Collection score, análise de carteira e cobrança mais produtiva
Nas rotinas de análise e concessão de crédito, o cruzamento inteligente de informações é fundamental. É através de vários elementos que os analistas conseguem visualizar o cliente que precisa de um determinado crédito, seja para pagar uma dívida antiga, ou mesmo para um novo empréstimo.
Os avaliadores veem o contexto do indivíduo, suas circunstâncias e possibilidades de pagar as parcelas da dívida que está prestes a contrair.
Para as rotinas mais tranquilas, os profissionais administram o fluxo de pedido com menos preocupação. Porém, ocorrem momentos agitados e de muitos pedidos, vindos de pessoas e locais diferentes. Nestes casos as análises precisam ser rápidas, porém sem perder a precisão.
É nesse contexto que passa a ter uma importância grande o collection score.
O que é, exatamente, collection score? E por que ele é tão importante?
O collection score é um índice que mede a probabilidade de um consumidor conseguir pagar a sua dívida. É um resumo de toda uma análise de perfil feita por business intelligence, através de um grande cruzamento de dados para analisar o perfil da pessoa ou empresa que poderá se tornar inadimplente.
O collection score também é chamado de score de propensão de pagamento e possibilita fazer um resumo do potencial de pagamento do cliente. Daí a possibilidade de estar entre as primeiras informações dos setores e escritórios de recuperação de crédito.
Para o analista que precisa de agilidade para enxergar diversos perfis de clientes, o índice é fundamental para facilitar o seu trabalho.
Como é calculado o collection score?
Por trás da análise mais apurada e precisa do perfil de um consumidor, existe sempre uma plataforma de dados robusta e organizada dando suporte. É preciso captar informações para fazer o devido cruzamento e chegar a uma conclusão matemática.
A inteligência artificial vai colocar no mesmo plano informações como histórico do pagador, negociação, cobranças anteriores, ocupação (ou desocupação), renda estimada, renda familiar, comportamento digital e quaisquer outras informações acessíveis sobre a vida financeira da pessoa ou empresa que pleiteia crédito.
A visualização e análise de todos esses dados vão calcular um índice que varia de 001 a 999 para informar o grau de segurança de pagamento de uma eventual dívida do indivíduo ou empresa. Quanto maior for o índice, maior será a probabilidade do inadimplente honrar a sua dívida.
Por outro lado, se o índice for muito baixo, é um indicativo de que a probabilidade dessa dívida ser paga é menor. Logo, o risco de negociar a inadimplência quando o índice é baixo passa a ser muito elevado.
Análise de carteira segmenta grupos mais propensos a honrar suas pendências financeiras
Esta é uma grande vantagem de trabalhar com o collection score e um Big Data estruturado, uma vez que o índice também gera economia de tempo e dinheiro. Os gestores de cobrança podem segmentar os grupos com maiores índices e abordá-los com prioridade.
Isso significa que aumentam as chances de fechamento de mais acordos, já que as abordagens poderão se concentrar em devedores com melhores chances de pagarem suas dívidas.
Assim, a produção pode aumentar e os demais devedores podem melhorar seus índices com novas oportunidades de trabalho e renda estimada.
E para aumentar ainda mais as chances de êxito nas abordagens, os credores podem preparar descontos e parcelamentos especiais. Alguns dos devedores possuem condições de quitar a dívida de uma só vez e recuperar o status de do seu nome, sem o peso desonroso de uma dívida antiga. Outros devedores podem simpatizar mais com parcelamentos.
Cada situação pode ser vista individualmente e definida conforme estratégia do setor ou da empresa de cobrança.
CRMs integrados a grandes Big Datas calculam índices mais precisos
A maior parte dos CRMS disponíveis no mercado trabalha com o conceito de collection score, e isso é muito positivo. Mas o índice pode ou não ser bem preciso e ajustado. É um número que precisa ser confiável. Para tanto, é necessário verificar o Big Data que fornece as informações, qual o tamanho, atualização e organização da plataforma de dados.
A PH3A Tecnologia de Dados trabalha com um Big Data permanentemente atualizado e organizado para potencializar suas ferramentas integradas.
Para o mercado de recuperação de crédito, a ferramenta inteligente é o DataCob, que tem dezenas de vantagens. Entre elas o collection score, calculado através de um grande e qualificado cruzamento de informações para dar a maior precisão e confiabilidade possíveis ao índice calculado.
Sem dúvida, o DataCob é um dos sistemas mais completos do país e com cálculos mais precisos do collection score para otimizar as rotinas de recuperação de crédito.
É a única ferramenta do mercado, que possui um Big Data proprietário.
Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.