Mais cobrança, collection score

Recuperação de Crédito 18 de Mar de 2025

Collection Score em Cobrança: Mais Produção em Menos Tempo

No cenário empresarial atual, uma gestão eficiente e cobrança é crucial para a saúde financeira de qualquer organização. Cada vez mais as empresas precisam de operações com mais cobrança em menos tempo. Daí duas estratégias importantes, como personalização das abordagens, Inteligência Artificial e a organização das operações pelo Collection Score.

A inadimplência, quando não gerenciada com confiança, pode impactar os níveis do fluxo de caixa, comprometer investimentos e até mesmo levar a empresa a um estado de instabilidade.

O Método Tradicional não Gera Mais Cobrança

Os métodos tradicionais de recuperação de crédito deixam as operações estagnadas ou com produção simples. Então, a inovação é a palavra de ordem. As operações tradicionais contêm abordagens padronizadas e informações limitadas, tendem a ser ineficazes e desgastantes. A falta de conhecimento sobre o perfil do devedor e suas reais condições financeiras dificulta a negociação e diminui as chances de recuperação do crédito.

Ter uma espécie de roteiro para abordagens não é, exatamente, ruim, mas é preciso considerar o perfil de cada cliente. É nessa hora que a inteligência e a tecnologia de dados passam a ser de extrema utilidade.

Ambiente Online Intuitivo Estimula Pagamento de Dívidas
A cobrança online é uma evolução natural para as negociações do pagamento de dívidas, trazendo benefícios para devedores, credores e a economia como um todo. Ao disponibilizar o ambiente online aos devedores, as empresas garantem agilidade, transparência e respeito na resolução de dívidas.

Base de Dados Estruturada e Atualizada: Mais Eficiência nas Operações

O Big Data, com sua capacidade de coleta, armazenamento e análise de grandes volumes de dados, oferece uma visão completa e específica do desenvolvedor. Ao integrar informações de diversas fontes, como histórico de pagamentos, dados demográficos, comportamento online e até as mesmas informações de redes sociais, é possível traçar um perfil preciso do devedor e identificar padrões de comportamento que indicam a probabilidade de pagamento.

Então, a qualidade da fonte de dados é fundamental para que as transações se baseiem em dados reais e atualizados. Isso gera ainda mais cobrança e otimiza o tempo.

Collection Score para Mais Cobrança: O Indicador da Capacidade de Pagamento

O Collection Score é um índice composto por três algarismos que resumem a capacidade de pagamento do devedor. Então, ele e contribui para a geração de mais cobrança. Assim, quanto mais baixo for, menor a indicação de concessão de crédito a um indivíduo. Ao contrário, quanto maior for, mais provavelmente será que o devedor honrará seus compromissos reforçados.

Então, o índice leva à consideração de diversos fatores, entre eles alguns principais:

  • Histórico de crédito
  • Renda presumida
  • Comportamento de pagamentos
  • Outros detalhes relevantes

Dessa forma, será possível utilizar o Collection Score para criar uma análise de carteiras mais racional e real. Então, será possível organizar os devedores em determinadas ordens, inclusive na ordem de probabilidade de contato e de negociação.

A Combinação Poderosa: Big Data e Collection Score na Prática

A combinação do Big Data e do Collection Score permite às empresas adotarem uma abordagem de cobrança mais inteligente e personalizada. Ao invés de abordagens padronizadas, é possível criar estratégias de cobrança específicas para cada perfil de devedor, aumentando as chances de sucesso na negociação.

Por exemplo, para devedores com alto Collection Score e histórico de bom pagador, é possível oferecer condições de pagamento mais flexíveis e incentivos para a quitação da dívida. Já para devedores com baixo Collection Scoree histórico de inadimplência, é necessário adotar uma abordagem mais rigorosa, com acompanhamento constante e ações de cobrança mais incisivas.

7 Características Essenciais de um CRM Cobrança Completo
Um bom CRM de cobrança pode fazer toda a diferença. Dentre tantas características, algumas delas são fundamentais para que a empresa acerte na escolha da solução ideal. Desta forma, o CRM de cobrança ajuda a tomar a melhor decisão e alcançar os objetivos de recuperação de crédito.

Mais Tecnologia, Mais Ritmo, Mais Cobrança

Com o incremento de uma nova mentalidade nas operações, será possível fazer algumas boas modificações nas rotinas. Assim, será possível diminuir a papelada e trazer a tecnologia digital para ser uma boa aliada.

Portanto, será possível incrementar alguns avanços imediatos nas operações, que vão ser importantes para a organização e produtividade. Dentre elas, será possível destacar:

  • Organização de novas operações pelo índice de Collection Score
  • Segmentação de carteiras
  • Ambiente de negociação online, como primeira abordagem
  • Levantamento prévio de dados dos devedores que não retornaram
  • Percepção dos detalhes que aumentam a probabilidade de contato e negociação
  • Aumento do ritmo das operações.

Benefícios Gerais da Abordagem Baseada em Dados

A utilização do Big Data e do Collection Score no processo de cobrança traz diversos benefícios para as empresas, como:

  • Aumento da taxa de recuperação de crédito: a abordagem personalizada e a priorização dos devedores com maior probabilidade de pagamento aumentam as chances de operações com mais cobrança.
  • Redução do tempo de cobrança: a identificação precoce dos devedores com maior risco de inadimplência permite iniciar as ações de cobrança de forma mais rápida e eficiente.
  • Otimização dos recursos: a priorização dos devedores com maior probabilidade de pagamento permite direcionar os recursos da equipe de cobrança para os casos mais relevantes.
  • Melhora da experiência do cliente: a abordagem personalizada e a oferta de condições de pagamento flexíveis contribuem para uma melhor experiência do cliente, fortalecendo o relacionamento e aumentando a fidelidade.
  • Aumento da produtividade: com a otimização dos processos e a automatização de tarefas, sua empresa faz mais cobrança e a equipe de cobrança pode se concentrar em atividades mais estratégicas.

Base de Dados Estruturada, Mais Cobrança, Tempo Otimizado

Para implementar uma operação inteligente e obter mais cobrança, é fundamental que as empresas invistam em tecnologia e capacitação da equipe. É necessário contar com um sistema de gestão de cobrança que integre as informações do Big Data e do Collection Score , além de oferecer ferramentas de análise e relatórios para acompanhamento dos resultados.

A PH3A Tecnologia da Informação desenvolveu o DataCob , CRM de gestão de cobrança com um grande diferencial competitivo: já vem com um proprietário de Big Data, o que permite diversas operações.

Portanto, o DataCob possui uma das maiores e mais atualizadas fontes de dados do Brasil para fazer suas operações. Além disso, ele possui as características de um CRM completo, que permite a organização dos dados pelo Collection Score, fato que vai facilitar a organização das operações para aumentar a produtividade.

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O Collection Score é um índice inteligente que garante rotina com mais cobrança. Isso porque ajuda a resumir informações e organizar as operações. Para pontecializá-las ainda mais, aparecem outros elementos, como ciência de dados e Inteligência Artificial.

Ao acompanhar as tendências e investir em inovação, as empresas podem se manter à frente da concorrência e garantir a eficiência da cobrança em um cenário cada vez mais desafiador.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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