Tecnologia de Dados, Pequenas e Médias Empresas

Big Data e Localização 20 de Ago de 2024

Pequenas e Médias Empresas Crescem com Tecnologia de Dados

Em um mundo cada vez mais digital, os dados se transformaram em um ativo estratégico para qualquer negócio, independentemente do seu tamanho. Assim, as pequenas e médias empresas (PMEs), muitas vezes com recursos limitados, poderão implementar rotinas baseadas em tecnologia de dados para superar suas dificuldades do dia a dia.

No entanto, a boa notícia é que cultivar a tecnologia de dados não precisa ser um desafio intransponível. É possível crescer, rentabilizar as operações e superar os desafios trazendo para a gestão a mentalidade de dados. As bases e suas diversas criam vantagens com ferramentas integradas. Em suma, essa pode ser uma migração verdadeiramente transformadora.

O Que é Big Data e Por Que Ele Importa para sua PME?

O termo Big Data refere-se a grandes volumes de dados que são gerados a uma velocidade cada vez maior e que possuem uma variedade de formatos. Então, esses dados podem ser estruturados (como dados de um banco de dados) ou não estruturados (como textos, imagens e vídeos).

As grandes plataformas de bancos de dados captam, armazenam, atualizam e segmentam dados de forma inteligente e útil para as empresas. Assim, os comércios, ou empresas em geral, criam estrutura e esforços internos para manterem monitoramento e comunicação com seus clientes em ambiente digital, aprimorando processos e reduzindo custos operacionais.

Fonte segura de dados turbina ferramentas integradas
O Big Data estruturado tem diversas utilidades, desde a segmentação inteligente de dados, enriquecimento de bases, contagem de registros, etc. O mais importante é servir de fonte de dados para ferramentas inteligentes, que facilitam as rotinas empresariais.

Como Iniciar o Armazenamento de Dados

Todo tipo de informação relativa a clientes e produtos é importante para qualquer empresa. Então, além das bases mais importantes de clientes e produtos, as informações poderão ser comparadas com outras transações anteriores.

Então, aos poucos, as informações vão permitindo enxergar certos padrões de transações, que vão permitindo aos gestores enxergar pontos bons e ruins em produtos e processos. Isso dá um direcionamento de melhorias a serem feitas, pontos fortes e fracos da empresa.

Por que o Big Data é importante para as PMEs?

A empresa de pequeno e médio porte costuma ter uma rotina mais manual e operária para se comunicar com seu cliente. Isso ocorre por uma questão cultural, às vezes por gestão familiar, ou mesmo por falta de atrevimento de gestão.

Porém, a utilidade de uma grande plataforma de dados é certa e variada. Ela organiza os mais diversos processos dentro de qualquer empresa. A presença do Big Data numa organização gera diversas vantagens, a saber:

  • Tomada de decisões mais precisas: Ao analisar os dados, as PMEs podem identificar padrões, tendências e oportunidades de negócios que de outra forma passariam despercebidas.
  • Melhoria da experiência do cliente: Com os dados, é possível personalizar a experiência do cliente, oferecendo produtos e serviços mais relevantes.
  • Otimização de processos: Ao identificar gargalos e ineficiências, as PMEs podem otimizar seus processos internos e reduzir custos.
  • Inovação: Os dados podem ser utilizados para desenvolver novos produtos e serviços, além de identificar novas oportunidades de mercado.

Montando Seu Big Data: Os Primeiros Passos

De um modo geral, as empresas especializadas em tecnologia de dados fazem todo o processo de migração para essa rotina digital e é preciso contar com bons profissionais de tecnologia da informação (TI) para coordenar esse processo.

Então, anote alguns pontos fundamentais para começar essa mudança:

1. Identifique os dados relevantes

  • Dados internos: Vendas, estoque, histórico de clientes, dados de produção, etc.
  • Dados externos: Dados de mercado, dados demográficos, dados de redes sociais, etc.

2. Colete e organize os dados

  • Fontes de dados: Sistemas internos, planilhas, softwares de gestão, redes sociais, etc.
  • Ferramentas de coleta: APIs, web scraping, integrações de sistemas.
  • Armazenamento: Banco de dados relacionais, data warehouses, nuvem.

3. Limpe e prepare os dados

  • Qualidade dos dados: Verifique a precisão, consistência e completude dos dados.
  • Tratamento dos dados: Remova duplicatas, corrija erros, padronize os dados.

4. Analise os dados

  • Ferramentas de análise: Softwares de business intelligence, ferramentas de visualização de dados, linguagem de programação.
  • Técnicas de análise: Estatística descritiva, análise exploratória de dados, machine learning.
Veja 5 desafios para Big Datas estruturalmente eficazes
É fundamental que o Big Data garanta a qualidade dos dados. Com tantas fontes diferentes, pode ser difícil garantir que todos os dados estejam corretos e atualizados.

Enriquecendo Seu Big Data: Dicas Essenciais

Na medida em que sua plataforma interna for crescendo e se estruturando, você pode implementar outros procedimentos igualmente importantes. Eles são fundamentais para que os processos continuem organizados e sob controle.

  • Integre dados de diferentes fontes: Combine dados internos e externos para obter uma visão mais completa do seu negócio.
  • Utilize dados em tempo real: Monitore dados em tempo real para tomar decisões mais rápidas e eficazes.
  • Invista em ferramentas de análise: Utilize ferramentas de análise de dados que se adaptem às suas necessidades e orçamento.
  • Contrate profissionais qualificados: Se necessário, contrate profissionais especializados em dados para gerenciar os processos.
  • Proteja seus dados: Implemente medidas de segurança para proteger seus dados de ataques cibernéticos. Faça backups periódicos, se possível, diários.

Casos de Sucesso de PMEs Utilizando Big Data

Veja alguns exemplos ilustrativos de como pequenas e médias empresas conseguem utilizar a tecnologia de dados para começarem um processo mais vigoroso de crescimento.

1. Uma pequena loja de roupas pode analisar dados de vendas para identificar os produtos mais populares e ajustar o estoque, reduzindo perdas e aumentando as vendas.

2. Uma empresa de alimentos pode utilizar dados de redes sociais para monitorar a opinião dos consumidores sobre seus produtos e realizar ajustes em suas receitas.

3. Uma empresa de e-commerce utilizou dados de navegação dos clientes para personalizar as recomendações de produtos e aumentar as vendas.

Começando Pequeno e Escalando

Não é necessário investir em grandes infraestruturas de dados para começar. Ou seja, as PMEs podem iniciar com ferramentas gratuitas ou de baixo custo e escalar à medida que o negócio cresce.

O primeiro passo é tomar a decisão de migrar para uma nova cultura de processos, todas controladas por Big Data. Porém, isso demanda mudança de mentalidade e de processos nas empresas.

Dicas para começar de imediato

  • Comece com um projeto piloto: Escolha um projeto específico para aplicar a análise de dados e medir os resultados.
  • Utilize ferramentas de autoatendimento: Existem diversas ferramentas de análise de dados que não exigem conhecimentos técnicos avançados.
  • Busque por parcerias: Parcerias com empresas de tecnologia podem ajudar a acelerar o processo de implementação de uma solução de Big Data.

.....

O Big Data oferece às pequenas e médias empresas uma oportunidade única de se destacar em seus mercados. Então, ao coletar, organizar e analisar os dados, as PMEs podem tomar decisões mais inteligentes, melhorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento.

<databusca>

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome completo
Digite uma data de nascimento
Digite um e-mail válido
Digite um telefone celular válido
Por favor digite uma mensagem