Público semelhante para novos leads

Público por Similaridade 27 de Ago de 2024

Acerte o Público Semelhante para Conquistar Novos Leads

A tecnologia de dados vai estar cada vez mais presente no mundo corporativo. E no segmento do marketing digital, não será diferente. Afinal, as empresas estão sempre buscando maximizar seus resultados, e entender a dinâmica do público semelhante através de dados passou a ser fundamental neste contexto.

Os gestores de marketing entenderam a alta importância de saber segmentar público na Internet. Então, o mundo corporativo passou a valorizar os Big Datas estruturados para fazer uma segmentação precisa, que vai fazer toda a diferença para as campanhas. Ou seja, o processo de avaliar e prospectar o público correto poderá trazer mais leads qualificados, mais clientes e fazer as campanhas serem mais rentáveis.

Público Semelhante Ajuda a Criar a Ação de “Pesca em Aquário Qualificado”

As campanhas de marketing possuem o desafio permanente de acertar o público de destino. Quanto mais qualificado o público, melhores serão os resultados. No entanto, essa tarefa historicamente nunca foi fácil. Sempre existe um elevado grau de dispersão. Ou seja, as ações sempre atingem um público muito grande e diversificado.

No marketing digital moderno, os estrategistas das campanhas trabalham públicos segmentados, de maneira diferente das campanhas de prospecção geral. Na medida em que os públicos são mais definidos em função de um determinado perfil, as ações são focadas e concentradas só para pessoas com este perfil. Ou seja, é como fazer uma ação para um público exato, como a pesca em aquário qualificado.

Os novos prospects do público semelhante precisarão dar autorização para comunicação direta, de acordo com a legislação de dados. Isso poderá ser feito através de publicidade geral (não individualizada) em redes sociais, por exemplo. Mas sempre vale muito a pena porque uma ação direcionada em grupo específico capta muitos novos leads, e naturalmente leads qualificados.

Este conceito permite um grau maior de concentração e, como consequência, uma dispersão mais reduzida, seja em termo de ações, tempo e recursos. Quanto melhor ele for trabalhado, melhores serão todas as métricas das campanhas, especialmente o ROI (Return Over Investiment).

Entenda os Hábitos de Consumo para Encontrar Público
Trabalhar com os hábitos de consumo ajudam a calcular o público de destino das campanhas. Com os cálculos dos perfis, é possível segmentar grupos por similaridade ao perfil de consumidores das empresas. Assim, aumentam-se as chances de sucesso das campanhas.

O que é um Público Semelhante?

Um público semelhante é um grupo de pessoas que compartilham características e comportamentos semelhantes a um grupo-base definido por você. Ou seja, ao identificar um grupo de clientes que já demonstraram interesse em seus produtos ou serviços, você pode utilizar o Big Data para encontrar outros usuários com perfis similares.

Isso demanda uma certa cautela porque a legislação de dados não permite violação à privacidade do usuário. Logo, encontrar pessoas com perfil semelhante ao público já conhecido não significa que elas poderão ser abordadas sem o consentimento prévio.

A Criação de Públicos Semelhantes Passa Necessariamente pelo Big Data

O Big Data desempenha um papel fundamental na criação de públicos semelhantes, pois permite analisar grandes volumes de dados de forma rápida e eficiente através da análise de diversos atributos, como:

  • Dados demográficos: idade, gênero, localização geográfica, renda, etc.
  • Dados de comportamento: histórico de compras, páginas visitadas, interações em redes sociais, etc.
  • Dados de interesses: hobbies, preferências, assuntos de interesse, etc.

Assim, é possível identificar padrões e construir modelos preditivos que permitam encontrar usuários com alta probabilidade de se interessarem pela sua oferta.

Benefícios da Segmentação por Público Semelhante

A segmentação por público semelhante oferece diversos benefícios para as empresas, como:

  • Aumento da relevância: Ao direcionar suas mensagens para um público com interesses e necessidades semelhantes, você aumenta a chance de que sua comunicação seja relevante e desperte o interesse dos consumidores.
  • Melhora da taxa de conversão: Ao alcançar um público mais qualificado, você tem mais chances de gerar leads e fechar vendas, aumentando sua taxa de conversão.
  • Redução de custos: Ao direcionar seus esforços de marketing para um público específico, você otimiza seus investimentos e evita desperdícios.
  • Personalização da experiência do cliente: Ao conhecer melhor seus clientes, você pode oferecer experiências personalizadas e relevantes, fortalecendo o relacionamento com a marca.

Como Criar Públicos Semelhantes na Prática?

