Tráfego de Internet, campanha publicitária

Digital e Vendas 27 de Fev de 2024

O tráfego da Internet faz campanhas de marketing focadas

O tráfego da Internet é uma referência que pode ser usado por empresas de todos os tamanhos. Através dele é possível atingir um público global para ações de divulgação de  produtos e serviços, gerar lides, realizar vendas e campanhas de marketing.

Porém, para que todas as ações e campanhas promovidas sejam realmente eficazes, é importante calcular e entender adequadamente a persona de seu negócio. Isso pode ser feito com a coleta de dados do tráfego na Internet.

Os dados coletados podem fornecer informações sobre a faixa etária, o gênero, os interesses e os hábitos dos visitantes de um site ou blog. Com essas informações, as empresas podem criar suas ações e campanhas de marketing de maneira mais eficientes.

A importância dos dados de tráfego para a competitividade das empresas

Hoje, em razão da globalização e da grande competitividade, as empresas precisam se diferenciar para se destacarem. Uma das maneiras de fazer isso é investir em marketing digital.

O marketing digital é uma estratégia que utiliza canais digitais, como a internet, para alcançar e interagir com o público-alvo. Para ser eficaz, o marketing digital deve se basear em dados.

Os dados são uma fonte valiosa de informações para as empresas, principalmente os dados de tráfego. Com eles, as empresas podem entender melhor o seu público-alvo, segmentar suas campanhas, personalizar seu conteúdo e promover ações de retargeting  mais eficientes.

Ao utilizar os dados de tráfego da Internet, as empresas podem criar campanhas de marketing que gerem melhores resultados. E com isso, possibilitar um aumento nas vendas, na obtenção de leads e na fidelização de clientes.

As empresas que utilizam dados de tráfego de maneira correta, têm uma vantagem competitiva significativa. Elas são capazes de entender melhor o seu público-alvo e criar campanhas de marketing mais objetivas e relevantes.

Captura do tráfego: Personas, Prospects, Hot Leads, B2B, B2C, B2B2C
De todas as etapas de uma campanha de marketing, a comunicação destinada aos visitantes do site é uma das mais importantes. Porque eles tiveram o impulso de visitar o site e, em alguns casos, chegaram a apresentar interesse em algum produto ou serviço. A partir de agora, a comunicação corporativa

O desafio de trabalhar com os visitantes anônimos, que representam mais de 95% do total do tráfego da Internet

Quase todo o tráfego da Internet é composto por visitantes anônimos. Na prática, mais de 95% das pessoas que navegam não se identificam, não se logam e não preenchem formulários.

Sendo assim, os estrategistas segmentam e trabalham o público através das principais plataformas de mídia, porém, sem saber quem são as pessoas que compõem o grupo de prospects trabalhados. Dessa forma, não é possível identificá-los para ações futuras.

Isso não chega a ser um impeditivo para campanhas, os estrategistas conseguem nomear grupos, sem inserir os visitantes em suas bases de dados.

A tecnologia que identificação visitantes anônimos

No Brasil, a PH3A Tecnologia da Informação entendeu a demanda do mercado para obter mais dados da visitação anônima dos sites e criou o DataTag, uma ferramenta que trabalha com a tecnologia cookie pool, de forma a monitorar de maneira permanente a visitação da Internet.

Assim, com a utilização do DataTag, as empresas poderão ter parte da sua visitação anônima identificada individualmente e mais dados entrarão nos relatórios para análise posterior.

Naturalmente, com uma quantidade maior de dados analisados os gestores de marketing poderão calcular com maior precisão a persona e promover ações com melhor qualidade para suas áreas comerciais.

Além disso, as empresas poderão identificar as origens da visitação e focar suas ações futuras em mídias com melhor resultado, bem como dispensar as mídias mais fracas. Essa procedimento se aplica especialmente às ações de retargeting.

Com a tecnologia cookie pool do DataTag, as empresas podem coletar dados de tráfego sobre visitantes anônimos e criar campanhas de marketing mais eficazes, tanto no momento da coleta, quanto no futuro, na medida em que entendem melhor o perfil do visitante do site.

Dados coletados, hora da segmentação de público

A segmentação de público é uma das técnicas mais importantes para criar campanhas de marketing que geram bons resultados. Com os dados de tráfego, as empresas podem segmentar seu público-alvo por faixa etária, gênero, interesses e outros critérios.

