Acerte no CRM e facilite a vida do devedor para recuperá-lo
Passada a fase crítica da pandemia, o país retomou um processo consistente de recuperação econômica e a criação de empregos confirma tendência de retomada. Pesquisa do Ipea indica que a população ocupada no país chegou a 97,8 milhões de trabalhadores, e a taxa de desemprego recuou para 9,4% em abril de 2022.
Apesar do dado positivo, a empregabilidade no Brasil oscila muito e isso mantém sólido um mercado com mais de 60 milhões de devedores. Então agora é hora de aproveitar o momento dessa retomada.
Veja algumas diretrizes importantes para tornar o processo de cobrança mais produtivo e crescer neste segmento de mercado.
1. Estruture bem sua operação de cobrança
Trace metas de qual é o público que sua empresa deseja abordar e qual o montante que deseja recuperar. Tenha um percentual razoável em mente. Organize seu espaço físico e seu staff. Há muito trabalho pela frente.
2. Veja os CRMs mais completos para otimizar o trabalho
A tecnologia proporciona vários facilitadores para o seu trabalho. Procure os CRMs mais completos do mercado e, entre eles, verifique quais são os mais avançados em termos de business intelligence, sobretudo aqueles que possuem o módulo online. Lembre-se: quanto mais o sistema trabalhar de forma inteligente, menos você vai precisar se preocupar com o processo operacional humano, que é mais trabalhoso e difícil para fluir.
3. Tenha um staff pronto e bem treinado para pegar os casos mais complexos
Os profissionais de cobrança precisam se preparar para uma rotina de muita conversa telefônica cordial e convincente. O contato com o devedor será permanente e o objetivo final é convencê-lo a firmar acordos.
Mostre aos profissionais a variedade de possiblidades, parcelamentos, descontos, prazos, formas de pagamentos, etc. Deixe-os prontos para não perderem negócios.
4. Comunicação serena e respeitosa firmam mais contatos duradouros
Este item pode parecer pouco importante, mas não é. A apresentação do profissional, de forma serena e respeitosa, e até mesmo com uma certa descontração, podem evitar uma ruptura da conversa com o devedor.
Ter o cliente acessível e disposto é fundamental para fechar e cumprir acordos de pagamento.
5. Prepare vantagens para convencer o devedor a fechar acordo
Depois de conquistar a atenção do cliente, é hora de tratar da dívida. Normalmente, a oferta já traz alguma vantagem para seduzir o devedor. Mas é muito comum ele resistir e dificultar o acordo na primeira tentativa.
Então, o profissional de cobrança precisa trabalhar o convencimento e apresentar cautelosamente os planos B e C, de acordo com as opções permitidas pela empresa credora. Essa já é uma etapa avançada para o fechamento do contrato de cobrança, quando o cliente está prestes a firmar o acordo de pagamentos.
6. As ferramentas de comunicação auxiliam no cumprimento integral do contrato
Depois de fechado e formalizado o acordo, finalmente o devedor passou a ser um cliente. É hora de acompanhá-lo.
O CRM vai fazer os controles e as ferramentas de comunicação vão lembrá-lo antecipadamente do status de cada parcela. Além disso, o CRM também facilita os pagamentos, na medida em que abre um leque de opções para liquidação das parcelas.
Na verdade, hoje existem várias opções para o pagamento, mas quanto mais fácil for para o cliente efetuar a operação, mais chances existem de que ele aconteça. Entra aí a importância dos gateways próprios de pagamentos vinculados ao próprio CRM. Bastam poucos cliques e a situação está resolvida.
DataCob, o CRM completo da PH3A reúne todas as funcionalidades
A PH3A Tecnologia da Informação desenvolveu o DataCob, um dos mais completos CRMs de recuperação de crédito do mercado. Ele é uma ferramenta que trabalha com informações do cliente e também do Big Data próprio da empresa. Além disso, ele possui telas e dashboards sintéticos e práticos para leitura fácil dos operadores, além da comunicação avançada e gateway próprio de pagamento.
Grande parte do processo de cobrança é desenvolvido pelo módulo online, que permite abordar, negociar e firmar acordos sem a presença humana, somente com a inteligência artificial. Por fim, faz acordos no âmbito amigável, judicial ou extrajudicial para otimizar toda a rotina de recuperação de crédito.
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