Falta de segurança de dados

Segurança Antifraude 21 de Mai de 2024

Pouca Segurança de Dados: prejuízo de R$ 1 bilhão em 2023

audio-thumbnail
Ouça o áudio do texto
0:00
/8:55

O mundo está cada vez mais digitalizado, sendo que o maior dos bens é a informação. Assim, mais do que nunca, a segurança de dados se torna fundamental para a sobrevivência de corporações.

No entanto, muitas empresas ainda negligenciam essa questão fundamental, colocando em risco seus negócios, sua reputação e, principalmente, os dados de seus clientes.

Prejuízo Bilionário por Falta de Segurança de Dados

Estudo recente da OLX, uma gigante de compras e vendas na Internet, revela um cenário alarmante: em 2023. Os brasileiros sofreram um prejuízo de R$ 1 bilhão com fraudes e golpes digitais. Desta forma, esse cenário já passa a ser um alerta vermelho para as empresas.

E o pior é que o volume de perdas cresceu 12%, o que indica que os cyber criminosos ainda conseguem pensar à frente da grande estrutura de segurança de dados. Sem dúvida, este é um grande desafio às empresas neste e nos próximos anos.

As operações dos hackers são das mais diversas e atingem pessoas físicas e jurídicas, gerando prejuízos imprevisíveis. As violações podem vir de pessoa enganando pessoa para obter informações sigilosas e vantagens, ou com pagamentos fictícios, etc.

Mas também as empresas podem ter prejuízos de grande valor, principalmente com violação de dados sigilosos, compras para clientes fictícios, ou ainda captação de dados, ou retiradas bancárias de grandes valores.

Os criminosos de Internet são realmente inteligentes e usam de todos os recursos possíveis para causarem prejuízos aos mais descuidados, em termos de segurança de dados.

Tenha mais segurança de dados com conferências automáticas
No núcleo desse sistema, encontramos regras e fórmulas cuidadosamente elaboradas. Cada dado é verificado, de acordo com um caminho preestabelecido para que ele siga os módulos avaliadores, que vão permitir a continuidade ou não da validação da informação.

Quais os tipos de prejuízos?

As consequências do descuido com a segurança de dados vão além dos prejuízos financeiros. Ou seja, vazamentos de dados podem levar a:

  • Danos à reputação: A perda da confiança de clientes, parceiros e do público em geral pode manchar a imagem de uma empresa por anos, dificultando a captação de novos negócios e clientes.
  • Problemas legais: Empresas e indivíduos podem ser responsabilizados legalmente por danos causados por violações de dados.
  • Perda de produtividade: Ataques cibernéticos podem levar à indisponibilidade de sistemas e dados, paralisando as operações da empresa e gerando perdas significativas em produtividade.

Uma arma contra o crime: A Inteligência Artificial

Diante desse cenário de riscos crescentes, investir em um sistema de segurança de dados robusto e eficaz é fundamental. Assim, a melhor opção para garantir proteção completa é um sistema baseado em alta inteligência artificial (IA) e cruzamento de dados.

A IA oferece recursos inteligentes contra as investidas cibernéticas, funcionando como um sistema de conferências permanente:

  • Antimalware de última geração: A IA detecta e bloqueia malwares em tempo real, inclusive as variantes mais recentes e sofisticadas, antes que causem danos.
  • Detecção de intrusão proativa: A IA monitora continuamente a atividade da rede, identificando comportamentos suspeitos e isolando imediatamente tentativas de invasão. São exemplos os logins indevidos ou acessos não autorizados a áreas restritas.
  • Análise que blinda operações futuras: Com base em dados históricos e análises complexas, a IA prevê quais tipos de ataques são mais propensos a ocorrer. Assim, conclui quais medidas preventivas podem ser tomadas com antecedência, bloqueando ameaças antes mesmo que surjam.
  • Automação para otimizar a segurança: A IA automatiza tarefas repetitivas e lentas de segurança, como a análise de logs de acesso, a geração de relatórios e a gestão de permissões. Desta forma, ela libera tempo para que a equipe de segurança se concentre em atividades mais estratégicas.
  • Aprendizagem e evolução contínuas: A IA aprende com cada interação e com os dados coletados, aprimorando constantemente sua capacidade de detectar e prevenir ameaças. Isso garante que o sistema de segurança esteja sempre atualizado contra as últimas táticas e técnicas dos cybercriminosos.
Brasil é o campeão de ataques digitais a mobile na América Latina
O Brasil é o país mais visado da América Latina com 1,2 milhão de ataques e está em 5º na posição global. É um número indesejado e preocupante.Os ciberataques se multiplicam e comprometem a segurança dos dispositivos móveis e de seus usuários.

