Medidor especial de audiência melhora o funil de vendas
Dentre as muitas estratégias de marketing digital, o Inbound marketing é seguramente uma das mais importantes. É uma concepção do marketing que tem por objetivo atrair e converter clientes através de publicações de conteúdos relevantes. Um ponto fundamental neste processo é ter uma identidade online que seja atrativa e traga para visitação do site os prospects que serão trabalhados para virar clientes.
Os visitantes vêm do tráfego pago (ads) ou orgânico (espontâneo). Eles entram no site, navegam, as vezes se interessam e outras vezes não. A maior parte, mais de 90% de possíveis clientes acaba deixando seu ambiente digital sem se logar. Ou seja, no processo tradicional, a maioria das pessoas visita o site e não se cadastra. É um altíssimo grau de dispersão.
A nova tecnologia de Big Data trabalha exatamente nesse processo de dispersão e tem por objetivo melhorar de forma significativa todas as etapas do funil de vendas.
Processo tradicional de funil de vendas
Os sites investem muito para gerar um ambiente agradável e prático ao visitante. Alguns desses visitantes seguem uma certa rotina, vão se envolvendo no processo até chegarem à conversão final desejada pela empresa. A grande maioria, porém, desiste no meio do processo.
Os visitantes que chegam à conversão desejada pela empresa formam um grupo que deixa algumas informações básicas e se tornam leads. Eles passam a receber comunicações de ofertas, newsletters e assim tem início, de maneira distante, um relacionamento com o site. Algumas vezes dão atenção ao que recebem, outras não.
Sempre que novos visitantes entram no site, tem início um processo de ações persuasivas para fazê-los tornarem-se leads, depois leads qualificados, até finalmente se tornarem clientes.
Os novos visitantes podem ter acessado ao site de forma direta ou vindo através de um link. Neste momento, ele está no grupo maior, o view content. Depois, os grupos vão ficando cada vez menores, porém mais qualificados e mais próximos da conversão final desejada.
Quando o visitante vê a página de exibição dos produtos, e coloca aqueles que deseja no carrinho e confirma a transação, passa a fazer parte do grupo do add to cart. Com a compra confirmada, ele preenche os dados completos e passa a fazer parte do grupo do checkout. Por fim, o grupo final de purchase, o da compra efetuada.
Os grupos em sequência têm o formato de um funil. É um bom processo, mas tem seu custo, seu ritmo e alto grau de dispersão.
Como o novo radar DataTag diminui custos e aumenta a conversão
Grande parte dos visitantes deixam o site sem se logar ou preencher formulário. A tag especial instalada no site capta audiência e identifica uma parte dos visitantes anônimos. Assim, percebe uma audiência composta por pessoas com algum interesse no conteúdo do site.
A tecnologia DataTag faz uma varredura ampla para entender os visitantes que chegam a cada momento. Consegue compreender o mapa do tráfego anônimo e, gradualmente, enxerga os visitantes que não se logaram. É o radar automático de identificação, uma novidade na tecnologia de dados.
Entre as várias vantagens desta nova tecnologia, está o trabalho focado na audiência anônima. Os visitantes podem ser agrupados, segmentados e classificados. Podem ser referência para diferentes estratégias personalizadas. Mas o mais importante é que são identificados.
Além disso, o DataTag tem outros três grandes benefícios para o cliente:
1 - Aumenta a quantidade de leads do site.
2 - Dá elementos para o cliente otimizar a compra de mídia, visto que ele percebe qual a origem mais eficiente de tráfego, ou seja, de qual veículo de comunicação estão chegando leads dentro da persona.
3 - Reduz o custo de retargeting, já que identifica o perfil dos visitantes e qualifica os mais apropriados para serem trabalhados, de acordo com as estratégias do cliente.
A medida em que o cliente otimiza sua compra de mídia e faz retargetingcom foco mais bem ajustado, reduz a dispersão e, portanto, reduz custos para gerar mais leads, melhorando seu CAC (Custo de Aquisição do Cliente) no final da campanha.
Funil com DataTag é mais completo em todas as etapas
O alto volume de dados dos sistemas Big Data faz toda a diferença nesse processo. O radar automático identifica e, conforme o interesse da empresa, agrupa os prospects para comunicação específica. O importante é ter o controle do processo, de forma a aproveitar pelo menos uma parte deste volume que deixa o site sem se logar e sem preencher nenhum formulário. Isso faz toda a diferença.
Desses mais de 90% que dispersaram sem se identificar, com o DataTag uma parte passará a ser convidado pela empresa a retomar o contato, eventualmente já com alguma oferta especial, alguma ação de retargeting mais segmentada, ou uma situação que o visitante, devidamente identificado, deseja.
Ter esse visitante de maneira permanente no radar, aumenta as chances de torná-lo cliente. Afinal, ele agora está identificado e a empresa sabe que ele apresentou determinado interesse por um produto ou serviço.
Assim, o funil passa a ter um conceito alternativo, uma variante que sugere que comece de um grupo maior (de visitantes clusterizado) e que as fases seguintes (mais próximas à conversão) também continuem proporcionalmente sendo mais preenchidas, até a fase final do funil. Em qualquer campanha de conversão de um e-commerce, essa fase é a purchase, a compra propriamente dita.
E, como um funil mais completo e robusto significa mais vendas, os ganhos do cliente que trabalha efetivamente com o DataTag fazem um efeito cascata, tornando satisfatório também o ROI das campanhas.
Novo radar automático melhora os resultados
O DataTag é uma ferramenta exclusiva da PH3A Tecnologia. Trabalha de forma integrada a um grande Big Data, onde busca informações que ajudam a desenvolver seu radar avançado.
O DataTag movimenta mais pessoas por campanha. Gera mais leads qualificados, otimiza a compra de mídia e reduz os custos de retargeting.
A tecnologia é nova e atua rigorosamente dentro das diretrizes de proteção de dados, especificadas na Lei 13709 de 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A partir de agora, o DataTag passa a ser uma ótima opção para deixar mais preenchido o funil de vendas em cada etapa de seu processo e gerar diversos benefícios ao cliente.
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