Digital e Vendas 12 de Ago de 2022

Como o Big Data auxilia na gestão estratégica? Saiba aqui

A disputa intensa por mercado consumidor é uma das grandes características do cenário brasileiro — quem deseja se aventurar no empreendedorismo deve saber que a corrida pelo público é veloz. A tecnologia é a grande aliada da competitividade, permitindo que práticas nunca antes aplicadas ganhem espaço.

Os recursos digitais também cooperam com o diferencial competitivo das marcas, possibilitando inovações. Entre as tendências de mercado, o Big Data se destaca, facilitando a criação produtos, o redirecionamento do marketing e o cruzamento de informações com outras fontes de dados. A grande aposta dos empreendedores é unir Big Data e gestão estratégica.

Porém, muitos ainda se perguntam o que é esse tal recurso que tem ganhado espaço. Tendo em vista o volume e a diversidade das informações que compõem o Marketing por Dados, conhecer o Big Data e saber aplicá-lo se torna imprescindível.

Para aprender como aplicá-lo em suas ações estratégicas, acompanhe o nosso post!

O que é Big Data?

Big Data é um conceito criado para fazer referência ao grande volume de dados gerado a cada segundo, independentemente de eles serem estruturados ou não. Muitos já convivem diariamente com os bytes e petabytes da rede, mas ainda desconhecem o conceito.

A própria geração de dados não é novidade: antes de existir a computação e as tecnologias da informação, eles já eram produzidos. A diferença se dá, principalmente, por conta da proporção com que geramos informação hoje.

Munidos de nossos celulares, TVs, tablets e computadores, geramos informações em série a cada clique. Deixamos na rede e nos equipamentos pequenos “migalhas digitais”, rastros da nossa navegação, que podem ter grande utilidade nas estratégias de marketing.

Como associar Big Data e gestão estratégica?

O Big Data tem um grande diferencial: permite ser cruzado com outras fontes, a fim de que se obtenham insights rápidos e muito significativos sobre os usuários da rede. Os consumidores criteriosos e o aumento da competição em todos os mercados levam as empresas a buscarem inovação e a apostarem na tecnologia.

Muitas empresas já investem em soluções digitais como o CRM, que também nos ensina a aproveitar dados, registrá-los e aplicá-los em soluções estratégicas. O Big Data vai além, utilizando micro informações para aumentar a eficiência desse processo.

Com o Big Data, conseguimos obter informações de mercado por meio dos próprios consumidores, tendo deles uma resposta a cada posicionamento que sua marca adota. Qualquer insatisfação, feedback positivo, anseio e necessidade pode ser captada dos canais digitais, cruzada com os dados internos da companhia e gerar uma análise.

Como utilizá-lo no desenvolvimento de planos de ação?

Com os resultados da análise em mãos, o que a empresa pode observar? Para começar, é possível perceber a reação de seu público em relação às posturas que a marca adota. Todo comentário negativo ou positivo sobre ela fica retido nos microdados das redes sociais.

Extraídas essas informações, o gestor pode traçar o perfil de seus consumidores ideais e perceber quais estratégias estão surtindo o efeito esperado e quais precisam ser reavaliadas. Deter as principais informações sobre o perfil de suas personas faz toda a diferença na hora de modelar seus planos de ação.

Conhecer o cliente permite adaptar a linguagem do marketing, modificar as abordagens do time de vendas e adotar um perfil de marca que corresponda às expectativas do consumidor. Essa mudança de padrões é capaz de estreitar os laços entre a marca e a clientela, garantindo mais chances de sucesso.

Quais as vantagens em unir Big Data e gestão estratégica?

A capacidade de analisar e atuar sobre os dados extraídos na rede se torna mais urgente para as empresas a cada dia. O ritmo acelerado dos mercados exige que elas possam intervir rapidamente sobre as mudanças nas demandas dos consumidores, e só o Big Data permite eficácia e rapidez nesse processo.

Ferramentas dessa categoria fornecem as informações necessárias aos decisores da empresa, permitindo que escolham o caminho certo e identifiquem oportunidades de crescimento. Entendendo a preferência dos compradores, seu negócio se torna bem mais competitivo.

Os dados são o grande apoio para as mudanças nas operações empresariais, aumentando a influência da gestão sobre os demais processos organizacionais. Para ter o máximo de eficiência possível, unir Big Data e gestão estratégica permite dar respaldo para as tomadas de decisão.

Melhora os processos decisórios

O Big Data é um dos caminhos mais relevantes para fundamentar as decisões do negócio, entendendo suas tendências de mercado, que podem ter origem econômica ou comportamental. O acesso a essas informações possibilita, por exemplo, prever a reação do consumidor diante de um novo produto ou serviço antes mesmo de ele ser lançado.

Por meio da organização e da análise de dados, os insights ajudam a identificar novas formas possíveis de atuação e auxiliar a empresa a se manter ativa em seu mercado.

Outra grande vantagem do Big Data é a agilidade na tomada de decisões, da qual os gestores da empresa podem se aproveitar. Portando informações confiáveis, os rumos do negócio são decididos mais rapidamente.

Traz mais eficiência para o marketing

Uma ação de marketing precisa ser segmentada para se direcionar ao seu público. Portanto, a utilização de informações confiáveis e precisas colabora com a estratégia e gera muito mais valor, credibilidade e resultados positivos do que o modelo voltado para as massas.

Atingir o cliente potencial exige conhecimento sobre ele. O Big Data atua com sucesso nesse campo, fornecendo os dados essenciais para remodelar seus planos de ação e atingir em cheio o consumidor ideal.

Retém e fideliza clientes

Muitas empresas se preocupam em prospectar novos consumidores e acabam focando apenas em ações para isso em detrimento daqueles que já são ativos em sua carteira de clientes.

O que muitos não sabem é que fidelizar a clientela é mais econômico do que conquistar uma nova gama de consumidores. Por isso, vale associar Big Data e gestão estratégica.

Com indicadores gerenciais que mostram os índices de satisfação do cliente, além de demais métricas que mensuram a aceitação da marca, a antecipação de quaisquer ameaças ao seu negócio se torna rotineira.

Gostou de saber como unir Big Data e gestão estratégica? Aproveite essa solução em sua empresa para obter os melhores resultados! Para extrair o melhor de seus planos de ação, conte com uma parceira qualificada. Entre em contato com a PH3A hoje mesmo e conheça nossas soluções!

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome completo
Digite uma data de nascimento
Digite um e-mail válido
Digite um telefone celular válido
Por favor digite uma mensagem