Por exemplo, uma empresa que vende roupas femininas pode segmentar seu público-alvo por faixa etária (mulheres de 25 a 45 anos) e interesses (moda e estilo).

Uma empresa de produtos esportivos masculinos pode segmentar seu público-alvo também por faixa etária (homens de 20 a 40 anos) e interesse (futebol).

A segmentação de público para as ações de marketing é fundamental, na medida em que elas são direcionadas ao público consumidor dos produtos oferecidos pela empresa. Sem esse ajuste preciso, as ações seguirão sem direção e entrarão no conceito de mar aberto, gerando ineficácia e dispersão nas ações.

Público segmentado, hora da prospecção

São várias as formas de comunicação ativa com os prospects. E com as informações valiosas dos dados coletados, será possível ações direcionadas para:

Personalização de conteúdo

A personalização de conteúdo é uma maneira de usar dados de tráfego de Internet para criar campanhas de marketing que atinjam seus objetivos. As empresas podem personalizar o conteúdo de suas campanhas para atender às necessidades específicas de seu público-alvo.

Campanhas com ação direta

Campanhas com envio de mensagens, imagens e vídeos com a exposição da marca e respectivo convite para um call to action. É o convite para vir até um site, deixar os dados cadastrais, ou mesmo efetuar uma compra. Há diversas possibilidades para a conversão pretendida pela empresa.

Retargeting

O retargeting é uma técnica que exibe anúncios para pessoas que já visitaram o site da empresa. Na prática, a empresa segmenta essas pessoas e procura fazê-las voltar ao site para comprar algum produto que já foi pesquisado por elas. Os anúncios são exibidos, na medida em que as pessoas continuam navegando na web.

Fidelização de clientes

Os dados de tráfego também podem ser usados para ações de fidelização. Com eles, a empresa identifica pessoas que já compraram seus produtos ou serviços e criam campanhas de relacionamento com o objetivo de mantê-las como clientes. E essa comunicação pode ser variada, como fazer uma pesquisa, uma oferta especial ou um cumprimento na data de aniversário.

Radar de Tráfego resgata cliente de carrinho ou formulário abandonado
Cada vez mais, as empresas que têm e-commerce se preocupam com prospects que, na última hora, desistem de concluir uma compra ou de registrar os seus dados no site. Entender o comportamento online dos milhões de usuários a todo instante é uma ação fundamental para se manter visível e competitivo

A medição dos resultados

Para as campanhas, existem diversas formas de medir os resultados. E esses resultados são medidos através de índices e números. Naturalmente, uma análise mais aprofundada depende do objetivo de cada campanha, se é de tráfego, de geração de leads, de vendas etc.

Os índices mais importantes para medir resultados são:

· CPC (Custo por Clique)
· CPA (Custo por Aquisição)
· ROI (Retorno Sobre o Investimento)

Os índices e números que medem resultados geralmente estão em evidência nos painéis das principais plataformas de mídia da Internet, como Google e Meta.

Existem ferramentas importantes que dão um panorama geral de tráfego, como páginas e links acessados, tempo de navegação, origem da audiência etc. O DataTag faz essa medição com os dados captados do tráfego.

Tecnologia de dados, um caminho sem volta

Com os dados de tráfego da Internet, as empresas passam a entender melhor seu público-alvo, a segmentar suas campanhas, personalizar seu conteúdo, se comunicar e fidelizar seus clientes.

Assim, com um bom entendimento do público-alvo, as empresas podem ajustar melhor seu conteúdo e direcioná-lo para cada tipo de campanha. O resultado será sempre melhor porque é a comunicação correta para o público exato.

A tendência de um trabalho com esse grau de exatidão é obter um número satisfatório de conversões. Mas os gestores não devem dispensar os trabalhos de análises, até que os resultados se mantenham sempre rentáveis, a ponto de compensar os investimentos feitos nas campanhas.

E, finalmente, a utilização da tecnologia cookie pool aparece como uma vantagem a mais neste processo, uma vez que o público que o DataTag  identifica passa a ser um ativo da empresa, e servirá para ações presentes e futuras.

Assim, em cada ação de mídia que for feita, um novo volume de visitantes poderá ser tornar cliente. Esta rotina passa a ser permanente e cada vez se aprimora mais.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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