Digital e Vendas 12 de Ago de 2022

Como evitar clientes inadimplentes por meio de uma análise de dados?

Como evitar clientes inadimplentes? Hoje, com negócios sendo realizando em múltiplos canais, é fundamental que empresas saibam proteger-se de maus pagadores. Isso evita a chance de a companhia ter prejuízos e sofrer uma baixa lucratividade.

Em busca de receitas mais robustas, as empresas modernas estão empregando múltiplas tecnologias. A análise de dados, por exemplo, pode ser adotada em meios online e offline para auxiliar na identificação do risco envolvido em cada venda e, assim, auxiliar o negócio a ter vendas mais robustas e seguras.

Quer saber mais sobre como as vendas online são protegidas contra clientes inadimplentes? Então continue a leitura deste post!

Por que é importante fazer uma análise de dados para evitar clientes inadimplentes?

A análise de dados com o apoio de ferramentas digitais consegue cruzar um grande número de registros de modo contínuo para avaliar o perfil do cliente e o seu perfil de risco. Durante a análise de crédito do consumidor, portanto, essa tecnologia pode ter um papel de destaque: a companhia poderá utilizar meios que têm um alcance maior do que as técnicas tradicionais e, assim, conseguir avaliar quais são os clientes com melhor perfil de crédito.

Se o negócio pode evitar clientes inadimplentes com mais facilidade, o risco que envolve suas operações cai. Isso tornará o planejamento mais robusto, diminuindo as chances de projetos ou investimentos serem interrompidos por falta de verbas. Além disso, a lucratividade é elevada, uma vez que os vendedores poderão evitar vendas com baixo potencial de pagamento.

Como é possível fazer essa análise online enquanto o visitante navega no site?

A análise de dados para identificar o risco de realizar negócios com um cliente em um ambiente digital é um processo complexo. Por meio de várias técnicas de processamento de informações e análise de comportamento, é possível identificar quem está visitando uma página web e, assim, montar um perfil completo do visitante.

O processo, que conta com o apoio de técnicas de Big Data, é capaz de traçar dados mesmo de visitantes anônimos. Assim, a solução pode identificar informações demográficas (como idade, sexo, estado civil, profissão) e histórico de relacionamento do consumidor com a marca.

Além disso, o perfil final também trará registros sobre o histórico financeiro do consumidor. Assim, uma boa solução de análise de dados conseguirá levantar dados sobre collection score, situação de cobrança, renda familiar e renda individual presumida.

Quais dados são analisados?

Todos os dados levantados sobre os visitantes são processados para a realização de uma análise completa do seu perfil de risco. Com técnicas de modelagem estatística e análise, a ferramenta pode criar um perfil de compra, otimizando todos os processos comerciais da companhia.

Também é realizada uma análise de comportamento do consumidor na página. Dados sobre as páginas que ele visitou, links clicados e formulários preenchidos são coletados. Com isso, ficará mais fácil acompanhar o comportamento do consumidor e avaliar quais são as estratégias que permitem uma maior conversão de vendas.

Quais os benefícios de realizar essa análise?

A análise do perfil de clientes pode trazer uma série de vantagens para o consumidor. Se o negócio consegue identificar quem visita a sua página, quais os riscos que envolvem a venda para cada tipo de consumidor em potencial e o seu comportamento ao lidar com a marca, várias rotinas e estratégias podem ser otimizadas de um modo mais inteligente. Veja abaixo os maiores benefícios desse processo!

Menor risco operacional

Quando a empresa conhece o seu público-alvo de modo abrangente, a análise de crédito passa a ser mais eficaz. Isso traz menos risco para o negócio. As chances de uma venda resultar em prejuízo se tornam muito menores quando a companhia pode identificar, com precisão, quem são os clientes com alto risco financeiro.

Campanhas de publicidade mais eficazes

A análise de dados de visitantes de páginas web também auxilia o negócio a otimizar as suas campanhas de marketing. Avaliando quais são as páginas mais visitadas, os banners mais clicados e os produtos mais visualizados, o negócio poderá otimizar a sua página de vendas e as campanhas de marketing. Dessa forma, disparo de e-mails, envio de sms promocional e outros processos de publicidade trarão uma quantidade de negócios muito maior.

Planejamento mais robusto

Se a empresa pode evitar clientes inadimplentes com mais precisão, o seu planejamento se torna mais robusto. Os riscos de o negócio ter prejuízos pelo não recebimento de receitas cairá continuamente, o que dará aos times da área mais margem para definir as suas ações. Assim, a companhia terá mais segurança para realizar os seus investimentos e projetos de longo prazo.

Qual a ferramenta necessária para fazer esse tipo de análise?

A PH3A tem a solução ideal para que negócios possam realizar análise de dados e evitar clientes inadimplentes em suas páginas de vendas. O DataTag consegue cruzar dados em tempo real para identificar consumidores e traçar um estudo completo para definir seu perfil de crédito, comportamento e perfil social.

Graças ao apoio do BigData, o DataTag é a ferramenta ideal para você identificar quais são as melhores oportunidades de conversão e vendas. Ou seja, a companhia terá as bases necessárias para ofertar descontos aos clientes mais confiáveis e, assim, ter menos custos para adquirir clientes com alto potencial de receitas.

A inadimplência é um problema que pode afetar qualquer empresa. Clientes que deixam de pagar as contas em dia representam um risco ao negócio. Eles comprometem a receita e, com isso, prejudicam a capacidade de a companhia planejar o seu futuro em médio e longo prazo.

Justamente por isso, saber como evitar clientes inadimplentes é um fator crítico para o sucesso do negócio. Companhias devem empregar todas as soluções viáveis para analisar o crédito de seus consumidores, os riscos envolvidos em uma operação de crédito e demais fatores que possam levar a prejuízos. Assim, será possível estruturar um processo de vendas robusto e capaz de trazer bons negócios para a empresa.

Gostou das nossas dicas? Então leia em nosso blog como a análise de fraudes em cartão de crédito é realizada para proteger empresas de problemas financeiros!

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome completo
Digite uma data de nascimento
Digite um e-mail válido
Digite um telefone celular válido
Por favor digite uma mensagem