Persona de um site

Digital e Vendas 25 de Mai de 2023

Como calcular a persona de um site com dados da audiência

Os estrategistas de marketing trabalham tentando entender como calcular a persona de um site com a maior precisão possível. A partir deste cálculo, é mais fácil trabalhar os passos seguintes porque já se sabe o perfil do público.

Mas naturalmente, este cálculo é mais complexo do que parece. Afinal, como saber o perfil do cliente ideal com visitação tão heterogênea no site? A tarefa de como calcular a persona de um site requer inteligência para que os resultados tenham a maior precisão possível.

Por mais que se segmente o público, a campanha ocorre em “mar aberto” na Internet. É impossível evitar a dispersão, mas não diminuí-la. Esse processo ocorre pela dificuldade de dar precisão ao cálculo da persona, que é o ponto de partida da campanha.

As estratégias têm métodos e cálculos importantes no início do processo. Se tiverem um bom cálculo nessa etapa, acertam a direção e o alvo das campanhas.

Afinal, como calcular a persona de um site?

A persona é o perfil do cliente ideal de qualquer empresa ou produto. Logo, é a figura mais importante do processo, que compõe o público a quem se deseja atingir. Toda a campanha visa fazer uma oferta à persona correta.

Desta forma, se o cálculo não for bom, o público-alvo se torna muito amplo, com mais pessoas com perfil fora do que se busca. O resultado se percebe nas métricas de campanha, os números que medem os resultados.

Ou seja, se os estrategistas descobrem como calcular a persona de um site no começo do processo, vão trabalhar com mais foco e assertividade na campanha. São maiores as chances de se comunicar com público correto e restrito a que se pretende atingir.

Captura do tráfego: Personas, Prospects, Hot Leads, B2B, B2C, B2B2C
De todas as etapas de uma campanha de marketing, a comunicação destinada aos visitantes do site é uma das mais importantes. Porque eles tiveram o impulso de visitar o site e, em alguns casos, chegaram a apresentar interesse em algum produto ou serviço. A partir de agora, a comunicação corporativa

O método Cookie Pool - PII DataTag foi desenvolvido e aperfeiçoado no Brasil pela PH3A Tecnologia da Informação, e só se desenvolve integrado a um grande Big Data. A tag específica fica a todo vapor trabalhando para identificar visitantes, com atenção especial aos anônimos.

Os visitantes anônimos entram no site, navegam, não deixam informações e simplesmente deixam o site. O DataTag o identifica em seu Big Data, um dos maiores do Brasil, com processos permanentes de organização e atualização.

Assim, a ferramenta de alto poder de medição de audiência, capta mais informações, permitindo agrupar um número maior de visitantes para cálculo da persona. Além das informações de sexo, faixa etária e interesses, ela capta outros dados também, uma vez que os visitantes estão no Big Data.

Estas informações ficam disponíveis para a empresa determinar como serão suas estratégias de marketing. Nesta etapa, com muito mais informações de visitantes, fica mais fácil acertar o público-alvo. Assim, com mais precisão, as ações e o custo de retargeting também vão diminuir.

Hora de calcular o público de destino das campanhas

A partir da informação correta e precisa da persona, a campanha buscará o grupo correto para abordar. Isso significa investimento nas fontes que dão mais resultados, além da redução dos custos de retargeting, já que as ações terão direção mais certeira.

As campanhas acontecem mais certeiras e eficazes porque partem de uma informação mais exata do público de destino, que por sua vez foi baseado na persona bem definida com o DataTag.

Radar de Tráfego resgata cliente de carrinho ou formulário abandonado
Cada vez mais, as empresas que têm e-commerce se preocupam com prospects que, na última hora, desistem de concluir uma compra ou de registrar os seus dados no site. Entender o comportamento online dos milhões de usuários a todo instante é uma ação fundamental para se manter visível e competitivo

Abordagem por publicidade anônima

Para aumentar o público de destino, entra em ação o Big Data da PH3A. As informações passam a ficar disponíveis e a Inteligência Artificial vai contribuir para a elaboração do perfil da persona.

O público-alvo poderá receber publicidade comum anônima, como acontece normalmente em todos os ambientes de mídia. Assim, a mensagem chega no prospect certo, com perfil exato e que já viu a marca ou o serviço. É uma nova tentativa de oferta.

Portanto, grande parte do público-alvo se define simplesmente deixando seus dados (fizeram o opt-in) e uma outra parte pelo DataTag, sendo que os grupos possuem a devida separação para abordagem específica.

De qualquer forma, a medição de audiência com mais informações permite uma percepção de persona maior, o que gera um grupo mais específico, que será de interesse do gestor de marketing.

Na prática, o grupo acabou tendo a formação vinda de leads (que deixaram seus dados) e prospects anônimos (que mostraram interesse pelo site).

Todas as ações possuem rigoroso respeito à privacidade do usuário e à legislação de dados (LGPD – Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais). Além disso, ainda tem o selo de certificação Bureau Veritas – ISO 27.001/27.002, que significa certificação e auditoria dentro das normas nacionais e internacionais.

Ferramenta DataTag maximiza o desempenho das campanhas

Com a ações atingindo melhor o público-alvo, o resultado costuma melhorar as métricas. Elas ficam mais satisfatórias e a dispersão diminui.

Desta forma, diante da campanha comum, é possível agrupar pelo menos três vezes mais dados de audiência com o DataTag. Com essas informações, ainda fica como alternativa identificar no Big Data o público look alike, que tem as mesmas características do perfil da campanha. Aí sim, a diferença é muito grande.

Portanto, é possível verificar uma grande vantagem para calcular a persona de um site através do DataTag. São mais dados, mais cálculos, mais precisão de campanha e melhores resultados.

No final das contas, o processo fica mais assertivo, inteligente e com o custo de investimento da campanha mais baixo, uma vez que a empresa economiza evitando trabalhos de retargeting.

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome completo
Digite uma data de nascimento
Digite um e-mail válido
Digite um telefone celular válido
Por favor digite uma mensagem