Setor de Cobrança, IA, Dados

Recuperação de Crédito 28 de Mai de 2024

Big Data e IA Aperfeiçoam Ainda Mais seu Setor de Cobrança

audio-thumbnail
Ouça o áudio do texto
0:00
/8:52

Ao longo dos anos, o setor de cobrança sempre foi rígido e moroso. E atualmente, mais do que nunca, ele se encontra em um momento de rápida transformação. A ascensão da tecnologia de dados e do Big Data passou a ser determinante para gerar oportunidades e modernizar os processos. Assim, o Big Data pode aumentar a eficiência e impulsionar a rentabilidade.

Nos últimos anos, mais do que nunca, o Big Data encontrou a Inteligência Artificial (IA), que vai revolucionar o setor de cobrança. Assim, as bases de dados ampliam seus benefícios e desenvolvem cenários práticos.

Entenda o Potencial do Big Data no Setor de Cobrança

O Big Data oferece um universo de informações valiosas para o setor de cobrança. Desta forma, ao estruturar e analisar esses dados de forma estratégica e inteligente, as empresas podem obter insights importantes. Com isso, podem mudar a forma como lidam com seus clientes e otimizam seus resultados.

1. Mapeando o Perfil dos Devedores

  • Análise profunda do perfil do cliente: O sistema cruza dados, como idade, renda, hábitos de consumo, histórico de compras, localização geográfica e outros dados socioeconômicos. Assim, a inteligência cria um perfil completo e preciso de cada devedor.
  • Segmentação inteligente: Com base no perfil do cliente, é possível segmentar a carteira de cobrança em grupos distintos. Assim, isso permite a aplicação de estratégias específicas de cobrança para cada segmento.
Como o CRM com Big Data detecta oportunidades em cobrança
O Big Data da PH3A tem mais atualização e cruzamento de dados do mercado brasileiro, tudo de forma permanente para gerar mais validações ou cancelamentos de registros.Dentre as informações mais importantes do Big Data estão diversas exclusivas, o que otimiza rotinas importantes em cobrança.

2. Identificando Padrões de Inadimplência

  • Análise com detalhes: Algoritmos de IA analisam o comportamento histórico de pagamento dos clientes, identificando padrões e características que indicam alto risco de inadimplência.
  • Ações específicas: O sistema identifica com antecedência os clientes com alto risco de inadimplência. Desta forma, a empresa toma medidas proativas para evitar a inadimplência, como:
  • Negociação de acordos de pagamento: Oferecer descontos ou prazos mais longos para pagamento em troca do compromisso do cliente em quitar a dívida.
  • Envio de alertas e lembretes: Notificar o cliente sobre a proximidade do vencimento da fatura e oferecer opções de pagamento convenientes.
  • Ações de conscientização: Educar o cliente sobre a importância de manter o bom histórico de pagamento e os benefícios de quitar as dívidas em dia.

3. Otimizando Canais de Comunicação

Os canais de comunicação também são importantes para fazer a segmentação inteligente.

  • Canal de contato: A empresa analisa como contatar cada cliente (telefone, e-mail, SMS, WhatsApp, etc.) e qual o melhor horário para o contato.
  • Comunicação omnichannel personalizada: A empresa utiliza o canal de comunicação preferido do cliente, de forma a enviar cobranças, lembretes, ofertas de acordos de pagamento e outras informações relevantes.

4. Segmentando a Carteira de Cobrança

As segmentações também podem seguir critérios específicos, a depender da estratégia da empresa.

  • Segmentação por perfil de risco:     Clientes com alto risco de inadimplência exigem ações mais imediatas e assertivas, enquanto o sistema contata menos os clientes com baixo risco de inadimplência.
  • Segmentação por valor da dívida: Dívidas de alto valor exigem estratégias de cobrança mais complexas e trabalhosas, enquanto dívidas menores podem ter comunicação mais simples e rápida.
  • Segmentação por grau de atualização da dívida: Dívidas mais recentes podem ter maior probabilidade de fechar acordos, enquanto as mais antigas podem ser mais trabalhosas.

CRM Inteligente Gera Fluidez e Processos Automatizados

As grandes plataformas de dados são integradas ao CRM (Customer Relationship Management) com processos automatizados. Ou seja, o CRM funciona como um centro de comando para toda a operação de cobrança. Desta forma, este atua organizando os dados, automatizando tarefas repetitivas e proporcionando uma visão ampla do cliente.

