Conheça o módulo de segurança de dados que se antecipa e evita fraudes
Os processos que garantem segurança digital para as empresas estão cada vez mais em evidência. Eles constituem todo um aparato pronto para garantir ambiente seguro contra as fraudes, o perigo constante para as bases de dados.
Empresas de qualquer segmento de negócio correm algum tipo de risco com fraudes. Elas podem ocorrer tanto numa loja de e-commerce quanto numa loja física.
Sem dúvida, o perigo existe e, dependendo do volume em que ocorra, pode minar as bases de informação e trazer grandes prejuízos às companhias.
De uma forma ou de outra, as empresas procuram se blindar para evitar que as fraudes aconteçam, mas o processo é complexo e nem sempre as medidas tomadas trazem 100% de proteção.
Estudo internacional realizado pela Juniper Research estima que neste ano de 2021 o setor de e-commerce pode ter um prejuízo de até U$ 20 bilhões. Em 2020 este prejuízo chegou à casa dos U$ 17,5 bilhões.
No Brasil, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), no primeiro bimestre de 2021 os ataques digitais de todas as formas aumentaram significativamente em relação ao mesmo período do ano anterior.
O cidadão comum também se mostra preocupado com transações eletrônicas. Pesquisa feita pela Febraban em junho de 2021 indica que 86% dos brasileiros têm algum ou muito medo de serem vítimas de fraude, golpes ou violação de dados pessoais.
Tanto os cidadãos quanto as empresas estão sujeitos às ações dos golpistas. Ambos precisam de resguardos e segurança digital.
Inteligência digital, o contra-ataque ao fraudador
Para combater e diminuir as chances de ocorrências de fraudes, as empresas precisam trabalhar suas bases de dados de forma inteligente. Assim, elas devem adotar estratégias inovadoras e aprimorar constantemente seus sistemas de segurança.
Pensando neste processo, a PH3A criou o DataQuiz, a ferramenta que faltava para reduzir ao máximo as chances de fraudes.
Depois de 25 anos de funcionamento e aperfeiçoamento constante, o DataQuiz se tornou uma ferramenta super-avançada, já que passou por diversos ajustes até chegar no nível hard de combate às fraudes. O DataQuiz é a ferramenta ideal para a segurança total na hora de vender.
Reforço do DataQuiz, a conferência-surpresa que se antecipa à prática de fraude
Durante o processo de cadastro do cliente, o DataQuiz já trabalha em tempo real, fazendo uma verificação minuciosa e eficiente. Aos poucos, vai analisando possíveis inconsistências.
O mecanismo de conferência adicional surpresa vem na sequência. É uma etapa que torna a checagem mais completa.
A PH3A sempre se aprimorou em tecnologia avançada com foco em Big Data (grande base de dados) e ferramentas acessórias complementares. O DataQuiz é só mais uma das muitas ferramentas que compõem esse conglomerado tecnológico de ponta, e que obedece a certas constantes:
Checagem automática dos dados entrantes
As novas informações são conferidas automaticamente com precisão, de forma a identificar pontos específicos que possam possibilitar saber se do outro lado está um possível fraudador.
Comparativo com informações prévias de diversas fontes
O sistema faz um comparativo imediato com as informações prévias do novo cadastrado. Assim, o DataQuiz consulta dados de várias fontes internas e externas, com atenção especial às pessoas previamente suspeitas ou sabidamente delituosas.
Desta forma, a ferramenta identifica pontos de “atenção” e pontos de “divergência”, determinando possíveis alertas para alguns cadastros. Mas a decisão sobre cada ação a tomar é sempre da empresa.
Percepção e comparação de hábitos
Esta etapa é a da análise dos parâmetros de comportamento dos clientes, de forma a captar movimentos atípicos ou estranhos.
Aqui, mais uma vez, o sistema encontra situações de alerta e sugere avaliação mais minuciosa ao gestor. Todo cuidado é pouco sempre.
