Para uma prospecção mais certeira, use o método de “pesca no aquário”
Os estrategistas de marketing digital gastam grande parte de seu tempo no processo caro e demorado de compreensão do público de destino de suas campanhas. Dependendo das circunstâncias, esse processo pode gerar muitos relatórios e muitas análises. E o resultado final pode ser apenas razoável ou baixo.
Muitas empresas que trabalham suas estratégias de marketing da forma mais tradicional, caem na rotina de ações “em mar aberto”. São tentativas de atingir o seu público trabalhando grupos de forma ampla, sem conseguir grande segmentação. Assim, as campanhas passam a ter dispersão alta e menor rentabilidade.
Nova estratégia de medição de audiência que gera foco
As empresas de tecnologia de dados perceberam essa lacuna e passaram a buscar soluções. Enxergar e restringir o público de cada produto ou serviço para prospectar com foco e acerto passou a ser determinante para quem trabalha buscando novos clientes.
Para isso, essas empresas atuam na medição de audiência. Não basta obter dados genéricos de visitações. É preciso enxergar os visitantes e entender o seu comportamento digital. Os relatórios mostram informações que os sites podem trabalhar para se aperfeiçoar cada vez mais e se tornarem mais atrativos.
Além disso, novas ferramentas digitais de alta tecnologia monitoram a movimentação de visitantes e segmentam informações de suas origens. Trabalham para identificar dados que mostrem quem são os usuários que navegam e como podem ser separados.
Uma parte dos usuários é identificada e será decisiva para conferir mais precisão ao cálculo da persona, o perfil do cliente ideal que determina quais os grupos serão abordados em momentos futuros. É o conceito de trabalhos segmentados que fazem as ações serem mais específicas e rentáveis.
Após medição inteligente e segmentação, enfim a “pesca no espaço certo”
Com uma leitura mais apurada, os visitantes e leads captados serão segmentados em novos grupos, segundo semelhanças de comportamento. Os leads são os visitantes que deixaram seus dados para receber comunicação e, portanto, já conhecem e desejam se relacionar com a marca. A porta aberta para o tradicional trabalho de funil de vendas, em que as abordagens vão segmentando os grupos cada vez mais fiéis, até que se tornem clientes
Também devem ser considerados os visitantes captados através da nova tecnologia capaz de enxergar de forma mais detalhada a visitação do site em determinado período. Esses visitantes são somados aos leads na inteligência de análise para auxiliar na precisão do público de determinado produto, serviço, ou ainda da empresa como um todo.
E ainda, dependendo da estratégia da equipe de marketing de cada empresa, mesmo os grupos separados segundo critérios próprios também podem ser mais segmentados, considerando os horários de acesso, tempo em que fica em cada página, produtos visitados etc.
O conceito de “pesca no aquário” mostra exatamente a capacidade de segmentação do público segundo critérios das empresas e segundo captação de informações da audiência. Quanto mais específico cada grupo for, mais direcionada e certeira será a prospecção.
Captura de tráfego: Personas, prospects, Hot Leads, B2B, B2C, B2B2C
Radar de Tráfego resgata cliente de carrinho ou formulário abandonado
Pioneira no Brasil, a ferramenta DataTag apresenta bons resultados para sites com média e grande visitação
Pensando nessa necessidade para as ações de marketing, a PH3A Tecnologia da Informação desenvolveu o DataTag, um dos radares de leitura de tráfego de Internet mais avançados no mundo do marketing digital.
A ferramenta trabalha com uma tag de leitura específica, capaz de entender movimentação de visitas, identificar visitantes anônimos e segmentá-los para que o gestor de marketing possa dar sequência orientada às suas campanhas.
Atuando por grupos, as ações passam do conceito disperso de “pesca em mar aberto” para o conceito específico e focado de “pesca em aquário”, conferindo uma probabilidade maior de retorno de suas campanhas.
Os relatórios da ferramenta DataTag trazem informações preciosas para que a equipe de marketing promova as mudanças necessárias na compra de mídia e na redução do custo de retargeting em suas campanhas. São ajustes importantes e que devem ser permanentes e que ainda geram um número maior de leads qualificados
Ou seja, a partir da inserção da ferramenta de leitura avançada na rotina de marketing da empresa, todas as ações futuras serão sempre direcionadas e assertivas. Essas novas informações e resultados constituem ativo valioso para a empresa, a percepção permanente do perfil do seu cliente ideal.
Com o DataTag, qualquer prospecção passa a ser mais certeira e rentável, trazendo benefícios reais aos setores de marketing e às empresas arrojadas como um todo.
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