Atualização de dados, um processo fundamental às empresas
No mundo corporativo não existe mais dúvidas sobre a importância de trabalhar vários processos usando a tecnologia de dados. Isso ocorre por conta da alta velocidade das mudanças nos dados.
Assim, manter uma base de dados atualizada é crucial para o sucesso de qualquer operação, seja ela de análise, conferência, prospecção e, especialmente, otimização de motores de busca.
Por que a base de dados e os profissionais estrategistas são tão importantes?
A base de dados é a fonte primária e o coração de qualquer negócio. Dela partem as primeiras análises dos profissionais estrategistas, que também são fundamentais nessa análise de dados. Ela contém todas as informações necessárias para tomar decisões importantes e conduzir estratégias de operações.
No entanto, é surpreendente como muitas empresas ainda negligenciam a atualização de suas bases de dados e não possuem profissionais qualificados para essa demanda tão importante.
Um Big Data desatualizado pode prejudicar seriamente o desempenho de ações de ferramentas inteligentes. Se as informações presentes na base não estiverem atualizadas, a precisão dos dados pode ser comprometida.
Para análises de marketing, essa situação pode gerar uma segmentação incorreta do público-alvo desejado e impactar negativamente a efetividade das campanhas.
Além disso, quando a base de dados contém informações incorretas ou desatualizadas, isso pode prejudicar a reputação online da empresa. As pessoas estão cada vez mais exigentes em relação à privacidade e à precisão dos dados.
De alguma forma, se as empresas são vistas como desleixadas ou pouco confiáveis, isso pode afetar negativamente a imagem e credibilidade delas.
Big Datas precisam cruzar e atualizar dados, calcular o score
Manter a base de dados atualizada é fundamental para garantir a utilidade e confiabilidade para diversos fins. Por exemplo, para o cruzamento de dados que validam informações para empresas que cadastram clientes.
Desta forma, também no campo da segurança de dados a atualização é importante. Sem um processo efetivo de atualização constante, as chances de erros e fraudes aumentam, o que pode gerar prejuízos financeiros imprevisíveis às empresas.
As empresas que trabalham com Big Data também podem calcular o score de crédito de pessoas e empresas, um índice numérico que vai de 1 a 999 e que indica o grau de probabilidade que cada um possui para honrar seus pagamentos.
Além disso, uma base atualizada serve também para que as empresas possam traçar estratégias importantes para campanhas de marketing digital.
Todas as plataformas são mais eficazes quando possuem um alto grau de atualização. Ganham todos os profissionais envolvidos e ganham as empresas que confiam nelas.
Para as empresas que constroem e atualizam suas bases, é importante frisar alguns pontos. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar.
1. Realize uma análise completa da sua base de dados
Antes de começar a atualizar a base de dados, é importante realizar uma análise completa da mesma. Isso envolve revisar todas as informações e identificar quais precisam ser atualizadas. É um trabalho minucioso e constante.
2. Calcule se não é melhor contratar parceiro especializado
A depender do tamanho e das circunstâncias da sua empresa, talvez seja melhor não montar staff próprio e sim contratar uma empresa especializada. Normalmente, as empresas de tecnologia de dados possuem alta expertise para analisar, tratar, enriquecer e atualizar dados de maneira permanente. Faça sempre suas contas e planeje-se neste sentido.
3. Automatize o processo de atualização
Uma das maneiras mais eficazes de manter sua base de dados atualizada é automatizar o processo de atualização. Isso pode ser feito usando software de gerenciamento de banco de dados ou contratando um provedor de serviços de atualização de dados.
4. Verifique a precisão dos dados
Além de atualizar suas informações, também é importante verificar a precisão dos dados.
Certifique-se de que as informações presentes em sua base de dados sejam precisas e confiáveis.
5. Segmente seus dados
Segmentar a base de dados pode ajudar a garantir com que as campanhas de marketing digital sejam mais efetivas. Isso pode incluir segmentar os clientes por idade, localização geográfica, renda presumida, comportamento digital, score de crédito ou interesse em produtos específicos.
O processo de atualizar frequentemente as bases de dados é fundamental para garantir a efetividade das mais diversas finalidades para as empresas. Seja para segmentação, segurança, validação, cruzamento de dados, referência para análise ou servir de base para campanhas de prospecção. Enfim, a eficácia de qualquer estratégia depende da atualização dos dados.
DataBusca, uma das maiores bases do Brasil
A PH3A Tecnologia da Informação construiu, ao longo de 25 anos, uma das maiores bases de dados do Brasil. São inúmeros atributos e milhões de registros, que formam uma super estrutura de inteligência digital.
O DataBusca é uma plataforma integral, que serve de base para diversas outras ferramentas inteligentes, especialmente para localização de pessoas e empresas, segurança de dados, segmentação, análises diversas etc. É de fundamental importância nos processos B2B,B2C, B2B2C etc.
A depuração e atualização são partes permanentes da rotina da empresa. A PH3A trabalha sempre respeitando a legislação de dados (LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), a privacidade do usuário e obtendo informações de fontes públicas, livremente disponíveis na Internet e respeitando regras da sua certificação ISO 27.001/27.002.
A grande inteligência do DataBusca se dá pelo fato da plataforma reunir as informações mais importantes em uma ou poucas telas ou fazer cruzamentos de dados via integrações de API. Assim, é possível trabalhar, de maneira fácil e prática, milhões de registros com um dos maiores níveis de atualização do mercado brasileiro.
Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.