Os públicos semelhantes são muito valiosos e devem estar sempre entre as estratégias de marketing. No entanto, não serão fáceis de criar, acompanhar e entender.

As grandes plataformas de mídia – como Google e Meta – encontram públicos similares (lookalike) em suas campanhas, mas não informam os registros individualmente. Portanto, não serão informados nem mesmo os atributos de cada um.

Big Data Enriquece a Persona para Potencializar o Marketing
O Big Data estruturado é fundamental para o marketing das empresas. Afinal, com um grande número de atributos os bancos de dados surgem como um poderoso aliado nessa jornada, permitindo a criação de personas mais precisas e detalhadas. E isso faz toda a diferença.

Dados e DataAffinity, o Detalhamento com Big Data Estruturado

Para criar públicos semelhantes, as empresas podem utilizar o Big Data de empresas especializadas. A PH3A Tecnologia da Informação possui um dos maiores e mais atualizados Big Datas do Brasil. São milhões de registros com processos frequentes de atualização.

Como sistema de segmentação de público, a PH3A criou o DataAffinity, que contém uma inteligência que ajuda as empresas a compreenderem como funciona o público semelhante.

O DataAffinity contém 21 atributos especiais que estão ligados ao perfil de patrimônio e consumo dos indivíduos. Dentre eles, é possível destacar alguns, a saber:

  • Conta Digital: Indivíduos que possuem conta bancária em banco digital, como Nubank, Inter, C6, Original, Bradesco Digital, Pagseguro, Digimais, etc.
  • Conta Premium: Indivíduos que possuem conta bancária em agência premium, como Estilo/BB, Personnalité/Itaú, Prime/Bradesco, Select/Santander, etc.
  • Consumo de Luxo: Indivíduos consultados ou que navegaram em sites de empresas relacionados a produtos de luxo ou que possuam automóvel de luxo.
  • Imóvel Alto Padrão: Indivíduos que possuem imóvel de alto padrão ou aqueles consultados ou que navegaram em sites de construtoras e incorporadas associadas a esse mercado.
  • Viagens e Turismo: Pessoas que navegaram ou foram consultadas por empresas distintas relacionadas ao segmento de turismo.

(...)

Existem vários outros atributos que enriquecem as informações que vão determinar a segmentação de público mais exata e útil aos gestores de marketing. Todos eles só podem ser encontrados em Big Datas estruturados.

Dicas para Criar Públicos Semelhantes Eficazes

Dentre as melhores estratégias para fazer a segmentação mais inteligente, destacam-se algumas, a saber:

  • Defina um público-base claro: Comece identificando um grupo de clientes que já demonstraram interesse em seus produtos ou serviços e que você deseja expandir.
  • Utilize diversos atributos: Quanto mais atributos você utilizar para definir seu público-base, mais preciso será o público semelhante.
  • Teste e otimize seus públicos: Não tenha medo de testar diferentes combinações de atributos e otimizar seus públicos ao longo do tempo.
  • Combine públicos semelhantes com outras estratégias de segmentação: A segmentação por público semelhante pode ser combinada com outras estratégias, como segmentação demográfica, comportamental e geográfica, para obter resultados ainda melhores.

O Público Semelhante Gerando Leads Qualificados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) dispõe sobre o tratamento de dados pessoais e protege a privacidade do usuário. Logo, as empresas só poderão abordá-lo de forma direta com o seu devido consentimento.

Isso significa que será preciso uma forma de abordagem anonimizada (não direcionada individualmente) para que o usuário se interesse pelo conteúdo e dê o opt-in, o consentimento que permitirá comunicação direta.

Assim, o fato de ser um público previamente segmentado e com perfil já conhecido, será suficiente pra atrair um grande número de leads qualificados, muito mais do que prospectando o mar aberto.

Mais Leads qualificados Geram Campanhas Certeiras

Depois de uma ação inteligente para obter um público semelhante e logo depois um incremento significativo de novos leads, é hora das campanhas destinadas ao público exato. Assim, os gestores poderão planejar e executar campanhas certeiras de marketing.

Esse processo melhora gradualmente todas as métricas das campanhas: aumenta o ROI (Return over Investiment) e permite ampliar cada vez mais o público qualificado das empresas. Então, não é um processo isolado, e sim contínuo e eficiente.

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O Big Data e a criação de públicos semelhantes representam uma grande oportunidade para as empresas que desejam otimizar suas estratégias de marketing e alcançar resultados mais eficazes.

Assim, ao utilizar o poder do Big Data para identificar e segmentar públicos com interesses e comportamentos similares, as empresas podem criar campanhas mais relevantes, aumentar as taxas de conversões e fortalecer o relacionamento com seus clientes.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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