Cálculo do Score
Cada indivíduo ou empresa tem uma variedade de informações que determinam um score, um número que mostra o grau de risco de cada um. Logo, há uma classificação rápida que confere uma praticidade importante de análise para tomada de decisão.
Veja também: As Fraudes mais comuns causadas às empresas
A interação permanente que só o cliente pode fazer
A captação de dados cadastrais do novo cliente é uma etapa comum nos ambientes de venda. Para tanto, os registros de dados são anotados e processados da forma convencional.
Mas aí entra o DataQuiz como metodologia complementar de checagem de informações. O cliente está fornecendo seus dados e, quando ele menos espera, tem mais questionamentos envolventes e estratégicos.
Perguntas importantes, previamente determinadas pelo cliente, que somente o indivíduo correto saberá responder.
Com uma lista completa de atributos, o sistema fará algumas perguntas que o fraudador deverá estranhar. Elas podem ser intercaladas ou concentradas, desde que traga uma dúvida à pessoa do outro lado.
O golpista poderá responder na dúvida, demorar a responder ou não responder. Esta é a etapa final de percepção de possível fraude.
Neste momento, o sistema rotula a reação do cliente do outro lado, optando ou não pelo registro de alerta. E então, ele segue a determinação prévia da empresa.
O questionário pode aparecer de forma totalmente aleatória, e ainda conter perguntas-chave que fazem qualquer fraudador abortar o cadastro. São perguntas muito específicas, de agora ou de momento passado.
A empresa tem total controle sobre o processo e o questionário. Logo, em ambiente seguro e criptografado, ela pode determinar pesos para as perguntas, tempo para as respostas e seus critérios para que o sistema rotule ou bloqueie usuários suspeitos.
Processos complementares de proteção de dados
Os acompanhamentos e análises constantes sobre segurança de dados devem ser aprimorados na rotina da companhia. Esta é uma forma de reforçar a estratégia de segurança e se certificar de que as medidas tomadas são eficazes.
Além disso, eventualmente, este procedimento pode captar pontos vulneráveis no sistema de segurança digital. Toda anotação é importante.
O complemento das atividades de tecnologia pode ser implementado com rotinas adicionais. Eis as principais:
Conferência interna de processos
Os relatórios e análises internas são ferramentas importantes para garantir que a segurança necessária está realmente sendo conquistada.
Esta é uma rotina que pode ser trabalhada de forma randômica e, se possível, com grandes amostras nos primeiros meses.
Auditorias interna e externa
Os processos de auditoria também auxiliam na percepção de segurança digital. As auditorias internas avaliam processos rotineiros e as externas avaliam os resultados produzidos pelos departamentos financeiro, contábil e fiscal da empresa.
Os dados auditados podem detectar processos estranhos e, eventualmente, prevenir ou captar eventos fraudulentos.
Compliance
Uma rotina empresarial bem estruturada e desenvolvida envolve processos corretos. O compliance se aplica no desenvolvimento de procedimentos seguros, de forma a conter riscos às instituições e empresas.
A prática do compliance garante o cumprimento de normas e leis de dentro e de fora das empresas. Quanto maior for a retidão dos processos, mais facilmente a empresa se protege de fraudes e outros problemas derivados.
Segurança digital assegurada, empresa se debruça sobre sua especialidade
Para a empresa, o grande benefício de obter elevado nível de segurança digital é que ela não perde tempo significativo apagando incêndios e fazendo reparos por conta da ocorrência de golpes.
Com processos seguros, ela não sofre danos em sua base de dados e pode concentrar seus esforços seu business target, o seu mercado-alvo.
Em suma, ela pode aprimorar seus processos e introduzir novas estratégias para aumento de vendas e captação de novos clientes. A segurança digital não será problema.
As soluções em tecnologia sempre são as mais eficazes para promover ações estratégicas produtivas para as empresas de ponta. E a segurança digital é só um módulo de toda essa mentalidade era moderna no mundo corporativo.
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