Afinal, o que é agile marketing?
Mais do que nunca, o marketing tem exigido um processo estratégico com planejamento inteligente orientado por dados, seja para melhorar a experiência do cliente ou até para lançar um novo produto.
Usando o agile marketing, é possível criar um plano de marketing da empresa que alinhe prioridades aos objetivos de negócios, para que sua equipe possa ter mais flexibilidade para atuar.
Quer entender um pouco sobre essa metodologia? Continue a leitura!
A definição de agile marketing
O agile marketing — ou marketing ágil — é uma abordagem de marketing tático em que as equipes identificam coletivamente projetos de alto valor para concentrar seus esforços.
As equipes usam sprints (períodos curtos e finitos de trabalho intensivo) para concluir esses projetos de forma cooperativa. Após cada sprint, eles medem o impacto dos projetos e, em seguida, aprimoram continuamente os resultados ao longo do tempo.
As equipes ágeis também podem determinar que um projeto não é valioso e não deve ser repetido, mas isso ainda é considerado um sucesso. O marketing ágil abraça o fracasso desde que ele venha com lições e produza futuros projetos potencialmente poderosos.
Você certamente precisa de uma estratégia abrangente para sustentar seus métodos ágeis, mas a estratégia é algo em que todo departamento de marketing deve se concentrar independentemente de como planejam implementá-lo.
Quais são as vantagens dessa metodologia?
O marketing ágil oferece múltiplos benefícios para as empresas. Confira!
Transparência
O marketing ágil permite que o gerenciamento, as vendas e o desenvolvimento vejam com clareza o que o marketing está trabalhando. As reuniões de revisão do sprint também podem ser usadas para resumir as contribuições tangíveis do marketing e para divulgar seus esforços.
As reuniões de planejamento do sprint também permitem que o gerenciamento, as vendas e o desenvolvimento forneçam insumos para o marketing, solicitando tarefas e resultados. A transparência também se refere à interação da equipe de marketing com os clientes. O marketing ágil incentiva as equipes de marketing a se envolverem de perto com os clientes, oferecendo um grau de honestidade e franqueza atípico ao marketing tradicional.
Priorização
A reunião de planejamento da sprint exige que as partes interessadas priorizem suas solicitações, e todas podem ver os recursos disponíveis e discutir como esses recursos devem ser mais bem implantados.
Mensurabilidade
Um dos principais valores do agile marketing é a mensuração e a prestação de contas . As equipes de marketing ágil realizam pequenos testes, medem os resultados e investem mais com o tempo no que funciona. Essa ênfase na mensurabilidade melhora a capacidade do marketing de comunicar sua contribuição.
Capacidade de adaptação à mudança
O ágil no agile marketing refere-se à capacidade de se adaptar rapidamente à mudança. Isso é possível tanto por meio da reserva de uma parte dos recursos de marketing, que antecipam as mudanças inevitáveis, quanto pela natureza curta dos sprints.
A cada 4-6 semanas, uma nova reunião de planejamento de sprint resulta em uma oportunidade de ajustar o foco do marketing para responder às mudanças nas condições de marketing.
Satisfação do cliente
Como as necessidades do cliente são atendidas rapidamente e eles obtêm informações honestas e claras de que precisam para tomar uma decisão de compra, a satisfação do cliente tende a aumentar.
Competitividade
Aumentar a velocidade do marketing, priorizar as necessidades dos clientes, medir o impacto do marketing e descontinuar o marketing que não tem impacto e aumentar a satisfação do cliente, tudo isso leva a melhorias na competitividade.
Melhor comunicação interna
Este é um dos maiores benefícios do agile marketing. A comunicação também tende a melhorar dentro da própria equipe de marketing, por meio das reuniões diárias de scrum. Todo mundo sabe o que outras pessoas estão trabalhando e quais obstáculos eles podem estar encontrando.
Como aplicar o marketing ágil à sua equipe?
