Digital e Vendas 12 de Ago de 2022

Como a transformação digital revolucionou o contato com o cliente?

A transformação digital criou fluxos de trabalho em vários setores. No atendimento a clientes, por exemplo, a TI tornou os fluxos de trabalho mais ágeis, flexíveis e dinâmicos. Além disso, custos foram eliminados e as empresas conseguiram alto nível de inovação no seu dia a dia.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja abaixo como a transformação digital está revolucionando o ambiente de negócios e o suporte a clientes no Brasil!

O que é a transformação digital?

A transformação digital é uma tendência de TI que pode ser definida como a contínua digitalização dos processos corporativos. Em outras palavras, ela passa pela integração da TI em vários setores, levando a um ambiente de trabalho mais automatizado, eficiente e integrado.

Como consequência, empresas passaram a ser mais inovadoras e inteligentes. Isso permitiu que dados fossem levados a mais processos de tomada de decisão, que custos fossem cortados e erros deixassem de fazer parte do dia a dia de vários setores.

Como a transformação digital está mudando a forma como empresas lidam com os seus clientes?

No ambiente de suporte a consumidores, a transformação digital permitiu que negócios fossem mais abertos a demandas de clientes. A qualidade do atendimento foi ampliada drasticamente, uma vez que as companhias conseguiram criar estratégias de comunicação baseadas em múltiplos canais e com alto nível de disponibilidade.

Uma vez que o atendimento passou a ser mais fácil de se personalizar para cada perfil de cliente, as companhias também se tornaram capazes de maximizar os seus índices de fidelização. Em um cenário competitivo como a economia brasileira, isso é algo vital: se os clientes são fidelizados, mesmo que as suas demandas não sejam atendidas, as receitas do negócio sempre são mantidas em um nível adequado.

Como utilizar a tecnologia para melhorar a experiência do consumidor?

O uso da tecnologia nos processos de atendimento ao consumidor pode contribuir em grande escala para o sucesso do negócio. Quando a companhia tem a TI integrada aos seus procedimentos de política de suporte, a qualidade e o nível de disponibilidade são ampliados. Assim, é possível fidelizar mais clientes e garantir mais lucros a médio e longo prazo.

Entre as tecnologias que a empresa pode adotar nesse sentido, destacamos algumas para você!

CRM

O CRM (sigla para Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relações com o Cliente, em uma tradução livre) é um software voltado para a gestão dos dados de atendimento de consumidores. Ele cria um ambiente centralizado para que o gestor ou profissional de suporte possa acessar, modificar e atualizar todas as informações sobre contatos que o consumidor realizar com a marca.

Conforme o CRM é alimentado, ele se torna uma importante ferramenta para a companhia. Ele permitirá que os profissionais consigam agilizar e otimizar o atendimento com muito mais precisão. Dessa forma, será possível prestar um serviço de suporte adaptado a diferentes perfis de clientes e com alta taxa de satisfação.

Chatbots

Os chatbots são softwares voltados para a troca de mensagens de modo automatizado. Esse tipo de robô é capaz de identificar solicitações ditas em linguagem natural e apresentar respostas como se fosse um humano. Assim, é possível reduzir a carga de trabalho do time de atendimento e eliminar parte dos custos operacionais da área.

O chatbot é uma solução de software flexível. Ele pode ser integrado a aplicativos de mensagens instantâneas (como Whatsapp e Telegram), sites ou redes sociais para realizar a venda de produtos ou fornecer dados básicos para um consumidor.

Ele também pode ser configurado para transferir o atendimento automaticamente para um humano quando não conseguir lidar com uma solicitação complexa. Dessa forma, a empresa conseguirá manter um fluxo de atendimento uniforme e capaz de encantar o seu cliente sempre.

Uso de perfis em redes sociais

As redes sociais são uma importante forma de se comunicar com clientes utilizando uma linguagem menos formal e mais direta. Em locais como o LinkedIn, o Twitter e o Facebook, o negócio pode publicar anúncios de produtos, novidades e auxiliar clientes em dúvidas diárias rapidamente. Tudo isso com a possibilidade de acessar dados de alcance que permitem otimizar a estratégia rapidamente para atingir melhores resultados de modo contínuo.

Para que a estratégia de redes sociais seja eficaz, a empresa deve estar preparada para utilizar uma linguagem alinhada com o seu público e o seu perfil. Além disso, é necessário definir um time que tenha alta disponibilidade e a capacidade de lidar com um conjunto restrito de informações, reduzindo as chances de vazamentos ocorrerem. Dessa forma, a companhia realizará um atendimento de qualidade sem colocar em risco as suas operações.

Caso as redes sociais também sejam utilizadas como ferramentas de vendas, o negócio deve saber direcionar conteúdos e sempre avaliar as suas taxas de engajamento. Assim, ficará mais fácil encontrar os conteúdos que chamam a atenção de seu público-alvo e direcionar melhor os seus recursos financeiros.

Aplicativos mobile

Os aplicativos mobile são ferramentas simples e que podem auxiliar a companhia a ter uma relação muito mais direta com os seus consumidores. Ao investir em um app mobile, o negócio consegue um novo canal de vendas e de suporte aos seus clientes, reduzindo custos e aumentando a sua rentabilidade.

Com os dados coletados por meio da aplicação, ficará mais fácil compreender os hábitos de um consumidor e avaliar a melhor forma de prestar serviços. A oferta de novos produtos será direta, aumentando a taxa de conversão de campanhas publicitárias. Além disso, com os canais de comunicação mais diretos, a empresa pode criar vínculos mais duradouros com os seus principais parceiros comerciais.

A transformação digital levou a tecnologia para diferentes rotinas do ambiente corporativo. Ao digitalizar os seus processos, negócios passaram a contar com um fluxo de trabalho mais integrado, automatizado e eficaz. Dessa maneira, custos foram reduzidos junto com prazos e indicadores de erros.

Isso vale, inclusive, para o modo como empresas se relacionam com consumidores. A transformação digital criou canais de comunicação diretos, que melhoram a capacidade de o negócio fidelizar o seu público-alvo e ter um alto retorno sobre os seus investimentos em campanhas de publicidade.

Portanto, o investimento nas tendências tecnológicas da área deve ser visto como algo estratégico, capaz de colocar a companhia a frente de seus concorrentes e em uma posição de destaque no mercado.

Gostou da nossa dica? Então compartilhe o texto nas suas redes sociais para que mais pessoas possa saber como otimizar os seus processos de atendimento ao consumidor!

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome completo
Digite uma data de nascimento
Digite um e-mail válido
Digite um telefone celular válido
Por favor digite uma mensagem