Como Funciona o Cruzamento e Segurança de Dados para Pessoas e Empresas

O cruzamento de dados complementa a inteligência artificial. Assim, é possível captar e conferir informações de diversas fontes de dados e isso permite dar ou não sequências às validações de informações:

  • Identificação precisa de fraudes: Ao analisar transações financeiras de diferentes contas, a IA identifica padrões que indicam atividades fraudulentas. Exemplos de compras incomuns, transferências para contas desconhecidas ou tentativas de uso de cartões roubados, impedindo que golpes causem danos financeiros.
  • Desvendando as teias cibernéticas: Ao combinar dados de diversos sistemas, a IA revela redes de dispositivos infectados com malware ou que estão sendo usados para realizar ataques cibernéticos. Assim, é possível tomar medidas imediatas de caráter preventivo.
  • Rastreamento preciso da origem dos ataques: Através da análise de dados de tráfego de rede e logs de acesso, a IA identifica a origem dos ataques cibernéticos. Desta forma, ele pode bloquear o acesso desses dispositivos à rede e impedir que novos ataques sejam realizados.

Vantagens de um Sistema de Proteção de Dados Baseado em IA e Cruzamento de Dados

Investir em um sistema de segurança de dados baseado em IA e cruzamento de dados oferece uma série de vantagens. Então, o cenário vai além da simples proteção contra ataques cibernéticos. Veja algumas dessas vantagens:

  • Redução de custos: Ao prevenir violações de dados e ataques cibernéticos, as empresas evitam custos significativos com reparo de sistemas, investigações forenses, multas regulatórias e indenizações a clientes.
  • Aumento da produtividade: Com sistemas seguros e protegidos, as empresas minimizam o tempo de indisponibilidade devido a ataques, garantindo maior produtividade e continuidade das operações.
  • Melhora da reputação: Ao demonstrar comprometimento com a segurança dos dados dos clientes, as empresas conquistam a confiança do mercado, fortalecendo sua reputação e imagem.
  • Vantagem competitiva: Em um ambiente onde a segurança de dados é uma preocupação crescente, empresas que demonstram um alto nível de proteção se destacam da concorrência e atraem mais clientes e parceiros.
  • Conformidade regulatória: Várias regulamentações, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil, exigem que as empresas adotem medidas de segurança adequadas para proteger os dados pessoais dos clientes. Um sistema de segurança baseado em IA e cruzamento de dados facilita a conformidade com essas regulamentações.

DataFraud, o Sistema Inteligente Integrado a um dos Maiores Big Datas do Brasil

A PH3A, empresa de tecnologia da Informação, possui um dos maiores e mais atualizados Big Datas do Brasil. Assim, ela disponibiliza no mercado, soluções integradas a uma das grandes plataformas de dados.

Na área de segurança de dados, a PH3A desenvolveu o DataFraud, um sistema inteligente baseado na tecnologia de módulos workflow. Assim, todo o fluxo de dados vindos das empresas passa por conferências automáticas de dados, de forma a validar ou abortar cada operação.

Ou seja, somente as operações checadas e consideradas como válidas poderão ser utilizadas pela empresa. Essa inteligência constitui a forma de melhor custo-benefício para que as empresas não gastem fortunas na proteção de dados, e ainda assim possam ter a devida proteção.

O DataFraud possui todas as características de checagem de fluxo de dados, gerando confiabilidade e segurança de dados, detectando e abortando fraudes em potencial. É um sistema utilizado por bancos e fintechs porque garante elevado grau de proteção das informações da empresa.

.....

A segurança de dados não é um gasto, é um investimento. Ignorar essa questão pode ter consequências devastadoras para as empresas, tanto em termos financeiros quanto em relação à reputação.

Investir em um sistema de segurança de dados estruturado, com Inteligência Artificial e cruzamento de dados, é a melhor forma de se proteger contra as crescentes ameaças cibernéticas.

Ao adotar esse tipo de sistema, as empresas demonstram comprometimento com a segurança das informações de seus clientes, garantem a continuidade de suas operações e conquistam vantagens competitivas no mercado.

<datafraud>

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome completo
Digite uma data de nascimento
Digite um e-mail válido
Digite um telefone celular válido
Por favor digite uma mensagem