Entenda os Hábitos de Consumo para Encontrar Público
Encontrar o público exato para as ações de marketing e vendas, sem dúvida, é um dos grandes desafios do mundo corporativo moderno. Essa pode ser a diferença vital para as empresas alcançarem o sucesso e oferecer produtos e serviços para seus prospects. Assim, de uma forma permanente, empresas de todos os portes investem tempo, recursos e criatividade na árdua tarefa de identificar e alcançar os consumidores.
Esses prospects deverão ter a maior probabilidade de se converter em clientes fiéis e lucrativos no futuro. E a dificuldade é encontrar o público exato de consumidores num universo de mar aberto. Ou seja, faz-se necessário calcular o grupo exato de prospects, de forma a concentrar esforços nesse grupo específico de consumidores. Esse processo só é possível através do Big Data e tecnologia de dados.
Para Encontrar o Público, o Big Data Precisa Ser Estruturado
O Big Data se apresenta guiando as empresas em sua busca pelo público certo. Ainda sim, uma plataforma de dados somente poderá gerar resultados com um certo nível de organização e atualização.
Ou seja, através da análise de vastos conjuntos de dados provenientes de diversas fontes, as empresas podem considerar transações de compra, navegação na internet, interações em redes sociais e até mesmo dados demográficos e comportamentais. Então, quanto maior for a riqueza de informações, mais precisa e assertiva serão as estratégias das empresas que trabalham com Big Data.
Desvendando os Hábitos de Consumo para Vender Produtos e Serviços de Alto Valor
O poder do Big Data se torna ainda mais relevante quando o foco se volta para o público consumidor de itens de alto valor agregado. Esses consumidores, geralmente mais exigentes e com maior poder de compra, representam um segmento crucial para o sucesso de diversos setores.
Por exemplo, o mercado de seguros busca identificar os vendedores e compradores de veículos de alto valor, e essa busca se torna essencial para a venda de planos de seguro vantajosos.
Empresas Especializadas Podem Oferecer o Atalho para Encontrar o Público
A PH3A Tecnologia de Dados possui um dos maiores e mais atualizados Big Datas do Brasil. São milhões de registros, cada um com dezenas de atributos, que servem de fonte para diversas ferramentas inteligentes integradas.
Assim, para encontrar público pelo critério de hábitos de consumo, a PH3A desenvolveu o sistema DataAffinity. Nesta ferramenta estão contidos os hábitos de consumo de milhões de consumidores, que podem ser resumidos em 20 grupos diferentes. A segmentação inteligente vai se encarregar de dar precisão aos cálculos dos perfis.
Com os cálculos dos perfis, é possível segmentar grupos por similaridade ao perfil de consumidores das empresas e ofertar de forma anonimizada produtos e serviços para cada grupo. Assim, aumentam-se as chances de sucesso nas conversões porque as campanhas ficam mais focadas e certeiras nos grupos consumidores que as empresas desejam atingir.
Criando a Estratégia de Marketing Personalizada
Com o público certo em mãos, as empresas podem desenvolver estratégias de marketing personalizadas e direcionadas, maximizando o retorno sobre o investimento (ROI) e impulsionando as vendas. Assim, essa personalização pode se manifestar em diversos aspectos, como:
- Mensagens sob medida: Criação de campanhas de marketing com foco nos interesses, necessidades e hábitos de consumo do público-alvo.
- Canais de comunicação estratégicos: Utilização dos canais de comunicação de preferência do público-alvo, como redes sociais, e-mail marketing e anúncios direcionados. Então, é possível alcançar os clientes nos lugares certos e na hora certa.
- Ofertas personalizadas: Criação de ofertas e promoções personalizadas de acordo com o perfil do consumidor, uma estratégia que aumenta a atratividade da marca. Ou seja, a empresa vai oferecer a cada cliente um plano único e irresistível.
Outros Exemplos de Encontro de Público
Cada setor da economia possui as suas particularidades. Porém, todos ossetores podem se beneficiar imensamente da análise de dados de consumo para identificar e fidelizar clientes de alto poder de consumo.
- Setor financeiro: Bancos e instituições financeiras usam o Big Data para identificar clientes com potencial para investir em produtos financeiros de alta rentabilidade, como Private Banking ou fundos de investimento.
