso da estratégia de negócios de sua Fintech. Investir em um processo de coleta e análise de dados devidamente estruturados para qualificar as informações é a chave para identificar o consumidor ideal e, então, compreender como lidar com ele da maneira mais adequada possível.
Gostou de conhecer os perfis de clientes e sua real importância? Nos dê seu feedback no campo de comentários para que a gente conheça sua experiência!
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