Tráfego anônimo de Internet

Digital e Vendas 27 de Abr de 2023

O tráfego anônimo do seu site tem grande utilidade

Uma das formas mais eficazes de fazer campanhas produtivas é começando pela análise de tráfego habitual no site da sua empresa. Isso porque as estratégias de inbound marketing trazem o visitante para o site, que vai se sentir confortável ou, simplesmente vai embora.

E além de observar os leads ou clientes já conhecidos, é importante também observar aqueles que vão embora sem deixar seus dados, que infelizmente no Brasil essa taxa de visitantes anônimos chega a bater 95%. Quantos são os que deixaram o site? Por que deixaram o site? Quanto tempo, em média, ficaram? Quais páginas visitaram?

Além disso, já existem ferramentas tecnológicas de grande poder de leitura de tráfego, que identificam parte dos visitantes anônimos e permitem verificar informações valiosas sobre eles. Afinal, são eles que se mostram insatisfeitos, indicando que preferem procurar informações ou ofertas na concorrência, ou mesmo procurar outros assuntos.

Saiba interpretar a movimentação do tráfego anônimo

O visitante anônimo chegou a determinada página, ficou alguns segundos e foi embora. Ou, viu alguns produtos e não comprou. Ou, ainda, deu uma passada na primeira página e desistiu. Se esse evento for isolado, não haverá problema. Mas se houver vários visitantes deixando o seu site, uma ou mais páginas estão mal trabalhadas.

Existem elementos da sua página que não estão atraentes. Ou a configuração visual, a disposição dos assuntos ou das ofertas, talvez. Pode ser também a parte primeira da home que causa impressão fraca ou desagradável. Há muitas possibilidades.

O visitante anônimo pode ficar alguns segundos ou minutos, pode navegar e se sentir confortável por algum tempo. Os que ficam mais tempo são os que mais dão sinais de navegação, por onde andaram, quanto tempo ficaram antes de deixarem o site.

Essas informações podem ser segmentadas em números e gráficos para montar um mapa do comportamento do visitante online. Com elas, é possível entender como anda o bom funcionamento do site, quais as partes ou páginas que funcionam melhor. A grande utilidade dessas informações é de ajudar a visualizar melhor a sua persona.

Arma secreta: Identifique o ID de uma parte do tráfego anônimo

As ferramentas mais avançadas de leitura de tráfego já conseguem identificar o visitante online associado a grandes plataformas de Big Data. Com isso, alguns deles são identificados e essas informações passam a ter grande valor.

A PH3A Tecnologia de Dados desenvolveu o sistema DataTag, que tem a capacidade de fazer uma leitura potente de tráfego em determinado site, de modo a identificar alguns dos visitantes em quantidades que variam conforme as condições, principalmente tempo de navegação e ambientes percorridos no site.

Os testes internos da PH3A sugerem que o DataTag capta pelo menos 3 vezes mais informações que uma leitura comum, feita atualmente. Essa é uma marca importante, mas pode ser ainda melhor na medida em que os visitantes navegam mais, clicam mais nos links, visitam mais partes do site.

A ferramenta faz uma conferência em tempo real e correspondência com o seu volumoso Big Data, formado aos poucos ao longo de 25 anos, higienizado e depurado, e com milhões de registros atualizados. É um grande diferencial ter uma plataforma assim de DataBase porque facilita a velocidade das ferramentas integradas de tecnologia, muito úteis às empresas.

O DataTag entrega uma listagem de visitantes anônimos que passam a ser identificados pelo Big Data da PH3A, com informações valiosas para os estrategistas de marketing. A partir dessas informações e de outras vindas do próprio cliente, é possível enxergar com precisão a persona da empresa, o perfil do cliente ideal.

O próximo passo é buscar no Big Data vários outros usuários que possuam o mesmo perfil para ampliar a base de prospects qualificados. É o público look alike. E para aqueles que não deram o opt-in autorizando receber comunicação dos sites, a publicidade com impacto anonimizado, entra em ação para uma nova tentativa de venda ou captura do opt-in.

Dessa forma, a legislação de dados permanece respeitada e sendo parâmetro firme para desenvolver campanhas produtivas.

Comparativo de Leitores de Tráfego - Google Analytics x DataTag
O DataTag tem o grande diferencial de captar informações individualizadas de parte da movimentação anônima gerando mais leads. Ele traz uma gama de informações encontradas no Big Data da empresa.

O tráfego que iria embora acabou servindo para ajustar a persona

No final das contas, com a ferramenta avançada de leitura de tráfego anônimo, o DataTag, a parte da visitação anônima que sairia desconhecida, passa a ser de grande utilidade. Porque os anônimos entram no complexo cálculo da persona e dão elementos para visualizá-la de forma mais exata, já que foram identificados.

O cálculo preciso do cliente ideal é a informação mais valiosa que os gestores de campanha podem ter. Porque essa informação dá as diretrizes que vão direcionar com precisão as ações de marketing.

A persona faz as campanhas chegarem efetivamente ao público-alvo correto, aquele que tem o perfil desejado e provavelmente está no momento ideal para compra.

A partir daí o processo tem continuidade e efeito de atração desse público com uma boa e talentosa peça de publicidade, um bom criativo para chamar a atenção e trazer o tráfego esperado com muitos prospects qualificados, que poderão se tornar leads ao deixarem seus dados para receber comunicação, ou clientes quando efetuam uma compra.

Radar de Tráfego resgata cliente de carrinho ou formulário abandonado
Cada vez mais, as empresas que têm e-commerce se preocupam com prospects que, na última hora, desistem de concluir uma compra ou de registrar os seus dados no site. Entender o comportamento online dos milhões de usuários a todo instante é uma ação fundamental para se manter visível e competitivo

As campanhas ficam mais robustas, atraem mais prospects qualificados e tendem a fazer todo o processo valer a pena e chegar a ótimas métricas de análise.

Em resumo a plataforma DataTag consiste em auxiliar o processo de marketing da seguinte forma:

  • Levando um tráfego mais qualificado para o site, utilizando personas mais confiáveis e deixando de usar estratégias como o look alike para ações de custom audiences.
  • Otimizado a compra da mídia, informando qual veículo de comunicação está entregando o melhor tráfego.
  • Gerando 3 a 5 vezes mais leads qualificas com o conceito de Cookie Pool – PII.
  • Reduzindo o custo de retargeting / remarketing, pois não faz sentido seguir pessoas que estão for do seu perfil, da persona ideal.

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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