- Setor de varejo: Lojas de departamentos e marcas de luxo utilizam o Big Data para analisar o comportamento de compra dos consumidores, prever tendências de moda e personalizar ofertas de acordo com o perfil de cada cliente.
- Setor de turismo: Empresas de viagens e hotéis de luxo utilizam o Big Data para identificar turistas com preferências por destinos exclusivos, experiências diferenciadas e alto poder aquisitivo.
O Case do Mercado de Seguros
No mercado de seguros, a disputa pelo cliente ideal é acirrada. Ou seja, as empresas disputam um grande mercado e usam a tecnologia de dados o tempo todo.
Através da análise de dados de compra, histórico de crédito, comportamento online e outros indicadores, as seguradoras podem criar perfis precisos desses consumidores. Com isso conseguem criar a oferta de planos personalizados e com maior probabilidade de conversão.
De um modo geral, os revendedores e concessionárias possuem um papel importante nesse contexto, visto que eles já firmam parcerias com as seguradoras para oferecerem opções de seguro no ato da compra do automóvel.
Caso os vendedores não façam a venda do seguro junto com o veículo, as empresas de seguro poderão abordar os clientes num momento posterior.
DataAffinity no Mercado de Seguros
A análise de dados sempre é um trabalho importante e complexo porque há muitas informações disponíveis. Assim, sempre convém facilitar os grupos de informações para os estrategistas, especialmente na área de marketing.
Dentre as opções de filtros do DataAffinity, é possível separar alguns que sejam úteis para este mercado, a saber:
- Posse de Automóvel: Indivíduos com posse de veículo.
- Veículo Zero km: Indivíduos que adquirem majoritariamente veículos zero km.
- Automóvel de Luxo: Indivíduos com posse de veículo, associados a marcas de alto luxo, como Aston Martin, Bentley, BMW, Ferrari, Hummer, Porsche, Jaguar, Lamborguini, Maserati, Mercedes-Benz, Volvo, etc.
- Veículo Zero km: Indivíduos que adquirem majoritariamente veículos zero km.
- Seguros: Indivíduos que navegaram ou que foram consultados por empresas distintas do segmento de seguros.
Naturalmente, existem outros atributos importantes, como contas bancárias, posse de imóvel, etc. Ou seja, são formas de aprimorar ainda mais os filtros para encontrar públicos distintos.
Desafios e Ética no Mundo do Big Data
Apesar dos inúmeros benefícios, é importante reconhecer os desafios e as questões éticas associadas ao uso do Big Data. Assim, as empresas devem respeitar a legislação de dados de cada país para garantir a privacidade dos usuários de Internet. No Brasil, essa legislação é a LGPD, lei 13.7019/18, que entrou em vigor em agosto de 2020.
Além disso, a análise de dados complexos requer empresas com boa especialização, profissionais e ferramentas adequados. Logo, criar e desenvolver atividades de dados sem especialistas, pode ser arriscado ou inútil para as pretensões das empresas.
O Futuro Pertence àqueles que Sabem Encontrar Público Certo
Em um mundo cada vez mais competitivo e saturado de informações, a capacidade de encontrar o público certo se torna a principal vantagem competitiva para as empresas. O Big Data surge como uma ferramenta poderosa nessa jornada, fornecendo insights valiosos sobre o comportamento e as motivações dos consumidores.
As ferramentas inteligentes integradas trazem inúmeros benefícios às empresas. Assim, trabalhar sabendo extrair insights das fontes de dados e analisa-los de forma inteligente pode significar a diferença entre ser mais um em cada mercado, ou avançar para posições de liderança.
Ou seja, o futuro pertence àquelas empresas que conseguem decifrar a linguagem dos dados e utilizá-la para construir relacionamentos duradouros e lucrativos com seus clientes.
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A arte de encontrar o público exato e oferecer produtos e serviços de maneira focada e certeira é um dos grandes segredos do sucesso nas empresas. E essa prática passa pela tecnologia de dados e ferramentas inteligentes integradas para alcançar o sucesso.
O Big Data não é uma varinha mágica, mas sim um poderoso aliado na busca pelo público certo. Assim, as empresas podem prosperar em seus mercados com estratégias inteligentes ou continuar nas mesmas condições de sempre. A escolha é de cada uma.
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