Comparativo de Leitores de Tráfego - Google Analytics x DataTag
Uma das melhores e mais tradicionais estratégias atuais das empresas e agências de marketing é o inbound marketing. O processo que trabalha captando tráfego para um site é imprescindível para entender o perfil do visitante. Ao deixar os seus dados para comunicações, ele se torna um lead. Ao efetuar uma compra, passa a ser um cliente.
Os gestores das campanhas passam a analisar a movimentação de visitas no site, desejam captar o máximo possível de dados. O principal canal de informações de tráfego atualmente é o Google Analytics. Mas o leque de números e gráficos da ferramenta do Google podem ser superficiais.
Como alternativa, uma das ferramentas mais avançadas de leitura de tráfego é o DataTag da PH3A Tecnologia da Informação. A performance da ferramenta se dá porque ela é integrada a um dos maiores Big Datas do Brasil, trabalhado e depurado de maneira permanente.
Este rápido levantamento faz um comparativo entre Google Analytics e DataTag em alguns aspectos.
Leitura de tráfego em tempo real
O Google Analytics mostra que existe uma visitação no site, mas não dá informações individualizadas, fazendo que a informação seja um muito genérica.
O DataTag mostra que existe visitação no site, faz a leitura, capta parte da visitação anônima, identifica individualmente no seu Big Data e percebe características e histórico do visitante, separando e disponibilizando ao cliente um grupo com identificação individualizada que visitou o site.
Perfil dos Visitantes
O Google Analytics informa dados básicos sobre sexo, faixa etária e localização, mas sempre visando o grupo de forma geral, nunca identificando os visitantes individualmente.
O DataTag faz a identificação de visitantes do site e passa a ter uma gama de informações importantes que permitem maior segmentação de várias formas. O sistema separa grupos conforme critérios de interesse da empresa. E já que os visitantes foram identificados, há uma grande variedade de formas de segmentação, principalmente utilizando filtros de score de Crédito, onde o Google e Facebook não possuem, levando muitas vezes tráfego sem condições de compra do seu produto.
O Big Data da PH3A Tecnologia da Informação possui vários campos para a empresa trabalhar. Pode ser por sexo, faixa etária, região, score de crédito, renda estimada ou faturamento estimado caso seja uma campanha B2B, profissão, interesses, etc. Tendo a identificação do usuário, é possível fazer vários subgrupos, conforme estratégia da empresa.
Otimização de Mídia
Nesse critério, o Google Analytics mostra os canais que trazem audiência para a propriedade digital, também de uma forma resumida.
O DataTag mostra os mesmos canais que estão trazendo audiência, mas acrescenta uma importante análise que reduz os custos finais da campanha: Determina se os visitantes identificados têm o perfil da persona. Este é um detalhe importante.
Com essa análise, o DataTag enxerga de onde vem os visitantes mais qualificados e aponta quais são as mídias mais produtivas para trazê-los. Com isso, o cliente pode ajustar o foco da sua campanha só nas mídias mais produtivas, fazer retargeting muito bem direcionado, diminuindo sua dispersão e custo no final.
Análise das personas
O Google Analytics só apresenta dados grupais e, portanto, não faz análise dos visitantes e não pode contribuir nesse sentido.
O DataTag faz uma análise dos visitantes identificados com riqueza de detalhes. Afinal, eles são vistos no Big Data da empresa, que já dispõe de muitas informações. Logo, podem ser muito visualizados de forma individual, ou em grupos específicos.
A importância maior de visualizar individualmente os visitantes se dá porque é possível aumentar o número destes mais qualificados e daqueles mais ou menos qualificados, ou ainda os pouco qualificados. Assim, a empresa define quais grupos deseja trabalhar e que tipo de comunicação deseja fazer para cada um deles.
Conclusão
O Google Analytics é um canal de informações preciosas, mas agrupadas de forma genérica. Pode servir para os principiantes entenderem como funcionam os canais digitais. Tende a dar resultados mais desfocados e fracos porque os grupos mais genéricos como mar aberto, é mais difícil atingir somente os que têm perfil desejado.
O DataTag tem o grande diferencial de captar informações individualizadas de parte da movimentação anônima gerando mais leads. Ele traz uma gama de informações encontradas no Big Data da empresa que permitem ajustar melhor o foco das campanhas, reduzir dispersão e custo no final, com isso, a empresa otimiza a compra de mídia e reduz o custo de retargeting.
Total respeito à LGPD
Com relação à legislação de dados, vale frisar que somente os prospects que visitaram determinado site com o DataTag e deram o opt-in poderão receber comunicação personalizada. Os demais continuarão a ver publicidade comum na Internet.
Assim, os que deram o opt-in passam a receber ofertas e mensagens, de acordo com o seu perfil. É a experiência personalizada. Neste momento, eles poderão deixar seus dados para se tornarem leads ou fazer compras, se tornando clientes, estreitando ainda mais seu relacionamento com o site.
Dessa forma, a PH3A reitera que todas as suas práticas estão em total acordo com a legislação de dados brasileira, LGPD.
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