Captura do tráfego: Personas, Prospects, Hot Leads, B2B, B2C, B2B2C
De todas as etapas de uma campanha de marketing, a comunicação destinada aos visitantes do site é uma das mais importantes. Porque eles tiveram o impulso de visitar o site e, em alguns casos, chegaram a apresentar interesse em algum produto ou serviço. A partir de agora, a comunicação corporativa vai trabalhar para persuadi-los.
Porém, o desejo maior dos estrategistas de campanha é identificar os visitantes anônimos, aqueles que navegam e vão embora sem deixar dados. Eles compõem um grupo de visitantes que precisam ser melhor trabalhados.
A PH3A Tecnologia da Informação trabalha com uma eficiente ferramenta de captação de dados de tráfego, o DataTag. Integrado a um dos maiores Big Datas do Brasil, ele tem uma potente capacidade de leitura de tráfego, que identifica parte dos visitantes anônimos, permitindo ao gestor de marketing uma série de medidas inteligentes para aumentar o ROI de suas campanhas.
DataTag - Personas
Com base em cálculos, modelagem estatísticas e informações prévias, normalmente as empresas já têm um modelo que define o seu cliente ideal, a persona de seu negócio – é a representação daquele cliente que mais faturamento gera para a empresa.
Para somar e dar precisão a este conceito, o DataTag entra em cena captando mais informações da visitação do site. Durante um determinado período – recomenda-se algo em torno de 30 a 60 dias –, ele identifica parte dos visitantes anônimos.
Além disso, o DataTag segmenta o grupo, de acordo com a origem dos identificados. Isso significa uma ótima informação das mídias mais produtivas e eficientes, para que os investimentos sejam focados de forma correta nelas. Essa medida reduz a dispersão, os custos de retargeting e torna a base selecionada um verdadeiro grupo de alta qualificação dentro do objetivo de ações da empresa.
DataTag - Prospects
Os prospects formam o grupo de pessoas as serem abordadas nas ações de marketing das empresas. Some-se aos grupos anteriores mais uma certa quantidade publico semelhante, aquela que tem pessoas de perfis semelhantes.
Mas essas informações valiosas que reúnem só o público qualificado vêm de uma plataforma de Big Data, utilizando conceitos de Score de Crédito, onde as principais plataformas como Google e Facebook não possuem, levando muitas vezes tráfego ruim para seu ambiente digital.
Existem muitas plataformas de Big Data no Brasil, mas poucas são as que contém milhões de registros constantemente atualizados. O DataTage o Big Data da PH3A possuem essa grande vantagem para fazer a leitura de tráfego e ainda identificar prospects semelhantes qualificados em sua base.
A base formada é sincronizada com as plataformas digitais para ações de Custom Audience.
DataTag - Hot Lead
Quando o prospect qualificado é impactado nas redes sociais, geralmente ele interage e vai para uma landing page ou para o site da empresa, e-commerce etc.
No momento em que ele estiver navegando, será um prospect de alta qualificação, prestes a interagir com o site. Alguns deles interagem deixando seus dados em formulário de cadastro, ou são identificados pelo DataTag.
Agora, já temos um público maior e altamente qualificado, composto por pessoas de perfil muito semelhante ao da persona exata para a empresa. Trata-se de uma base sólida e muito bem montada, com prospects impactados por publicidade e os espontâneos. O grupo é enriquecido com informações do Big Data da PH3A e pode receber comunicação de acordo com estratégia da empresa.
Todo o processo que se baseia na tecnologia DataTag para captação de dados de leitura de tráfego formou um grupo de alta qualificação. Aqui, os novos leads apresentam uma elevada probabilidade de engajamento, de compra e, portanto, maior taxa de conversão.
Mas é sempre importante frisar que essa tecnologia só produz resultados se integrada a um Big Data e permanentemente depurado, de forma a facilitar a busca de prospects de perfil idêntico ao público original.
Ou seja, a ferramenta de alta potência de captação de dados não é eficaz sem um Big Data atrelado.
O resultado final são campanhas mais bem focadas porque trabalham em cima de uma personamais precisa. Assim, as ações serão sempre concentradas nas mídias de origem para o público correto, evitando dispersões, tempo e gastos desnecessários.
Serão campanhas muito bem focadas, gerando mais leads qualificados, otimizando a compra de mídia e reduzindo o custo de retargeting.
Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.