Recuperação de Crédito 12 de Ago de 2022

Prepare seu setor de cobrança para mais de 62 milhões de oportunidades

Os tempos difíceis de pandemia da Covid-19 em 2020-2021 derrubaram a economia de diversos países. Um tsunami que devastou empregos e renda no mundo inteiro. E no Brasil não foi diferente: menos emprego, menos renda e mais inadimplência.

Segundo o Mapa da Inadimplência no Brasil do Serasa Experian, em maio de 2021 o país tinha 62,56 milhões de cidadãos com algum tipo de dívida aberta. A média de dívida por cada brasileiro era de R$ 3.937,38.

Agora, a economia se recupera aos poucos. O Banco Mundial projeta para o Brasil um crescimento de 4,5% em 2021. Os empregos e a renda vão se recuperando.

Com isso, os cidadãos inadimplentes se preparam para tratar de suas dívidas. É hora mais do que propícia para as empresas do setor de cobrança enxergarem essa movimentação dos devedores.

As empresas de recuperação de crédito trabalham a todo vapor. E a tecnologia pode ser muito importante nesta etapa de disputa de espaço no mercado. Ela pode fazer a diferença.

Modelo tradicional x Modelo inovador

No campo de recuperação de crédito, os processos tradicionais consistem em levantar informações do devedor, entregá-las na mão de algum profissional persuasivo para que ele contate o cliente e dê andamento a um acordo.

Esta rotina tradicional pode ter suas vantagens, talvez pela simplicidade das atividades. Mas os custos são elevados. A estrutura convencional de cobrança requer muito trabalho, tempo e dinheiro. O staff está sempre em teste e, em razão dos altos custos, os profissionais podem ou não trazer novos contratos.

Os equipamentos necessários, espaços físicos, colaboradores, tudo custa muito. A operação corre o risco de ficar pouco lucrativa ou até deficitária.

Já as empresas focadas em tecnologia substituem toda essa estrutura por sistemas mais completos e evoluídos. Menos estrutura física, mais inteligência digital. Elas trabalham sabendo da importância de terem um BIGDATA associado a ferramentas digitais integradas e avançadas.

As estratégias podem variar, mas seguramente, os processos automatizados geram aumento de produtividade e economia de trabalho, tempo e dinheiro.

BigData volumoso de apoio, ferramentas top integradas

As estratégias mais eficazes estão sempre passando por processos automáticos. Nessa área, os sistemas BIGDATA são fundamentais, na medida em que dispõem de informações precisas, corretas e atualizadas. Afinal, os devedores nem sempre são encontrados facilmente.

Os softwares integrados de gestão são cada vez mais inovadores e claros para os gestores. Eles desfrutam de praticidade na obtenção de informações, painéis e dashboards dinâmicos para o momento de contato com o cliente.

As soluções online facilitam e centralizam informações. Os números podem ser colocados “na nuvem” e tornam os processos mais facilitados e com custo-benefício melhor.

O sistema faz análise minuciosa dos devedores e os segmenta em carteiras específicas, de forma inteligente. Podem separá-los e agrupá-los por diversos critérios facilitadores.

Com esta gama prática de informações, o trabalho pode ser feito com estrutura reduzida e muito pouco contato humano, pois uma grande parte das carteiras será trabalhada somente via sistema online de negociação.

Negociação online facilita acordos

São muito comuns as situações de desconforto do cidadão inadimplente. Afinal, muitos deles não querem falar sobre suas dívidas, principalmente as que se referem a valores altos. Estar falando sobre seus débitos pessoalmente ou pelo telefone com um cobrador é uma situação bastante desagradável.

Além disso, alguns inadimplentes costumam desconversar sobre o assunto. Podem criar dificuldades, fugir do processo, não procurar os credores, muito menos ir fisicamente até eles.

A tecnologia digital pensou também em soluções para facilitar este processo.

O ambiente de negociação online é o grande diferencial que atrai os clientes que se sentem desconfortáveis ou ocupados para fazerem acordos. São estratégias inteligentes que funcionam 24 horas por dia, sem a presença humana pelo lado da empresa.

“Os processos automatizados e inteligentes em ambiente online atraem uma grande parte de pessoas que não querem tratar de suas dívidas pelo método tradicional”, afirma Paulo César Costa, SEO da PH3A Tecnologia, uma das empresas mais tradicionais do país em soluções de DataBase.

E ainda completa: “As novas ferramentas de inteligência artificial focam neste nicho mais difícil, que é a parte dos clientes que não querem contato humano, mas que tem certa propensão de firmar acordos, desde que tenham proposta e ambiente favorável para negociação. Pensamos nessa lacuna há muito tempo e hoje temos feedbacks de resultados animadores de clientes que usam destas ferramentas no seu dia a dia”.

O modelo de negociação online ainda oferece ao devedor a oportunidade de fazer a negociação de onde estiver. Qualquer ambiente e horário, desde que seja com Internet, serve para a transação ser concretizada.

Negociação online em cobrança dá certo em até 43% das abordagens

Encontre o devedor, feche o acordo pela Internet

As grandes bases de dados integradas ao modelo online de negociação parecem formar um casamento perfeito para as empresas de recuperação de crédito.

Enquanto o sistema BigData tem o volume monumental de dados que é permanentemente atualizado, as ferramentas acessórias trabalham pela empresa 24 horas por dia. É a parceria perfeita.

Os sistemas online de negociação têm o repertório prévio determinado pela empresa. Eles trabalham com diversas situações, oferecendo primeiro sempre a mais vantajosa para a empresa. Caso o devedor não mostre interesse, pode-se apresentar uma outra proposta B, talvez uma opção C. E assim por diante.

O ambiente fácil, prático e propício aumenta muito as chances de fechamento de contrato.

Tecnologia reduz custos operacionais

A tecnologia digital concentra grande trabalho e dispensa toda uma estrutura cara, pesada, trabalhosa e arriscada.

A empresa de cobrança passa a não se preocupar para criar e manter grande infraestrutura. Além de colaboradores, tem o custo reduzido com servidores, backups, energia elétrica e demais recursos para manutenção de toda essa estrutura.

Com cada vez mais recursos à disposição das empresas, aumentam as chances de sucesso nas estratégias e diminuem os índices de dispersão.

O setor e a demanda estão aí, são 62 milhões de oportunidades. É hora de conversar com essas pessoas e ganhar mercado.

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