Plano de Marketing, data-driven

Digital e Vendas 4 de Fev de 2025

Elementos Importantes de um Plano de Marketing Data-Driven

A era digital transformou a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. No campo do marketing, as transformações foram muito grandes, uma verdadeira revolução. Assim, as ações de prospecção terão muito mais chances de prosperar dentro de um bom plano de marketing. E todos eles passam por tecnologia de dados para maximizar a performance.

A quantidade de dados gerada a cada segundo é imensa e, quando analisada corretamente, pode ser a chave para o sucesso de qualquer estratégia de marketing. O plano de marketing data-driven utiliza o Big Data estruturado para identificar e direcionar suas ações para o público certo.

A Importância do Big Data na Construção de um Plano de Marketing Eficaz

O Big Data, quando utilizado de forma estratégica, permite que as empresas obtenham insights valiosos sobre seus clientes, seus comportamentos e suas preferências. Assim, ao analisar grandes volumes de dados, é possível identificar padrões e tendências que podem ser utilizados para criar campanhas de marketing mais personalizadas e eficazes.

Ajustes no Tráfego do Site Geram Mais Conversões e CAC Menor
A utilização dos dados de audiência para otimizar a captação de clientes cria um ciclo virtuoso que beneficia a empresa em diversas frentes. Assim, ao reduzir o CAC, a empresa reduz custos operacionais e pode liberar recursos para outras áreas.

1. Coleta e Organização dos Dados para um Bom Plano de Marketing Data-Driven

O primeiro passo para construir um plano de marketing data-driven é coletar e organizar os dados. Afinal, os dados podem ser provenientes de diversas fontes, como:

  • Site: Dados de navegação, páginas mais visitadas, tempo de permanência, taxa de rejeição.
  • Redes sociais:     Interações com a marca, seguidores, compartilhamentos.
  • E-commerce: Históricos de compras, carrinhos abandonados, produtos mais vendidos.
  • CRM: Informações sobre clientes, histórico de contato, preferências.
  • Ferramentas de analytics: Google Analytics, Adobe Analytics, etc.

A Importância de Dados Estruturados no Bom Plano de Marketing

Os dados estruturados são aqueles organizados em um formato específico, como tabelas ou bancos de dados. Portanto, eles são mais fáceis de analisar e interpretar, permitindo a criação de relatórios e dashboards personalizados.

Quanto maior for o grau de organização e atualização da base de dados (Big Data), melhor será a atividade de segmentação útil para diversas ações de marketing. Assim, este é um critério fundamental para o sucesso na prospecção.

2. Análise dos Dados e Criação de Personas

Com os dados coletados e organizados, é possível realizar uma análise aprofundada para identificar padrões e tendências. Assim, a partir dessa análise, é possível criar personas, representações fictícias dos seus clientes ideais.

As personas devem incluir informações detalhadas. Então, é preciso valorizar critérios importantes para a criação de personas, como :

  • Demografia: Idade, gênero, localização, renda, etc.
  • Comportamento: Hábitos de consumo, canais de comunicação preferidos, dispositivos utilizados.
  • Interesses: Hobbies, paixões, causas sociais.
  • Objetivos: O que o cliente busca ao consumir seus produtos ou serviços?
  • Desafios: Quais são os principais desafios que o cliente enfrenta?

3. Tecnologia de Dados para Detalhamento de Personas

Um dos maiores problemas que os gestores de marketing enfrentam é a falta de detalhamento das personas. Uma ideia superficial poderá trazer uma execução superficial de um plano de marketing. Porém, isso não gera bons resultados.

Pensando nessa necessidade, a PH3A Tecnologia da Informação desenvolveu o DataTag, ferramenta avançada de leitura de tráfego de Internet. Com o DataTag, será possível:

  • Captar até 3 vezes mais dados de tráfego
  • Entender as demandas dos visitantes, páginas melhores e piores, etc.
  • Identificar visitantes anônimos que não se logam no site
  • Conferir mais precisão à persona
  • Planejar e executar campanhas mais certeiras ao público exato.

4. Segmentação de Público é Fundamental para um Plano de Marketing

Com as personas bem visualizadas e definidas, é possível segmentar o público em grupos menores e mais homogêneos. Então, será possível criar mensagens e ofertas mais personalizadas para cada grupo, aumentando a relevância e a eficácia das campanhas.

Exemplos de segmentação:

  • Demográfica: Idade, gênero, localização.
  • Comportamental: Histórico de compras, frequência de visitas ao site, interações com as redes sociais.
  • Psicográfica: Estilo de vida, valores, interesses.

Isso significa um trabalho mais cuidadoso, em termos de mensagens aos prospects, com os leads ou os clientes. Ou seja, a comunicação atrai mais interessados ao site e fideliza os que já mantém contato ou fizeram compras.

Percepção da audiência oculta auxilia prospecção focada
Ao expandir suas análises as empresas ganham uma vantagem estratégica significativa. Com mais informações sobre a audiência, os insights são mais detalhados e possibilitam ajustes precisos em campanhas publicitárias, personalização de conteúdo e aprimoramento da experiência do usuário.

5. Importantíssimo: Direcionamento das Campanhas de Marketing

Após a segmentação, é possível direcionar as campanhas de marketing para cada segmento específico. Assim, será possível falar com as pessoas ligadas ao seu produto ou serviço, de maneira específica.

Com essa premissa resolvida, os anúncios poderão ser direcionados ao público exato, que consome o produto ou serviço da empresa. Então, é como trabalhar o conceito de “pescar em aquário qualificado”, ao invés do conceito ineficaz de “pescar em mar aberto”.

Além disso, existem diversas outras estratégias que podem ser aplicadas de forma rotineira. Então, algumas delas merecem destaque, a saber:

  • E-mail marketing: Criação de ações periódicas com e-mails personalizados, oferecendo conteúdos relevantes para cada segmento.
  • Marketing de conteúdo: Produza conteúdo relevante para cada persona, como artigos de blog, vídeos e infográficos.
  • Redes sociais: Crie conteúdos nas redes sociais direcionadas para cada segmento.

5. Mensuração e Otimização

Naturalmente, os números indicarão os caminhos corretos a seguir. Portanto, é fundamental acompanhar os resultados das suas campanhas de marketing e realizar ajustes conforme necessário.

Utilize ferramentas de analytics para medir o desempenho de suas ações e identificar oportunidades de melhoria.

Benefícios da Segmentação de Público Baseada em Dados:

  • Aumento da taxa de conversão: Ao direcionar suas mensagens para o público certo, a empresa aumenta a probabilidade de gerar leads e vendas.
  • Melhoria da experiência do cliente:     Oferecendo experiências personalizadas, será possível aumentar a satisfação do cliente e a fidelização.
  • Otimização do investimento em marketing:     Ao direcionar os recursos para os canais e públicos mais relevantes, a empresa obtém um melhor retorno sobre o investimento.
  • Melhor compreensão do cliente:     A análise dos dados permite um conhecimento mais profundo sobre seus clientes, permitindo tomar decisões mais estratégicas.

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O Big Data oferece um potencial imenso para as empresas que desejam otimizar suas estratégias de marketing. Então, todas as ações bem sucedidas de marketing passam pela tecnologia de dados

Com um modelo de plano de marketing data-driven, as empresas podem se destacar no mercado e construir relacionamentos duradouros com seus clientes. Ao coletar, analisar e interpretar os dados de forma eficaz, é possível criar campanhas mais personalizadas e relevantes, aumentando a eficácia e o retorno sobre o investimento.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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