Digital e Vendas 12 de Ago de 2022

Aprenda como montar uma estratégia de vendas eficiente

Muitas dúvidas perturbam gestores e vendedores inside sales em relação ao aumento dos resultados e, ao mesmo tempo, à criação de um relacionamento duradouro e sólido com seus clientes no âmbito digital. No entanto, existem estratégias de vendas que podem ser aplicadas para alavancar a produtividade e melhorar a imagem da marca.

Vale mencionar que a união entre os departamentos de marketing e vendas é fundamental para que todo o processo ocorra de forma eficiente. Por isso, alguns aspectos precisam ser estudados, como definir a persona, acompanhar os passos da concorrência, estabelecer relação de confiança com o público e outros requisitos.

Neste post, vamos explicar a importância de uma boa estratégia de vendas, bem como mostrar atitudes que a tornem mais lucrativa. Continue a leitura e saiba como aplicar esses conhecimentos em seu empreendimento.

Entenda a importância de elaborar uma estratégia de vendas

O desejo de muitas empresas é fazer com que os processos fluam de forma contínua e consistente. Para isso, é preciso que haja orientação e alinhamento nos departamentos de marketing e vendas a fim de que tracem uma estratégia que seja eficiente para a campanha e para a organização como um todo.

A elaboração desse planejamento permite que os esforços gerados entre as equipes resultem no estabelecimento de objetivos e metas para aumentar o reconhecimento e autoridade de marca, na geração de oportunidades para fechamento de negócios e na análise de dados pertinentes a cada ação fornecida para diferentes setores.

Conheça o seu público e crie a sua persona

Você sabe a diferença entre público-alvo e persona? O primeiro termo remete a aspectos como sexo, idade, interesses, classe social e localização. Já o segundo reúne comportamentos e características mais detalhadas, como as informações demográficas, motivações, objetivos, sonhos, dores, metas de vida, desafios e outros requisitos.

Entender o público e identificar a persona permite que as campanhas de marketing sejam mais bem segmentadas, permitindo ampliação na geração de lead e garantindo maior índice de conversão em vendas. Caso contrário, em um disparo de e-mail marketing cuja comunicação não está adequada para determinado perfil, a sua marca poderá ser mal-vista e ser interpretada como spam.

Faça acompanhamento da concorrência

O estudo dos outros participantes do segmento em que atua estabelece uma relação de inovação com o mercado, uma vez que os concorrentes estão sempre em busca de aperfeiçoamentos — sobretudo neste momento de transformação digital.

Essa prática também permite a compreensão do ambiente externo como um todo e checagem de suas verdadeiras ameaças. Por meio da análise SWOT, por exemplo, pode-se entender as forças e as fraquezas que a empresa enfrenta.

Além disso, esse método auxilia na identificação de oportunidades, as quais são primordiais para um desempenho mais sólido e produtivo, bem como na prevenção a ameaças, direcionando o seu investimento para um caminho de sucesso.

Estabeleça uma relação de confiança

Uma relação só será durável quando for construída com base em confiança. Por isso, um relacionamento no âmbito das vendas pode ser desenvolvido com algumas ações de marketing, como acompanhar o movimento do usuário e fornecer a ele materiais que despertem interesse e solucionem os seus problemas.

Quando um possível comprador passa por essas etapas, fica mais fácil para o setor de vendas se comunicar e mostrar a ele uma resolução que faça sentido para o seu atual momento. Compreender a necessidade de cada indivíduo e mostrar a ele o melhor caminho para alcançar os seus objetivos é uma forma de estabelecer uma relação de confiança.

Treine a sua equipe

Já passamos da época em que as pessoas pensavam que as ações de marketing eram apenas para persuadir o cliente a comprar aquilo que não precisa. Hoje em dia, a maior valorização da área é fortalecer e implementar o marketing humanizado a fim de gerar valor para a marca.

Invista em treinamentos a fim de que a sua equipe de vendas realize um atendimento personalizado e saia do método engessado para fornecer soluções diferenciadas ao consumidor. Dessa forma, desenvolve-se um relacionamento duradouro com o cliente, o que aumenta as chances de retorno.

Use gatilhos mentais

Esse termo é muito comum para despertar o interesse das pessoas a tomarem uma decisão. Para isso, são usadas palavras que proporcionam curiosidade em quem lê, o qual se transformará em um lead, podendo ser qualificado no topo, meio ou fundo de funil no campo digital.

É a partir desse comportamento gerado pelos gatilhos mentais que muitas marcas desenvolvem campanhas promocionais ou outras ações para uma pessoa se sentir motivada e incentivada a realizar a compra ou demonstrar interesse pela marca. Busque entender a necessidade do seu público para planejar e implementar a melhor estratégia.

Integre os times de marketing e vendas

Ainda existem muitas empresas que separam as áreas de marketing e vendas, como se fossem totalmente independentes uma da outra e capazes de se sustentarem sozinhas. No entanto, é preciso quebrar essa barreira e integrar as duas áreas para gerar mais negócios.

Para que isso aconteça, é fundamental haver reuniões de alinhamentos entre os times a fim de reconhecer as dificuldades e soluções. Essas áreas unidas são capazes de oferecer suporte, ajudar a melhorar os resultados da prospecção e das vendas e de estabelecer uma relação mais dinâmica e que faça sentido para o negócio.

Como foi dito, as estratégias de vendas, quando estabelecidas e bem-aproveitas, permitem o aumento da receita, maximizam o interesse, dedicação e motivação entre os colaboradores e faz com que a empresa se destaque da concorrência por agir de forma consciente.

A PH3, por exemplo, trabalha há mais de 25 anos com muita experiência no que diz respeito a entendimento e análise de mercado, fornecendo as melhores soluções de acordo com o problema do cliente. Analisamos, geramos e transformamos problemas em soluções e novas oportunidades para o seu negócio.

Se você gostou deste artigo e acredita que a sua empresa precisa de uma estratégia de vendas mais eficiente, entre em contato conosco e solicite um bate papo com um dos nossos especialistas para melhor atendê-lo.

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