Big Data e Localização 19 de Set de 2022

Big Datas corporativos são mais qualificados com tratamento de dados

Ações de marketing, de prospecção e fidelização de clientes, para qualquer empresa ou agência, só são eficazes mediante uma base de informações que seja sólida e consistente.

Nas últimas décadas, muitas empresas passaram a perceber a necessidade de guardar o máximo possível de informações e registros dos seus clientes. Afinal, essas informações geram possibilidades para prospecção de ações comerciais futuras.

Mas, ao contrário do que possa parecer, guardar informações não é uma atividade fácil, pois muitas empresas não a têm como uma atividade prioritária. Cada empresa possui a sua atividade econômica, sua expertise, trabalha em mercado competitivo e acaba não priorizando o armazenamento de informações.

Como consequência disso, mesmo quem trabalha apenas com planilhas de dados para armazenar dados de clientes, deixa passar lacunas, imperfeições, pendências ou buracos. Aqui, fica evidenciada a necessidade de trabalhar essas bases com tratamento e enriquecimento de dados para garantir nível elevado de eficácia nas informações que futuramente estarão disponíveis para ações de marketing.

Tratamento de nomes e endereços

O processo de tratamento de informações consiste no conjunto de ações que vai desde a captação, passa pela manipulação e vai até o armazenamento de dados. Dentro deste contexto, é importante manter a consistência dos registros de forma inteligente. Os processos de depuração buscam e eliminam as sujeiras, informações inconsistentes e duplicidades.

Essa organização das informações é fundamental para as estratégias de marketing obterem bons resultados. Cada campo, cada variável, cada informação precisa estar no local correto. Desta forma, será muito mais fácil segmentar os registros de acordo com o a estratégia definida.

Com bases mais sólidas e prontas, as ações de marketing terão um índice menor de rejeição de mensagens. Aumenta a taxa de entrega e leitura, aumenta a amplitude da prospecção e as chances de resultados melhores.

Geração única de clientes

Um dos problemas mais comuns dos Big Datas é o registro de dados de uma determinada pessoa que aparece duas ou mais vezes, vindo da mesma fonte ou de fontes diferentes.

Os processos de tratamento de dados fazem com que os clientes sejam identificados de maneira única. Ou seja, se a mesma pessoa aparece várias vezes, entra o trabalho de tratamento para eliminar todos os registros que estão a mais, ficando somente uma identificação.

Normalmente, é possível identificar pessoas que moram no mesmo prédio, ou até na mesma residência. Para isso ficar prático, é preciso ter os endereços bem organizados, de uma forma que o sistema compreenda uma possível diferença de grafias. Mas também é possível fazer o acerto para que essas grafias possam ser idênticas.

Todo esse processo constitui um trabalho permanente de depuração e organização de bases, que vão deixá-las muito valiosas por terem registros consistentes, limpeza e praticidade. Ficam perfeitas para um bom uso por ferramentas de tecnologia.

Recuperação de DDDs e atualização de prefixos

Os campos ligados aos telefones são de extrema importância numa base de dados. Afinal, se a empresa tiver como estratégia ou necessidade a comunicação por telefone, não pode haver um só descuido na questão da numeração. Um algarismo errado e o contato não acontece. Não pode haver erro.

Aqui funciona a mesma lógica de averiguação e checagem para evitar problemas e erros. Telefones são importantes meios de segmentação de bases, principalmente por ser uma forma de agilizar o envio de mensagens. Os processos de depuração e ajustes visam as correções de eventuais DDDs errados e prefixos desatualizados (como aqueles que ainda não tem o algarismo 9 à frente dos 8 dígitos dos celulares).

Além disso, é comum que, ao longo do processo, surjam novos elementos duplicados, que também são ajustados novamente, eliminando os registros excedentes para que a base continue limpa e prática, pronta para uso.

Limpeza e organização são fundamentais para bases eficazes usadas nas campanhas de marketing.

DataBusca, a ferramenta integrada de ponta para localização

Ao longo de mais de três décadas de trabalhos com tecnologia de dados, a PH3A Tecnologia e Informação construiu um Big Data grande e depurado, exatamente com o intuito de eliminar erros, inconsistências, duplicidades e outros inconvenientes.

Os benefícios de uma base organizada e completa são muito grandes e facilitam todo tipo de ação das ferramentas inteligentes que usam essa plataforma. A maior delas é o DataBusca, ferramenta avançada de localização de pessoas e empresas.

Além disso, a PH3A também desenvolve ferramentas de tecnologia de ponta voltadas para as atividades de leitura de tráfego de Internet, CRM de vendas, CRM de cobrança e  segurança de dados (workflow e quiz).

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome completo
Digite uma data de nascimento
Digite um e-mail válido
Digite um telefone celular válido
Por favor digite uma mensagem