Existem vários pré-requisitos para o marketing ágil funcionar. Uma equipe de marketing deve ter uma noção clara do que deseja realizar com sua iniciativa ágil (por exemplo, quais segmentos de clientes deseja adquirir ou quais jornadas de decisão do cliente deseja melhorar) e ter dados, análises e o tipo certo de informações infraestrutura de tecnologia de marketing.
Esse componente de tecnologia ajuda os profissionais de marketing a capturar, agregar e gerenciar dados de sistemas distintos; tomar decisões com base em propensão avançada e modelos de próxima melhor ação; automatizar a entrega de campanhas e mensagens entre canais; e alimente o rastreamento do cliente e o desempenho da mensagem de volta ao sistema.
Outro pré-requisito crucial é patrocínio e administração da mudança para ágil por líderes de marketing sênior. Eles fornecem recursos essenciais e apoio quando as novas formas de trabalhar encontram resistência inevitável.
Embora esses elementos sejam essenciais para o sucesso, o item mais importante são as pessoas — reunir uma pequena equipe de pessoas talentosas que podem trabalhar juntas com rapidez.
O que uma equipe de marketing ágil faz?
Uma equipe estruturada da forma correta e apta a trabalhar de forma ágil pode contribuir para o sucesso do negócio de diversas formas. Veja.
Alinha-se à liderança e define as expectativas da equipe
Uma vez que a equipe é montada, ela trabalha com os líderes da organização de marketing e outras partes interessadas para alinhar todos nos objetivos da iniciativa.
Depois disso, ela tem uma reunião inicial para estabelecer claramente que as antigas regras e normas básicas não se aplicam mais e articular a cultura e as expectativas ágeis:
colaboração intensa e constante;
rapidez;
busca pela simplicidade;
decisões orientadas por dados;
foco no cliente para tomadas de decisões.
Identifica oportunidades a partir de dados
Em pouco tempo, a equipe deve estar em funcionamento e fazendo um trabalho real. Isso começa com a criação de insights com base em análises direcionadas. As percepções devem ter como objetivo identificar anomalias, pontos problemáticos, problemas ou oportunidades nas jornadas de decisão dos principais segmentos de clientes ou prospectos.
Todas as manhãs há reunião stand up em que cada integrante do time fornece uma exposição curta sobre o que realizaram no dia anterior e o que planejam fazer hoje. Essa é uma prática eficaz para instituir a prestação de contas, já que todos fazem uma promessa diária aos seus pares e devem relatá-la no dia seguinte.
Projeta e prioriza testes
Para cada questão apontada, o time sugere ideias sobre como otimizar a experiência e as maneiras de testar essas ideias. Para cada suposição,é projetado um método de teste e definidos os principais indicadores de desempenho (KPIs).
Uma vez que uma lista de possíveis testes tenha sido gerada, ela é priorizada com base em dois critérios: potencial impacto nos negócios e facilidade de implementação. Ideias priorizadas são colocadas no topo da fila para serem testadas imediatamente.
Renova a ideia com base nos resultados
A equipe deve contar com procedimentos de rastreamento eficientes para relatar rapidamente o funcionamento de cada um dos testes realizados. O líder do time deve conduzir as sessões de revisão para examinar as descobertas dos testes e decidir como dimensionar aqueles que geram resultados promissores, adaptar-se ao feedback e eliminar aqueles que não estão funcionando — tudo dentro de um cronograma comprimido.
No final de cada sprint, o time deve interrogar as lições assimiladas e transmitir os resultados aos principais envolvidos.
No geral, o agile marketing pode funcionar para qualquer negócio. Embora exija um planejamento cuidadoso e investimentos inteligentes nas ferramentas e tecnologias certas para agilizar seus processos, a recompensa vale a pena. Se você está pronto para começar a fazer mais com menos (e em menos tempo), é hora de pensar em implementar essa metodologia.
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