Recuperação de Crédito 12 de Ago de 2022

Mercado de cobrança bomba no período pós-pandemia

Dentre os diversos segmentos de negócio com perspectiva de grande crescimento, seguramente o de recuperação de crédito é um dos mais promissores. O Brasil tradicionalmente tem milhões de pessoas inadimplentes, reflexo do quadro de sua de economia. A pandemia de Covid-19 acabou por agravar significativamente esse quadro.

Com a atividade econômica mais reduzida no biênio 2020-2021, o Brasil passou a ter um recorde de profissionais sem trabalho. No primeiro trimestre de 2021, a taxa de desemprego chegou a 14,7%, um total de 14,8 milhões de desempregados. A boa notícia é que, segundo o Ministério do Trabalho, em 2021 foram criados 2,5 milhões de empregos.

Esse quadro dá claros indicativos que sugerem ser muito promissor o mercado de recuperação de crédito em nosso país. Abaixo elencamos alguns fatores que reforçam essa informação.

Mercado imenso, mar de oportunidades

As dívidas dos inadimplentes comuns ultrapassam a casa dos R$ 245 bilhões. É uma média de R$ 4 mil por pessoa.

Segundo estudo “Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil” do Serasa, a inadimplência chegou ao incrível patamar de 62,21 milhões de inadimplentes em outubro passado, um verdadeiro mar de oportunidades.

Como a população adulta brasileira é estimada em 163 milhões de pessoas, significa que 38% da população adulta tem algum tipo de inadimplência pra tratar.

Economia em recuperação, momento ideal para negociar as dívidas

Depois de uma pandemia que devastou a economia do mundo inteiro, especialmente a ocidental, os países intensificaram a vacinação de sua população. Como resultado, a atividade econômica cada vez mais foi se intensificando e agora vivemos um momento de aceleração.

Neste ano de 2021, embora ainda existam restrições por conta da pandemia, o Brasil está retomando sua economia num ritmo forte. Pois, como informa o Caged, foram 2,5 milhões de novos empregos formais criados até setembro passado. É um avanço significativo diante do mesmo período do ano anterior – no início da intensificação das restrições –, quando foram fechados 559 mil postos de trabalho.

O mercado vem se recuperando de maneira acelerada. O Brasil o está retomando sua força de trabalho e o brasileiro a sua renda. E, com isso, crescem as possibilidades de começarem a acertar suas dívidas que ficaram paradas ou esquecidas por conta da pandemia.

Facilidade para incrementação e retomada das operações

Os custos operacionais de um escritório de recuperação de crédito vêm diminuindo com o passar do tempo. Isso porque a tecnologia entrou em campo, passou a fazer parte no dia a dia dessas empresas e a se ocupar de algumas atividades, tais como: abordagem do cliente, negociação e fechamento de contratos.

Dessa forma, é relativamente fácil retomar com força total os negócios nesse segmento. Não é preciso remontar escritórios, comprar mais equipamentos e contratar mais profissionais. Os novos e práticos sistemas de cobrança fazem grande parte das atividades que antes eram feitas e controladas por pessoas.

Tecnologia avançada e de baixo custo no mercado

O sucesso da operação depende da organização e do fluxo de informações que chegam a todo instante. A informação é instrumento fundamental para um trabalho bom, rápido e eficaz na atividade de cobrança.

Os números da dívida vêm do cliente, mas não são suficientes. Isso porque é preciso criar estratégias de trabalho que vão muito além de uma ligação telefônica. A tecnologia de dados tem um papel fundamental neste processo porque multiplica e organiza as informações de cada devedor, ampliando as chances de um diálogo mais produtivo ao longo do contato com o cliente. As informações e possibilidades devem ser claras, com gráficos, números e possibilidades, tudo visível numa só tela para evitar a necessidade de fazer cálculos e novas ligações futuras para o cliente.

O sistema se complementa com outros elementos facilitadores de alta tecnologia: A “Business Intelligence” que permite comparar informações do momento com informações do BigData integrado, tudo em tempo real. O “Cálculo de Score”, os “Gateways próprios de pagamento” e a “Comunicação Digital”. Todos esses complementos facilitam muito tanto o processo de negociação quanto o cumprimento dos pagamentos.

Processo de diálogo automatizado online para reduzir custos

O primeiro processo de negociação pode ser em ambiente online. É uma forma de facilitar a relação, dar o conforto que o cliente deseja para pensar e fechar o acordo e não se constranger pela necessidade de contato com um profissional humano. O sistema automatizado online pode negociar e fechar acordos 24 horas por dia, dando o tempo e a serenidade que o cliente tanto precisa para tomar sua decisão.

A ferramenta vai oferecer as possibilidades permitidas pela empresa credora, dentro do plano A, B ou C. O devedor fica à vontade para fazer as suas contas e desenvolver o processo de negociação, aceite, contrato e pagamentos. Tudo feito em ambiente online. A grande vantagem desta primeira etapa é permitir ao cliente que ele faça a melhor escolha e honre seu compromisso até o final.

CRM DataCob, completo e acessível para dar o start na operação

Uma das melhores ferramentas disponibilizadas para o mercado de recuperação de crédito é o DataCob da PH3A Tecnologia de Dados. A grande vantagem dele é a relação custo/benefício. Ele se acopla a um grande BigData que tem informações diversas, que sempre são úteis em qualquer processo que demande informações atualizadas. Com ele, é possível reunir numa só tela diversos dados importantes dos usuários e devedores.

Além do módulo online dinâmico e completo, que reduz os custos de aquisição e operação, o DataCob também tem as telas fáceis e práticas para os gestores e operadores visualizarem cada situação separadamente. Os gráficos e dashboards facilitam a leitura e permitem raciocínio rápido dos operadores que, eventualmente, estejam em contato telefônico com o cliente.

O DataCob ainda faz uma minuciosa análise de carteiras e segmentação de clientes, da forma mais conveniente e prática para a empresa. E ainda contém todos os facilitadores necessários para aumentar as chances de a operação ser bem sucedida.

A PH3A Tecnologia de Dados é uma empresa que conta com o certificado de segurança ISO 27001 do Bureal Veritas e atua 100% dentro da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Em 2021 ela foi amplamente premiada pela ABEMD (Associação Brasileira de Marketing de Dados).

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

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