Case PH3A e Revista Oeste: menos CAC e mais vendas
No ano de 2023, a PH3A Tecnologia de Dados mais uma vez comprovou que um bom trabalho de “ciência de dados” e “estratégias de marketing” sempre levam a ótimos resultados.
Os prêmios conquistados junto Abemd (Associação Brasileira de Marketing de Dados) confirmam a parceria bem-sucedida entre a PH3A e a Revista Oeste. O primeiro prêmio “Ouro” foi na categoria CRM/Loyalty – Menos CAC e Mais Vendas com Inteligência de Dados. O segundo prêmio “Ouro” foi na categoria CRM/Loyalty – Melhor dos Melhores.
Os números são realmente impressionantes. Num período apurado de 12 meses, o aumento de vendas foi de 25% e o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) caiu 50% em comparação com o mesmo período imediatamente anterior.
O CEO da PH3A, Paulo Cesar Costa, comemorou a premiação e frisou a importância da tecnologia de dados e inteligência de análise nas campanhas: “Ter e saber usar ferramentas específicas é fundamental para direcionar bem as campanhas e torná-las satisfatórias. Foi assim com a Revista Oeste e será assim com todo cliente arrojado que quiser investir em campanhas com dados”, ponderou.
O diretor da Revista Oeste, José Paulo Rando, também celebrou os resultados: "Graças à PH3A, conseguimos reduzir significativamente nossos custos de mídia, ao mesmo tempo em que aumentamos substancialmente nossas vendas online. Sua abordagem estratégica e sua compreensão profunda do mercado foram fundamentais para o nosso crescimento, fazendo-nos alcançar novos patamares de resultados. Estamos muito felizes com a parceria, esperamos continuar essa jornada de sucesso juntos e explorar novas oportunidades no mundo do marketing digital", concluiu.
Primeiro passo: sistema plus de análise de audiência
Uma das grandes armas para se chegar a um resultado expressivo como este é um dos maiores e mais atualizados Big Datas do Brasil. São inúmeros registros que passam por processos periódicos de depuração e atualização, o que garante uma ótima fonte de informação às campanhas.
O Big Data de grande porte entra para auxiliar no começo do processo, depois, entra em ação um dos sistemas mais inteligentes para medição de audiência de Internet, o DataTag. Ele funciona como um radar de alta sensibilidade de leitura e ainda consegue captar parte da visitação anônima no site do cliente.
Desta forma, o volume de dados utilizados para os cálculos da persona é bem maior e isso é fundamental para conferir a precisão do processo.
Inteligência e tecnologia de dados calculam a persona
Com esta grande vantagem, o cliente fornece informações para que os analistas de marketing e TI possam fazer as devidas análises e chegar ao melhor conceito da persona, a representação do cliente ideal.
Este cálculo é extremamente importante, pois define qual caminho o cliente deve seguir. Neste momento, um eventual erro gera dispersão, gastos em mídias que dão pouco retorno e investimentos desnecessários com ações de retargeting.
O acerto do cálculo da persona faz exatamente o contrário, levando os gestores de marketing ao conceito de “pesca em aquário”. As ações de prospecção são mais focadas e certeiras, gerando resultados melhores e menos investimentos. Além disso, as ações dispensarão investimentos desnecessários em retargeting ou outros canais que, pela expertise adquirida, já se sabe que não darão resultados.
No final, as campanhas com tecnologia de dados ficam mais baratas e rentáveis para o cliente. Ou seja, CAC menor e mais conversões.
Campanhas certeiras em ação
Tendo a definição correta do grupo a ser prospectado, as chances de sucesso nas campanhas são bem maiores. É possível segmentar o grupo mais ainda, segundo critérios específicos de interesse do cliente.
As campanhas e criativos ficam por conta da equipe de marketing. Normalmente, os canais mais recomendados e observados são as grandes plataformas da Internet, como Google, Facebook e Instagram. E a persona definida indicará os espaços de atuação.
As conversões poderão levar os usuários diretamente às landing pages, que são as páginas de vendas. É a última fase do processo das campanhas. Neste momento, basta que o usuário confirme seu interesse e siga as instruções finais para confirmação da conversão desejada.
Inbound e Outbound em ação, mais um diferencial
Uma das estratégias eficazes é sempre fazer testes e comparações. Uma campanha nunca se define ou se esgota numa só ação. Na maior parte dos casos, incluindo a parceria entre PH3A e Revista Oeste, foram trabalhados os conceitos de inbound e outbound marketing.
De um modo resumido, podemos definir o inboundmarketing como as ações derivadas no campo online ou digital. Neste contexto, são o grupo identificado como semelhante (lookalike) no Big Data da PH3A.
Para manter o absoluto respeito à legislação de dados (LGDP), os prospects deste grupo são impactados de forma anonimizada, recebendo a publicidade como qualquer outro usuário.
O grupo outbound é composto por informações fornecidas pelo cliente, ou seja, quem já possui um relacionamento com a Revista Oeste e o seu respectivo consentimento.
As ações de inbound marketing destinadas ao público identificado no Big Data performaram 3,6 vezes melhor do que o público tradicional das redes sociais.
Principais vantagens das ações planejadas em função da audiência
As medições de audiência com público muito bem calculado trazem vantagens importantes para os clientes, a saber:
· Com mais dados, obtém-se cálculo mais preciso da persona
· Maior ampliação e fidelização do público-alvo
· Ações de comunicação permanentes
· Mais novos usuários, leads e clientes
· Ações certeiras geram resultados melhores
· Redução do CAC – Custo de Aquisição de Cliente
· Menos desperdícios de recursos
Assim, a PH3A foi premiada pelo case bem-sucedido, utilizando seu Big Data e seu sistema de medição de audiência DataTag. Em 2021, a PH3A já havia sido premiada pela Abemd também por um trabalho semelhante com o cliente Cacau Show.
Logo, todo este processo repetido só reforça a certeza de que a ciência dos dados é uma ótima aliada da inteligência de marketing.
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