Big Data e Localização 23 de Jan de 2023

Módulo de contagem do Big Data encontra o perfil preciso do público

É cada vez mais relevante para as empresas o uso de plataformas de informações de clientes e transações, os Big Datas. Aos poucos, mesmo as empresas mais tradicionais e familiares percebem as vantagens de armazenar e analisar dados comerciais para promoverem um relacionamento mais personalizado.

Novos clientes e novas vendas surgem da comunicação não presencial, e sim pela comunicação via Internet. Isso porque uma boa base de dados e uma boa estratégia de marketing fomentam mais negócios.

Surge daí a necessidade de trabalhar essas bases de informações fornecidas pelos clientes com muita qualidade e amplitude. Não basta ter informações de clientes armazenadas, é preciso enriquecer essas bases e analisar com olhar técnico o leque de informações para entendê-las.

É neste momento que entra em ação o módulo de contagem do Big Data, uma ferramenta bastante valiosa para determinar o perfil detalhado do cliente que acompanha a empresa e compra seus produtos. Uma análise segmentada é uma etapa imprescindível para criar e desenvolver estratégias eficazes de abordagem e relacionamento.

Perfil impreciso do público leva a desperdício de tempo e dinheiro

O processo de contagem e análise é importante porque delimita o público com quem você vai se relacionar, tendo como objetivo de obter engajamento e fidelização.

O empreendedor pega a sua base de informações e obtém assessoria de empresa especializada de tecnologia para enriquecer sua base, completar espaços vazios e perceber quais são os atributos que mais se repetem, e também os mais raros, que podem causar uma impressão equivocada.

Os relatórios permitem registrar características importantes de clientes e possíveis pessoas e empresas que têm perfil similar, e que podem vir a se tornar futuros clientes. As dezenas de atributos permitem a filtragem de dados que vão formar um perfil preciso de pessoas que estão ao redor, e que devem ser a base das estratégias de abordagem.

E não basta chegar ao perfil ideal do cliente, também é preciso eliminar os que não entram no perfil e os “meio parecidos”, que podem chamar a atenção, mas que têm poucas semelhanças com o perfil desejado.

Quanto mais informações forem reunidas para lapidar o público, mais precisão esse perfil terá e mais direcionadas serão as campanhas.

Área de abrangência geográfica, tópico importante para lojas físicas

Além de lapidar com precisão o perfil do cliente (ou semelhante), é importante também ver a questão da proximidade física em que estão os clientes procurados. Estar próximo das lojas físicas é um dos atributos importantes dos prospects.

As ferramentas inteligentes das empresas de tecnologia fazem uma delimitação geográfica importante, especialmente para as lojas físicas. Ela identifica esses clientes e também os possíveis futuros clientes num determinado raio de atuação. Por exemplo, num raio de 2 km ou 3 Km da loja, é possível envolver milhares de pessoas do perfil exato para que possam ser captadas pela ferramenta.

Assim, o módulo de contagem vai trabalhar analisando a plataforma de informações da empresa segmentando o perfil do público que se relaciona, e ainda determinando um certo raio de abrangência de interesse da loja. Sendo assim, é possível identificar onde moram ou trabalham os clientes ou prospects ao redor para trabalhar comunicação específica a eles, considerando momentos e ofertas oportunas do negócio.

Os lançamentos ou ofertas sazonais são exemplos ótimos para comunicação utilizando o critério geográfico. É uma forma de manter contato com o cliente, pedir indicações e oferecer descontos especiais. Trabalhar com módulo de contagem e comunicação específica por critérios geográficos é uma estratégia imprescindível para trabalhar o conceito positivo de atendimento.

PH3A ajuda o cliente a trabalhar e melhorar a sua base

O módulo de contagem da PH3A Tecnologia da Informação trabalha enriquecendo dados para análise mais minuciosa do perfil do público. Além disso, a PH3A detém uma expertise de mais de 25 anos no mercado de tecnologia e presta uma assessoria mais útil no sentido de organização de plataforma de dados.

Assim, a PH3A auxilia a empresa para organizar uma boa base de informações, para então enriquecer os dados e analisar a base com um olhar técnico. Com este preparo, é possível segmentar com detalhamento o perfil do público de qualquer empresa para promover rotinas eficazes de comunicação com seus clientes e prospects. O resultado final é de superávits animadores nas ações comerciais.

Tem negócio local? Faça prospecção digital!

Os 5 Vs de um BigData que maximiza resultados.

Clientes ou Prospects Off-line e On-Line

Levando em consideração a base off-line, ou seja, a base que foi feito o enriquecimento de clientes ou o estudo geográfico de prospects de pessoas que moram ou trabalham próximo de uma loja física, não podemos falar de prospecção sem esquecer de pessoas que visitam seu site, e-commerce, landing pages etc. Eles também são prospects com grande chance de conversão. Mas isso é uma assunto para uma outra ferramenta da PH3A, o DataTag.

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome completo
Digite uma data de nascimento
Digite um e-mail válido
Digite um telefone celular válido
Por favor digite uma mensagem