Digital e Vendas 12 de Ago de 2022

Como a inteligência artificial é aplicada em software CRM?

A inteligência artificial (IA) está mudando o modo como empresas executam as suas rotinas. Na segurança digital, ela auxilia as organizações a evitarem ameaças desconhecidas e a ter um maior controle sobre o seu ambiente de trabalho. Já na prevenção de fraudes, ela consegue cruzar mais dados para dar ao gestor a capacidade de executar escolhas robustas e confiáveis.

Na gestão de atendimento aos consumidores, os ganhos são semelhantes. A IA permite que negócios tenham um fluxo de atendimento melhor estruturado e alinhado com as demandas dos seus clientes. Assim, é possível prestar um serviço de alta qualidade e precisão. Quer saber mais sobre o tema? Então, confira o nosso post!

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial (também chamada de IA ou Artificial Intelligence, em inglês) pode ser conceituada como um conjunto de tecnologias de análise e processamento de dados, que dão aos sistemas a capacidade de aprender a executar ações de modo automatizado.

Com o apoio de redes neurais, algoritmos de machine learning, Big Data e deep learning, o sistema poderá identificar padrões e, aos poucos, apresentar respostas automáticas às solicitações do usuário.

Com esses recursos, a IA passou a ser integrada continuamente no ambiente corporativo. Em veículos autônomos, ela permite que o desenvolvimento de recursos seja mais ágil e preparado para lidar com os diferentes cenários que envolvem o uso desse tipo de equipamento. Já na gestão de equipamentos industriais, por exemplo, a IA permite que a empresa tenha uma gestão ativa de falhas e situações de risco.

Quais os impactos da aplicação de inteligência artificial em CRMs?

A inteligência artificial é uma tecnologia que também está sendo levada para os setores de atendimento de negócios. Integrada aos CRMs, ela permite que o suporte aos clientes seja mais eficiente, preciso e dinâmico. Assim, os empreendimentos conseguirão identificar a melhor forma de atender a cada público com um bom nível de exatidão.

No trabalho diário dos times, a IA auxilia os profissionais a terem um fluxo com alto nível de automação. O software poderá compreender os recursos que cada atendente utiliza com mais frequência e, assim, modificar o layout da ferramenta para priorizar tais funcionalidades.

Isso eliminará parte do prazo para atender clientes com problemas que são frequentes. O profissional de atendimento poderá buscar dados em um prazo menor e com menos clientes. Assim, o consumidor conseguirá a resposta para as suas demandas rapidamente e o time poderá ser mais produtivo.

Os ganhos vão para áreas indiretamente ligadas ao suporte ao cliente. No marketing, por exemplo, a IA permitirá uma maior segmentação das campanhas de publicidade. Tendências, o alcance de campanhas e o nível de engajamento de cada cliente com a marca serão mapeados com muito mais eficiência.

Esses dados poderão ser levados para o software de CRM para que o negócio possa ter um atendimento muito mais preparado. Uma vez que a aplicação tiver mais dados para executar as suas análises, ficará mais fácil para os profissionais de atendimento escolher uma estratégia de ação que encante o consumidor e o mantenha conectado à marca depois que o suporte seja executado — mesmo que a sua demanda não seja solucionada naquele momento.

Quais os benefícios da inteligência artificial aliada ao CRM?

Ter a inteligência artificial integrada ao seu CRM pode trazer uma série de ganhos para o negócio. Confira os principais benefícios abaixo!

Maior produtividade

Como apontamos acima, a IA pode aprender com o fluxo de trabalho dos profissionais de atendimento e se otimizar automaticamente. Ou seja, conforme a aplicação for utilizada, o software aprenderá os hábitos e o perfil de uso de cada usuário. Assim, ele poderá otimizar o seu layout e proporcionar mais produtividade para os times.

Maior fidelização de consumidores

Para quem trabalha com a análise dos dados de atendimento, a IA auxilia na melhor gestão dos dados e segmentação do público-alvo. O analista conseguirá, com mais facilidade, identificar tendências, pontos que necessitam de melhorias e a variação do fluxo de atendimentos da companhia, uma vez que a IA fará um trabalho ativo para otimizar o modo como esses dados são apresentados.

Esses dados permitirão que a empresa otimize o seu atendimento ativamente. Todos os processos passarão por uma melhoria contínua e, assim, a empresa poderá segmentar os seus consumidores com precisão.

Redução de erros

A IA também pode ser utilizada para eliminar gastos. O sistema conseguirá trocar informações com outras aplicações do negócio de modo automatizado. Isso levará a um ambiente mais eficiente e com menos falhas causadas por problemas de comunicação.

Redução de gastos

A integração da IA com o sistema de gestão de relacionamentos pode ser empregada para mitigar gastos e melhorar a performance da aplicação e do time interno. O sistema conseguirá otimizar automaticamente os seus recursos, os mecanismos de armazenamento de dados e gerenciamento de requisições.

A aplicação evitará o desperdício de recursos e diminuirá os gastos com TI. Assim, o time será mais produtivo, uma vez que todos terão os recursos necessários para prestar um atendimento livre de atrasos e falhas.

O relacionamento com clientes é um dos pontos fundamentais para garantir o sucesso de uma empresa. Quando o negócio investe em boas práticas de atendimento, ele se torna capaz de reduzir o impacto que problemas têm no nível de fidelização de consumidores e, além disso, melhorar a sua imagem frente aos concorrentes.

Diante disso, o investimento em soluções que permitam uma otimização da relação da companhia com os seus consumidores e parceiros comerciais virou uma preocupação de vários negócios. Garantir que bases sólidas sejam criadas sempre que uma nova venda é realizada auxilia a companhia a manter a sua lucratividade e, também, a ter menos problemas para enfrentar momentos de crise.

Com um software de CRM que tenha recursos de IA, o negócio será capaz de levar o seu atendimento a um novo nível de qualidade. Os profissionais poderão identificar perfis com mais facilidade e buscar soluções com alta precisão.

Em outras palavras, com o auxílio da Inteligência Artificial, a empresa poderá evitar erros e dar um suporte inovador para as demandas de seu público-alvo. Dessa forma, o negócio terá consumidores mais fidelizados e que geram receitas contínuas a médio e longo prazo.

Gostou deste texto? Assine já a nossa newsletter para receber outras novidades do blog em primeira mão!

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome completo
Digite uma data de nascimento
Digite um e-mail válido
Digite um telefone celular válido
Por favor digite uma mensagem