Como evitar clientes inadimplentes por meio de uma análise de dados?
Como evitar clientes inadimplentes? Hoje, com negócios sendo realizando em múltiplos canais, é fundamental que empresas saibam proteger-se de maus pagadores. Isso evita a chance de a companhia ter prejuízos e sofrer uma baixa lucratividade.
Em busca de receitas mais robustas, as empresas modernas estão empregando múltiplas tecnologias. A análise de dados, por exemplo, pode ser adotada em meios online e offline para auxiliar na identificação do risco envolvido em cada venda e, assim, auxiliar o negócio a ter vendas mais robustas e seguras.
Quer saber mais sobre como as vendas online são protegidas contra clientes inadimplentes? Então continue a leitura deste post!
Por que é importante fazer uma análise de dados para evitar clientes inadimplentes?
A análise de dados com o apoio de ferramentas digitais consegue cruzar um grande número de registros de modo contínuo para avaliar o perfil do cliente e o seu perfil de risco. Durante a análise de crédito do consumidor, portanto, essa tecnologia pode ter um papel de destaque: a companhia poderá utilizar meios que têm um alcance maior do que as técnicas tradicionais e, assim, conseguir avaliar quais são os clientes com melhor perfil de crédito.
Se o negócio pode evitar clientes inadimplentes com mais facilidade, o risco que envolve suas operações cai. Isso tornará o planejamento mais robusto, diminuindo as chances de projetos ou investimentos serem interrompidos por falta de verbas. Além disso, a lucratividade é elevada, uma vez que os vendedores poderão evitar vendas com baixo potencial de pagamento.
Como é possível fazer essa análise online enquanto o visitante navega no site?
A análise de dados para identificar o risco de realizar negócios com um cliente em um ambiente digital é um processo complexo. Por meio de várias técnicas de processamento de informações e análise de comportamento, é possível identificar quem está visitando uma página web e, assim, montar um perfil completo do visitante.
O processo, que conta com o apoio de técnicas de Big Data, é capaz de traçar dados mesmo de visitantes anônimos. Assim, a solução pode identificar informações demográficas (como idade, sexo, estado civil, profissão) e histórico de relacionamento do consumidor com a marca.
Além disso, o perfil final também trará registros sobre o histórico financeiro do consumidor. Assim, uma boa solução de análise de dados conseguirá levantar dados sobre collection score, situação de cobrança, renda familiar e renda individual presumida.
Quais dados são analisados?
Todos os dados levantados sobre os visitantes são processados para a realização de uma análise completa do seu perfil de risco. Com técnicas de modelagem estatística e análise, a ferramenta pode criar um perfil de compra, otimizando todos os processos comerciais da companhia.
Também é realizada uma análise de comportamento do consumidor na página. Dados sobre as páginas que ele visitou, links clicados e formulários preenchidos são coletados. Com isso, ficará mais fácil acompanhar o comportamento do consumidor e avaliar quais são as estratégias que permitem uma maior conversão de vendas.
Quais os benefícios de realizar essa análise?
A análise do perfil de clientes pode trazer uma série de vantagens para o consumidor. Se o negócio consegue identificar quem visita a sua página, quais os riscos que envolvem a venda para cada tipo de consumidor em potencial e o seu comportamento ao lidar com a marca, várias rotinas e estratégias podem ser otimizadas de um modo mais inteligente. Veja abaixo os maiores benefícios desse processo!
Menor risco operacional
Quando a empresa conhece o seu público-alvo de modo abrangente, a análise de crédito passa a ser mais eficaz. Isso traz menos risco para o negócio. As chances de uma venda resultar em prejuízo se tornam muito menores quando a companhia pode identificar, com precisão, quem são os clientes com alto risco financeiro.
Campanhas de publicidade mais eficazes
A análise de dados de visitantes de páginas web também auxilia o negócio a otimizar as suas campanhas de marketing. Avaliando quais são as páginas mais visitadas, os banners mais clicados e os produtos mais visualizados, o negócio poderá otimizar a sua página de vendas e as campanhas de marketing. Dessa forma, disparo de e-mails, envio de sms promocional e outros processos de publicidade trarão uma quantidade de negócios muito maior.
Planejamento mais robusto
Se a empresa pode evitar clientes inadimplentes com mais precisão, o seu planejamento se torna mais robusto. Os riscos de o negócio ter prejuízos pelo não recebimento de receitas cairá continuamente, o que dará aos times da área mais margem para definir as suas ações. Assim, a companhia terá mais segurança para realizar os seus investimentos e projetos de longo prazo.
Qual a ferramenta necessária para fazer esse tipo de análise?
A PH3A tem a solução ideal para que negócios possam realizar análise de dados e evitar clientes inadimplentes em suas páginas de vendas. O DataTag consegue cruzar dados em tempo real para identificar consumidores e traçar um estudo completo para definir seu perfil de crédito, comportamento e perfil social.
Graças ao apoio do BigData, o DataTag é a ferramenta ideal para você identificar quais são as melhores oportunidades de conversão e vendas. Ou seja, a companhia terá as bases necessárias para ofertar descontos aos clientes mais confiáveis e, assim, ter menos custos para adquirir clientes com alto potencial de receitas.
A inadimplência é um problema que pode afetar qualquer empresa. Clientes que deixam de pagar as contas em dia representam um risco ao negócio. Eles comprometem a receita e, com isso, prejudicam a capacidade de a companhia planejar o seu futuro em médio e longo prazo.
Justamente por isso, saber como evitar clientes inadimplentes é um fator crítico para o sucesso do negócio. Companhias devem empregar todas as soluções viáveis para analisar o crédito de seus consumidores, os riscos envolvidos em uma operação de crédito e demais fatores que possam levar a prejuízos. Assim, será possível estruturar um processo de vendas robusto e capaz de trazer bons negócios para a empresa.
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