O radar plus de audiência que qualifica o funil de vendas
Dentre as muitas estratégias de marketing digital, o Inbound marketing é seguramente uma das mais importantes. É uma concepção do marketing que tem por objetivo atrair e converter clientes através de publicações de conteúdos relevantes.
Um ponto fundamental neste processo é ter uma identidade online que seja atrativa e traga para visitação do site os prospects que serão trabalhados para virar clientes.
Os visitantes vêm do tráfego pago (ads) ou orgânico (espontâneo). Eles entram no site, navegam, às vezes se interessam e outras vezes não. A maior parte, mais de 95% de possíveis clientes, vai embora sem se logar e sem preencher nenhum formulário.
Ou seja, no processo tradicional, a maioria das pessoas visita o site e não se cadastra. É um altíssimo grau de dispersão. A nova tecnologia de Data Base trabalha exatamente nesse processo de dispersão e tem por objetivo melhorar de forma significativa todas as etapas do funil de vendas.
Processo tradicional de funil de vendas
Os sites investem muito para gerar um ambiente agradável e prático ao visitante. Alguns visitantes deixam seus dados para receber comunicação e se tornam leads.
Eles passam a receber ofertas, newsletters e assim tem início, de maneira distante, um relacionamento com o site.
Sempre que novos visitantes entram no site, tem início um processo de ações persuasivas para fazê-los tornarem-se leads, depois leads qualificados, até finalmente se tornarem clientes.
Os novos visitantes podem terá acessado o site de forma direta ou vindo através de um link. Neste momento, ele está no grupo maior, o view content. Depois, os grupos vão ficando cada vez menores, porém mais qualificados e mais próximos da conversão final desejada.
Quando o visitante vê a página de exibição dos produtos, e coloca aqueles que deseja no carrinho e confirma a transação, passa a fazer parte do grupo do add to cart.
Com a compra confirmada, ele preenche os dados completos e passa a fazer parte do grupo do checkout. Por fim, o grupo final de purchase, o da compra efetuada.
Os grupos em sequência têm o formato de um funil. É um bom processo, mas tem seu custo, seu ritmo e alto grau de dispersão.
Como o novo radar DataTag diminui custos e aumenta a conversão
O visitante anônimo que não se logou e não deixou seus dados no site não é visto pelos sistemas comuns. Mas o novo radar DataTag capta o movimento dele.
Cada visitante fica um determinado tempo e navega de uma certa maneira. Assim, acaba deixando registros que são entendidos e guardados pela inteligência artificial (IA).
A tecnologia DataTag faz uma varredura ampla para entender os visitantes que chegam a cada momento. Consegue fazer uma leitura detalhada do tráfego anônimo e, gradualmente, identificar os visitantes que não se logaram e não preencheram nenhum formulário. É o radar automático de identificação, uma novidade na tecnologia de dados.
Entre as várias vantagens desta nova tecnologia, está o trabalho focado nos dados anônimos. Os visitantes podem ser agrupados, segmentados e classificados. Podem ser referência para diferentes estratégias personalizadas. Mas o mais importante é que são identificados.
Além disso, o DataTag tem outros três grandes benefícios para o cliente:
- Aumenta a quantidade de leads do site
- Dá elementos para o cliente otimizar a compra de mídia, visto que ele percebe qual a origem mais eficiente de tráfego, ou seja, de onde vem mais visitantes e se o veículo de comunicação escolhido, está levando o perfil correto para o site.
- Reduz o custo de retargeting, já que identifica o perfil dos visitantes e qualifica os mais apropriados para serem trabalhados, de acordo com as estratégias do cliente. Afinal, não faz sentido seguir os registros fora do perfil.
Na medida em que a empresa otimiza sua compra de mídia e faz retargeting com foco mais certeiro, minimiza a dispersão e, portanto, reduz custos para gerar mais leads.
Um problema comum no dia a dia de prospecção
Muitas empresas, utilizam seu CRM de compradores, para fazer campanhas digitais, utilizando técnicas de look alike, (buscando pessoas semelhantes dos dados do CRM).
Porém hoje no Brasil, existem mais de 70 milhões de pessoas negativadas, e as grandes plataformas como Google e Meta (Facebook e Instagram) não possuem filtros de crédito dentro dos seus gerenciadores de anúncios.
Sendo assim, passa a ser grande o risco de trazer um tráfego, de prospects negativados e que possam não estar no seu melhor momento financeiro.
A PH3A Tecnologia da Informação, desenvolveu um conceito, de poder levar um tráfego muito mais qualificado deixando de usar a técnica de look alike e passando a utilizar o conceito de Custom Audience.
Isso significa falar somente com os clusters corretos e que estejam com condições financeiras mais adequadas aos produtos ofertados. Aumentam as chances de conversão, pagamento por parte do cliente e reduzem-se as chances de problemas.
Funil plus DataTag é mais cheio em todas as etapas
O alto volume de dados do sistema Big Data faz toda a diferença nesse processo. O radar automático identifica e, conforme interesse da empresa, agrupa os prospects para comunicação específica.
O importante é ter o controle do processo, de forma a aproveitar pelo menos uma parte deste volume que deixa o site sem se logar. Isso faz toda a diferença.
Desses mais de 95% que dispersaram sem se logar e sem preencher nenhum formulário, com o DataTag uma parte passará a ser convidado pela empresa a retomar o contato de forma anonimizada, eventualmente já com alguma oferta especial, alguma ação de retargeting mais segmentada, ou uma situação que o visitante x, devidamente identificado, deseja.
Ter esse visitante de maneira permanente no radar, aumenta as chances de torná-lo cliente. Afinal, ele agora está identificado e a empresa sabe que ele apresentou determinado interesse por um produto ou serviço.
O visitante já está “catalogado” em determinado perfil de conhecimento na base de dados da empresa. Era apenas um visitante “escondido”, agora é um prospect para ser trabalhado.
Assim, o funil passa a ter um conceito alternativo, uma variante que sugere que comece de um grupo maior (de visitantes) e que as fases seguintes (mais próximas à conversão) também continuem proporcionalmente sendo mais robustas, até a fase final do funil.
Em qualquer campanha de conversão de um e-commerce, essa fase é a purchase, a compra propriamente dita.
E, como um funil mais cheio e robusto significa mais vendas, os ganhos do cliente que trabalha efetivamente com o DataTag fazem um efeito cascata, tornando satisfatório também o ROI das campanhas.
Novo radar automático melhora os resultados
O DataTag é uma ferramenta exclusiva da PH3A. Trabalha de forma integrada a um grande Big Data, onde busca informações que ajudam a desenvolver seu radar avançado.
O DataTag movimenta mais pessoas por campanha. Gera mais leads, otimiza a compra de mídia e reduz os custos de retargeting.
A tecnologia é nova e atua rigorosamente dentro das diretrizes de proteção de dados, especificadas na Lei 13709 de 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As informações obtidas são públicas e o DataTag tem a inteligência e a velocidade ideais para identificar o visitante anônimo.
A partir de agora, o DataTag passa a ser uma ótima opção para deixar mais preenchido o funil de vendas em cada etapa de seu processo e gerar diversos benefícios ao cliente.
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