5. Dados Acessíveis e Facilitando o Fluxo de Trabalho

O software que centraliza as informações traz os benefícios que facilitam o projeto, a saber:

  • Todos os dados em único lugar: O CRM reúne todos os dados relevantes do cliente em uma plataforma única e de fácil acesso, incluindo informações de faturamento, histórico de pagamentos, interações anteriores e anotações de cobrança.
  • Visão completa do cliente: A equipe de cobrança tem acesso a telas amplas do cliente, permitindo a aplicação de estratégias personalizadas e decisões mais assertivas.
  • Painéis e dashboards intuitivos: Ainda sobre as telas que ficam acessíveis a todos, quanto mais facilidade de leitura e interpretação, melhor. Assim, todos os envolvidos devem entender as telas de clientes.
  • Processos online: As rotinas online permitem maior produtividade para prospectar e negociar com clientes que não desejam a tradicional conversa com operadores humanos.
  • Facilidades de acordos em qualquer ambiente: O CRM deve ser amplo e prever situações diversas, desde a cobrança amigável e fácil de diálogo, até os casos de divergências administráveis ou mais apropriadas para âmbito judicial.

6. Automatizando o Fluxo de Trabalho, Mais Produtividade e Menos Erro Humano

A otimização do fluxo de trabalho tem uma importância especial em qualquer projeto.

  • Automação de tarefas repetitivas: Tarefas como o envio de lembretes de fatura, a geração de relatórios e a escalonamento de casos complexos podem ser automatizadas, liberando o tempo da equipe de cobrança para outras atividades.
  • Fluxo de trabalho assertivo: O CRM define um fluxo de trabalho padronizado para a cobrança, garantindo que todas as etapas sejam seguidas e que nenhum cliente seja deixado para trás.
Collection score, análise de carteira e cobrança produtiva
O collection score também é chamado de score de propensão de pagamento e possibilita fazer um resumo do potencial de pagamento do cliente. Daí a possibilidade de estar entre as primeiras informações dos setores e escritórios de recuperação de crédito.

7. A Inteligência Artificial (IA) no Processo

A IA veio mudando vários processos em muitas áreas da economia. E no setor de cobrança não seria diferente:

  • Chatbots inteligentes: Os robôs com IA podem ser integrados ao CRM para responder à perguntas simples e frequentes dos clientes, como a data de vencimento da próxima fatura ou o valor da dívida pendente.
  • Sugestão de ações: O CRM, baseado em IA, pode sugerir a melhor ação para cada cliente, considerando o perfil de risco, o valor da dívida e o histórico de pagamentos.

8. Relatórios, Análises e Aperfeiçoamento Contínuo

E assim como toda atividade otimizada com tecnologia, serão sempre necessárias as conferências e ajustes para melhorar os processos.

  • Relatórios personalizáveis: O CRM permite a geração de relatórios personalizados que fornecem insights sobre a performance da equipe de cobrança.
  • Análise de dados para melhorias: Ao analisar os dados do CRM, a empresa pode identificar áreas para melhoria, como o ajuste de estratégias de cobrança para segmentos específicos de clientes.
  • Aplicação das melhorias e mais acompanhamento:     Uma possível mudança nos procedimentos pode ser passível de análise. Assim, é sempre conveniente aplicar mudanças aos poucos para confirmar se virão melhorias para as rotinas de cobrança.

DataCob, o CRM que já traz integrado um dos grandes Big Datas do Brasil

A PH3A Tecnologia da Informação integra o seu CRM DataCob ao seu Big Data, um dos maiores e mais atualizados do Brasil. São milhões de registros de pessoas físicas e jurídicas, cada um com dezenas de atributos.

O DataCob tem todos as características dos grandes CRMs do mercado, mais a exclusividade de já estar integrado a uma plataforma de dados de grandes proporções, que permite cruzar dados e trazer informações com alto grau de atualização.

Com o DataCob, o setor ou empresa de cobrança já começa ou potencializa suas operações em grande escala, elevando as chances de sucesso de qualquer operação estruturada.

.....

O uso estratégico do Big Data e da IA, aliado a um CRM robusto com processos automatizados, representa uma transformação radical para o setor de cobrança.

Empresas que abraçam essas tecnologias obtêm uma série de vantagens competitivas e ajustam suas rotinas da forma mais moderna. Com isso, conseguem modernizar seus processos, tornando-se mais propensas a obter melhores resultados no superconcorrido mercado de cobrança.

<datacob>

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome completo
Digite uma data de nascimento
Digite um e-mail válido
Digite um telefone celular válido
Por favor digite uma mensagem