CRO: é possível otimizar sua taxa de conversão?
Se você não está satisfeito com a quantidade de leads que o site da sua empresa tem e com o número de pessoas que está chegando ao fim do seu funil de vendas e se tornando um verdadeiro cliente, está na hora de melhorar o CRO.
Com um pouco de empenho e trabalho é possível praticar ações que facilitem a conversão de visitantes em leads e leads em clientes. E sabe por que você vai querer começar a realizar essas práticas que potencializam a taxa de conversão hoje mesmo? Porque elas podem representar um aumento expressivo nas vendas da sua empresa.
Continue lendo este texto para conhecer algumas dicas de otimização que vão facilitar a estratégia de marketing digital do seu negócio.
O que é CRO?
Antes de passarmos para a parte prática do trabalho, precisamos entender detalhadamente o que significa essa sigla. CRO é o termo em inglês de Conversion Rate Optimization ou, na tradução literal para o português, Otimização da Taxa de Conversão.
A taxa de conversão é o número que mostra a quantidade de visitantes do seu site que está se tornando lead e o quanto desses leads estão virando clientes da sua empresa. A otimização dessa taxa é o conjunto de práticas que facilitam essa conversão até o estágio final do objetivo da sua estratégia de marketing digital, seja ela a educação do seu público-alvo, melhorar a reputação online ou vender mais.
Por que é importante sempre buscar a otimização da taxa?
Se você pensa em negócios e nunca está satisfeito com os resultados obtidos pela empresa porque acredita que sempre é possível melhorar, tenha em mente que buscar constantemente a otimização da taxa de conversão vai ajudar você a não desperdiçar tempo e nem esforço da sua equipe de marketing e vendas.
Veja abaixo alguns motivos para nunca descuidar do CRO da sua empresa e buscar sempre a melhoria do seu planejamento online!
Autoridade de marca
Se um dos objetivos das ações online do seu negócio é gerar mais conhecimento e autoridade de marca, a otimização da taxa de conversão pode ajudar muito. Isso porque quanto mais pessoas visitarem o seu site ou blog, mais intimidade elas vão ter sobre o que você oferece mesmo não consumindo o produto ou serviço.
Aumento das vendas
O aumento das vendas está totalmente ligado com a melhora da taxa de conversão se você aguarda negócios vindos pelos meios digitais. Quando sua empresa conseguir transformar mais visitantes em leads e mais leads em clientes, vai automaticamente potencializar o resultado das vendas.
Economia de tempo e dinheiro
Otimizando a taxa de conversão da sua página web você também vai praticar a economia de tempo e dinheiro. Isso porque a sua equipe vai precisar desempenhar menos esforços em convencer uma prospecção a se tornar um consumidor e vai poder empregar esforços em outras práticas dentro do trabalho.
Como fazer a otimização da taxa de conversão?
Certamente a pergunta que você está se fazendo neste exato momento é como realizar o CRO, não é mesmo? Por isso, separamos algumas dicas que podem surtir efeitos imediatos no seu planejamento estratégico. Veja abaixo!
Criar processos de qualificação de leads
Tenha em mente que nem todos os seus leads têm as mesmas necessidades no processo de compra e, por isso, alguns deles podem querer não passar por todo o funil de vendas. Portanto, é fundamental que a sua empresa qualifique essas pessoas para não desperdiçar o lead e perder uma oportunidade real de negócio.
Durante o processo de nutrição de lead, ofereça para a pessoa a possibilidade de chegar até o final do seu funil de vendas, seja por meio do encaminhamento direto para a compra online ou da opção de conversar com um atendente para solicitar suporte ou compra.
Realizar testes A/B
A palavra de ordem para o CRO é o teste. Nada melhor para saber qual é a forma mais adequada de apresentar landing pages, dispor elementos ou desenvolver a nutrição de leads do que testando formas diferentes para o mesmo grupo de pessoas.
Para realizar o teste A/B você vai precisar testar o mesmo conteúdo com pequenas alterações para um grupo específico de visitantes ou leads. Ao colocar essas pessoas em contato com a opção A e a opção B, fique de olho para ver qual delas agrada mais e facilita a conversão da sua persona.
Utilizar chatbot
As conversões acontecem 24 horas por dia e 7 dias por semana e em diversas vezes elas são possibilitadas com o atendimento individual do futuro cliente. Se a sua empresa não oferecer um atendimento para aquela pessoa no momento que ela está navegando pela página, pode perder instantaneamente a atenção.
Implementar um chatbot na estratégia pode ser a solução para os momentos que os profissionais da sua empresa não estão à disposição do indivíduo. Isso permite que todos sejam atendidos independentemente do horário ou o dia que for.
Implementar o remarketing
Sabemos que ter a atenção de um visitante é um trabalho muito árduo e por muito pouco, sejam fatores internos ou externos, perdemos o contato com aquela pessoa e a possibilidade de transformá-la em nosso cliente. Para que essa atenção e esse contato sejam retomados é possível fazer a utilização do remarketing.
O remarketing vai subsidiar para o visitante do seu site a lembrança sobre a sua empresa, mesmo quando ele estiver navegando em outro site ou estiver empregando um tempo em uma rede social. Essa ação pode ser crucial para recuperar uma audiência que até então estava completamente perdida.
Estas são algumas ações que podem ajudar você a fazer o seu negócio crescer cada vez mais, automatizando processos e economizando o tempo da sua equipe.
Agora que você sabe que é completamente viável e necessário desenvolver CRO na sua estratégia de marketing digital, não perca mais tempo e comece o processo hoje mesmo, fazendo algumas das mudanças indicadas neste texto. Se você gostou das informações e não quer perder mais nenhum conteúdo, nos siga no Facebook, LinkedIn e Google+ e acompanhe todas as nossas dicas.
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