Negociação online em cobrança dá certo em até 43% das abordagens
Em matéria de gestão de recuperação de crédito e cobrança, o mercado continua cheio de oportunidades. O Brasil sempre tem uma margem de mais de 60 milhões de pessoas com dívidas em aberto, segundo a Serasa Experian.
Mas as empresas possuem dificuldades em organizar processos e acabam se prendendo às barreiras encontradas no caminho, perdem velocidade e oportunidades.
Pensando nisso, a PH3A Tecnologia de Dados aperfeiçoou o seu produto de ponta para este setor, o DataCob. A parte online foi ampliada porque concentra as primeiras abordagens, negociações e acordos em ambiente de Internet.
Se comparado ao processo tradicional, as investidas online alcançam sucesso em até 43,8% das negociações, uma melhoria e tanto. Segundo o gerente comercial da PH3A Toshio Takara, profissional com mais de 20 anos de expertise na área de cobrança, este feito se deve à inteligência de dados e processos por trás da ferramenta.
“A análise prévia da situação financeira, score e renda presumida, com campanhas de SMS, e-mails, links e banners com avisos de descontos, tudo isso direciona o inadimplente ao portal de autoatendimento. Ambiente digital, pronto 24 horas por dia, 7 dias por semana são fatores que geram excelentes resultados”, afirma Toshio.
Com a parte online mais ampla e atuante, o sistema DataCob passa a ser um dos mais completos do mercado, diminuindo as dificuldades dos processos, dando fluidez e produtividade para os setores e empresas de recuperação de crédito.
CRM robusto antes do ambiente online
Mas é preciso mais do que estar em um ambiente online, é preciso contemplar todas as necessidades das empresas, desde a menor até a líder de mercado. Além disso, as negociações podem ser de forma amigável, pré-jurídico ou jurídico, e isso implica em tratamento diferenciado para cada caso, principalmente no que diz respeito a prazos e documentos.
Nesse sentido, os recursos avançados conferem mais preparo aos processos e garantem um melhor resultado nas operações online:
- Análise de carteira para priorizar o inadimplente com maior score e renda compatível.
- Enriquecimento e atualização de dados, tais como score, óbito, renda individual e familiar.
- Comunicação rápida, via e-mail e/ou SMS.
- Business Intelligence.
- Collection score que representa uma pontuação de análise rápida do perfil do devedor.
- Gateway próprio de pagamento.
- Controle total sobre propostas, termos, acordos, parcelas, etc.
- Telas de consultas rápidas, resumidas e visualmente atraentes para uma comunicação clara e persuasiva.
Diálogo pela Internet diminui as rejeições
Esta é uma grande vantagem para diminuir o inevitável constrangimento que muitos devedores apresentam ao negociarem suas dívidas. O ambiente online permite que a comunicação seja similar à comum (com humanos), mas sem o “olho no olho”. A conversa é com a máquina.
Todas as informações e valores acordados são idênticas ao ambiente tradicional, seja por telefone ou presencial. Assim, o encaminhamento de processos, o acordo, a comunicação, toda ela é idêntica e tem o mesmo valor jurídico.
Esta etapa ainda elimina o grande volume de papel que poderia ficar para o staff que trabalha da maneira tradicional.
Ambiente disponível 24h por dia, 7 dias por semana
O ambiente online possibilita o acesso a qualquer hora. O devedor pode dar andamento à negociação em situações comuns do dia a dia, como durante a locomoção ao trabalho, durante o horário de almoço, ou mesmo à noite ou madrugada.
Isso facilita o contato, a negociação, elimina espera, imprevisto, evita que o devedor precise deixar o trabalho, etc. Assim, fica melhor e mais rápido para dar andamento ao processo de acordo.
Conta, ainda, o fato de que qualquer computador ou celular é um facilitador. Ou seja, o acordo está literalmente ao alcance do interessado em acertar suas pendências, de maneira simples e rápida.
Continuam os benefícios e estímulos ao acordo fechado
Naturalmente, o tamanho da vantagem de ter um bom sistema online de negociação varia de acordo com a segmentação prévia das carteiras, das facilidades de comunicação via online e também dos atrativos concedidos pelos credores. Os resultados oscilam.
Os bancos e financeiras concedem percentuais variáveis de desconto e formas de parcelamento, sempre com um plano B ou C para firmar o contrato. A todo momento, os devedores podem tentar deixar a negociação e isso requer uma nova tentativa de retomar o diálogo, desta vez com um plano mais atraente.
Acordo fechado, contrato firmado, hora de controlar
Com a negociação concluída, vem mais uma etapa online para firmar o acordo. Nada de redigir novos contratos, ele já fica disponível para o aceite do cliente. A seguir começa uma outra etapa, o de acompanhamento.
Com os pagamentos programados, fica como opcional ao gestor do setor ou da empresa de cobrança, avisar o devedor antecipadamente. É uma forma de lembrar os esquecidos, aqueles que confiam na memória e não fazem anotações.
Os lembretes dão informações sobre os pagamentos e se antecipam a um eventual imprevisto que o cliente possa ter – dificuldade de sair, de ir ao banco, de Internet, etc – e que o impeça de realizar o pagamento, conforme o contrato.
Sistema de ponta com melhor custo-benefício
O DataCob é um sistema completo e ágil para setores e empresas de cobrança. Com muitas melhorias na organização dos processos, ele confere alta produtividade e reduz custos operacionais.
Sendo assim, a PH3A tem um dos CRMs mais adiantados, seguros e produtivos do mercado, com um custo-benefício incrivelmente atraente.
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