Conversões na Prospecção dependem 100% do cálculo da persona
No cenário competitivo do marketing digital, a capacidade de se conectar com o público certo é crucial para o sucesso de qualquer campanha. Ou seja, ter o cálculo exato da pessoa permite que as campanhas sejam direcionadas ao público exato. Sem essa primeira etapa bem equacionada, as campanhas empresariais tendem a não converter como o interesse.
Para esse cálculo, a era do Big Data e da inteligência artificial (IA) trouxe consigo ferramentas poderosas para refinar essa conexão. Assim, as empresas poderiam calcular pessoas extremamente precisas e direcionar suas mensagens com mais resultados, o que se tornou as campanhas mais rentáveis.
O Cálculo Descuidado da Persona: Um Tiro no Escuro
Muitas empresas cometem o mesmo erro: calcular seu público na base do achismo, do sentimento de seus gestores. Então, passamos a trabalhar estratégias baseadas num público genérico, um pouco desenvolvido. E isso faz toda a diferença.
As pessoas tradicionais, muitas vezes baseadas em suposições e dados demográficos genéricos, correm o risco de serem imprecisas e ineficazes. Então, ao tentar atingir um público amplo, as campanhas de marketing acabam não atingindo ninguém em particular, resultando em baixas taxas de conversão e desperdício de recursos.

O Começo da Solução: Bases de Dados Estruturadas para a Criação de Personas
O Big Data, com seu vasto volume de dados e capacidade de análise, oferece uma nova abordagem para a criação de personas. Assim, dentre outras informações, o Big Data dispõe de alguns dados muito importantes, como:
- Idade, Gênero
- Escolaridade
- Estado Civil
- Profissão
- Renda presumida
- Comportamento online
- Histórico de compras
- Pontuação de crédito
- Interações nas redes sociais
- (...)
Dessa forma, será possível construir perfis detalhados e precisos dos clientes ideais. Portanto, a partir de uma grande base de dados estruturada e atualizada, as empresas poderão calcular melhor o perfil do seu cliente, de forma a focar nele as estratégias de marketing.
Captação de Mais Dados de Audiência para o Cálculo da Persona
Dentre todas as estratégias, talvez esta seja a mais importante: captar as mensagens do visitante do site. Então, essas mensagens são muito importantes. E elas chegam através de números.
Para ampliar a captação de audiência, a PH3A Tecnologia de Dados criou o DataTag. É uma tecnologia exclusiva que identifica mais dados de audiência, inclusive o visitante anônimo ou deslogado do site. Portanto, será possível visualizar mais informações, visto que mais de 95% do tráfego de um site não se loga, permanece desconhecido e deixa o site.
Com a nova tecnologia DataTag, será possível:
- Reunir muito mais informações de audiência, identificar visitantes anônimos.
- Calcular com mais detalhamento a persona do negócio.
- Focar estratégias de campanha com mais precisão, eliminando uma grande variedade de campanhas mal planejadas.
- identificar os canais que mais trazem leads
- Ajustar o foco das campanhas nos canais que mais convertem, evitando custos de retargeting para canais ruins.
Por que Mais Dados de Audiência Fazem Toda a Diferença?
Os dados de audiência são uma mensagem de que o público interessado no site está passando. São ofertas, centenas ou milhares de visitas todos os dias, direcionando-se para determinadas páginas, vendendo determinados tipos de conteúdo, alguns por mais tempo, outros menos. Além disso, algumas páginas são simplesmente ignoradas ou abandonadas em pouco tempo.
Os visitantes estão demonstrando seus interesses. Estão dizendo quais partes do site fazem mais sucesso e quais fazem menos. Portanto, frisando o que há maiores detalhes e que não despertam interesse.
Com a identificação de visitantes anônimos, o DataTag multiplica os dados de audiência captados. Ou seja, são mais informações, que mostram mais detalhes, mais páginas acessadas, mais links clicados, etc. E, com mais informações desta natureza, mais as empresas vão conhecer os seus visitantes, o que interessa, o que interessa e como interessa.

Inteligência de Dados e Audiência de Internet: O Começo do Detalhamento
A inteligência de dados potencializada pela análise de audiência da internet é uma combinação perfeita para calcular bem a pessoa. Ou seja, com ambas as fontes, será possível ir além dos dados demográficos básicos e explorar os detalhes do comportamento online dos usuários.
Ao rastrear as páginas visitadas, os produtos visualizados, as pesquisas realizadas e as interações em redes sociais, é possível identificar os interesses, as necessidades e os desejos específicos de cada pessoa. Além disso, o tempo em cada página também será importante para identificar os pontos de maior e menor interesse dos usuários.
LGPD , a Lei que Preserva a Privacidade do Usuário
Todas as ações das empresas no meio digital deverão seguir a LGPD , a legislação de dados vigente no Brasil. Através dela, os usuários poderão ter a sua privacidade respeitada.
Assim, toda e qualquer ação de abordagem deverá ter a autorização do usuário. Caso a empresa não o tenha, poderá fazer ações genéricas ou anonimizadas nas redes sociais para obter o chamado opt-in. Portanto, será uma etapa necessária para prospectar sem violar a legislação de dados.
Benefícios de Ajustar o Cálculo da Pessoa
A criação de pessoas precisas, baseada em dados do Big Data, oferece uma série de benefícios tangíveis para as campanhas de marketing:
- Maiores taxas de conversão : Ao direcionar as campanhas para o público certo, as empresas preparadas as chances de conversão, transformando leads em clientes.
- Melhor experiência do cliente : Ao entender as necessidades e os desejos específicos de cada pessoa, as empresas podem oferecer experiências personalizadas e relevantes, aumentando a satisfação do cliente.
- Otimização do orçamento de marketing : Ao direcionar campanhas para o público certo, as empresas evitam o desperdício de recursos com anúncios irrelevantes, otimizando o orçamento de marketing.
- Aumento do engajamento : Ao criar conteúdo relevante para cada pessoa, à medida que as empresas aumentem o engajamento do público, fortalecendo o relacionamento com os clientes.
- Menor Custo de Aquisição do Cliente (CAC) : Com um direcionamento melhor, o CAC vai cair porque será necessário investir menos para obter novos clientes.
- Maior retorno sobre o investimento (ROI) : Ao aumentar as taxas de conversão e modernizar o orçamento de marketing, à medida que as empresas maximizem o retorno sobre o investimento em suas campanhas.
..........
A precisão da persona é um fator fundamental para o sucesso das campanhas de marketing. Assim, com dados concretos e comportamentos reais no meio digital, as empresas criam pessoas planejadas e precisas, direcionando suas mensagens para o público certo e maximizando o retorno sobre o investimento.
Dessa forma, as empresas podem fazer campanhas de marketing mais focadas, precisas e rentáveis, porque trabalhar com o conceito de “pesca em soluções tecnológicas”. Ou seja, faça campanhas só pra quem interessa, evitando grandes e rotineiras perdas por se comunicarem com quem não compra seu produto ou serviço.
<datatag>
Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.