Digital e Vendas 12 de Ago de 2022

Entenda e calcule com tecnologia de ponta a persona do seu negócio

Em matéria de marketing digital, cada detalhe pode ser importante para gerar ganhos ou perdas para os gestores da área. Em jogo, estão sempre tempo e dinheiro, ambos preciosos na retomada da economia neste período pós-pandemia que está se consolidando.

Além de observar o mercado, os concorrentes, as estratégias deles e compará-las com às da empresa, é muito importante ter uma atenção especial para a persona de seu negócio. Ela precisa ser muito bem definida.

Não estamos falando, exatamente, do público-alvo. Este, por definição, é mais amplo, abrange um perfil variável, um intervalo de possibilidades. É um grupo relativamente grande.

A persona reúne as características do grupo de clientes responsáveis pela maior parte do faturamento da empresa. Ela é a visualização do cliente fiel, de forma específica. E é exatamente sobre esta variável que se definem as estratégias. Daí a importância fundamental de acerto nesta etapa. Sem este acerto, as chances de dispersão e perda de tempo e dinheiro ficam muito elevadas.

Primeira parte da estratégia dá a direção correta a seguir

A etapa de identificação da persona é uma das primeiras e mais importantes de todas as etapas das estratégias de Inbound marketing. É sobre ela que se consolida a programação de trabalho.

A partir da persona é que se definem detalhes de como o produto ou serviço chegará ao possível cliente de forma atraente e persuasiva. É aí que se determinam de que forma ele será abordado: qual tipo de ação, tipo de mensagem, de linguagem, de conteúdo visual e auditivo, com imagem estática ou vídeo, em que horário, com qual carga emocional, etc.

Tudo é pensado em função da persona. O gestor estrategista a visualiza e tenta entender de que forma ela pode ser sensibilizada a reagir a comunicação recebida de forma propositiva.

Definição imprecisa gera campanha com alta dispersão

A forma mais fácil e rápida de definir a persona é traçar um perfil na base das experiências, das opiniões ou até mesmo do “achismo”. Normalmente, os gestores conhecem o perfil dos seus clientes de uma forma genérica.

Então os profissionais de marketing traçam as características da persona com os dados que dispõem e fazem suas ações de abordagem. Procuram oferecer aos seus prospects anúncios específicos em dias e horários apropriados, através de canais eficientes e apresentando produtos e/ou serviços interessantes.

As ações feitas com a persona mal definida causam investimentos perdidos, geram pouco tráfego, pouco retorno e não aumentam as vendas. Além disso, serão necessárias novas ações para entender o público-alvo e definir novamente a persona.

Novo radar automático ajusta a persona no começo do processo

Os sistemas Big Data reúnem um volume imenso de informações e as ferramentas integradas formam a persona com um rigor maior de informações. Assim, são mais detalhes para traçar o perfil desejado com mais precisão.

O módulo DataTag da PH3A Tecnologia desenvolveu com exclusividade um leitor avançado de identificação do visitante anônimo online no site das empresas. Com uma leitura dinâmica e precisa, o DataTag mapeia o tráfego não logado, que chega a ser por volta de 85% do total de visitas que o site recebe.

O sistema faz o mapeamento dos atributos dos muitos visitantes anônimos do site. Entende, segmenta e agrupa para leitura os perfis dos visitantes. Grande parte deles é identificada como se fossem clientes já cadastrados e isso tem uma utilidade imensa.

Assim que eles são relacionados e segmentados, têm seus dados acrescidos ao modelo já definido como persona. O perfil final vai sendo ajustado e até mesmo as possíveis mudanças de comportamento são visualizadas.

Os relatórios ainda trazem a informação preciosa das fontes de onde estão vindo os visitantes. As redes sociais e buscadores são grandes fontes de tráfego. Outras formas importantes de tráfego são os links externos, que medem a eficácia de parcerias. Tem também a entrada direta digitada no próprio site, que pode ser mensurada. Todas essas formas dão informações sobre os visitantes, o DataTag os enxerga e separa para entendimento dos seus usuários.

Em suma, esta tecnologia avançada contribui imensamente para fazer os ajustes no perfil do cliente, a persona de seu negócio.

Confira a premiação da Abemd à PH3A Tecnologia

Benefícios de dar foco à persona

Quando a empresa conhece com precisão sua persona, tem diversos avanços. O maior dele é que consegue estabelecer estratégias sobre um elemento correto e preciso. Isso diminui desvios e dispersões.

Com este princípio bem trabalhado, agora começam as ações de inbound marketing. As abordagens devem considerar o público certo com conteúdo específico para atraí-lo para o ambiente do site.

Então, com muitas visitações de personas ou de pessoas com perfil aproximado, é momento de celebrar o sucesso da operação. Os prospects estão no campo de consumo, prontos para se interessar pelo conteúdo, pelos produtos ou serviços oferecidos.

Outros ganhos de trabalhar com a persona bem estabelecida:

  • A empresa pode entender se o seu investimento está sendo bem aplicado, de forma a trazer os clientes para o seu site e gerando retorno financeiro satisfatório;
  • Os gestores poderão fazer os ajustes necessários, realocar investimentos nas áreas ou em produtos onde que possam obter mais conversão;
  • Com mais tráfego qualificado e direcionado para situações de compras, o retorno do valor investido é mais garantido, confirmando o sucesso da operação;
  • Relacionamento mais efetivo com os clientes, gerando fidelização e compras mais frequentes;
  • Aqueles que não efetuaram compras podem ter sido identificados, permitindo à empresa fazer comunicação específica, o que aumenta as chances de trazê-lo novamente para o ambiente de compras.

Definitivamente, é superimportante ter a persona muito bem compreendida e definida. Os achismos e imprecisões aumentam as chances de perdas. A tecnologia entra como solução para combater essas escolhas imprecisas.

A tecnologia confere maior riqueza de detalhes e precisão para o setor de marketing digital, especialmente no que diz respeito à persona. Eis uma etapa fundamental que pode direcionar bem ou mal as ações de marketing das empresas.

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