Recupere clientes que abandonaram o carrinho de compras
O comércio eletrônico está cada vez mais presente na vida das pessoas. A todo momento, estão ocorrendo compras pela Internet.
Porém, uma parte significativa de compradores, por algum motivo, desiste de completar o pedido, abandona o carrinho e não completa o processo de compra.
Essa situação é muito comum e, neste contexto, o monitoramento da audiência pode ser útil para identificar esses clientes, abrir um canal de comunicação com eles para tentar recuperá-los.
Identificando padrões de abandono
Antes de entendermos a importância do monitoramento da audiência, é fundamental compreender porque o abandono do carrinho ocorre com tanta frequência. Os clientes interrompem o processo de compra em algumas situações típicas:
· Plataforma inadequada
· Login logo no início
· Falta de convicção da compra
· Cadastro longo e complicado
· Formas de pagamento que não atendem o cliente
· Distrações, atividades simultâneas à compra
· Falta de incentivo/fidelização
· Dúvidas quanto à segurança
Ao monitorar atentamente a audiência do site, é possível identificar padrões nos casos de abandono do carrinho de compras e o momento exato onde houve a desistência. Os dados repetidos merecem atenção especial.
Entendimento do perfil do cliente que abandonou o carrinho
O cliente que abandona o carrinho tem alguma ou muita semelhança com o cliente que efetua a compra. Ele se interessa pelos produtos oferecidos e já navegou anteriormente pelo site.
A diferença é que ele não concluiu a compra, mas o grau de semelhança com o cliente que concluiu o processo é muito grande.
Monitoramento do site pode identificar o cliente que se foi
O monitoramento constante da audiência poderá ser mais eficaz com a ajuda da tecnologia de dados. Os Big Data e as ferramentas inteligentes integradas podem oferecer insights valiosos, revelando o comportamento dos visitantes durante a navegação no site.
A tecnologia mais moderna e dinâmica consiste na implantação de uma tag no site, que funciona como uma espécie de radar avançado. Ela enxerga os visitantes e identifica uma parte no Big Data, que deverá ser o mais estruturado e atualizado possível. Assim, parte da visitação será identificada, mesmo que não tenha deixado nenhuma informação, que tenha abandonado o carrinho ou mesmo quem tenha completado o processo e efetuado a compra.
A PH3A Tecnologia da Informação desenvolveu essa tecnologia que é uma exclusividade no Brasil: o DataTag. A ferramenta trabalha visualizando a navegação e identificando parte dos usuários. Assim, eles poderão ser inseridos em grupos de análise de perfil, seja de visitante ou de cliente.
Essas análises são fundamentais para identificar o perfil exato e destinar ao público correto as ações de marketing, criando campanhas certeiras e rentáveis.
Comunicação anonimizada que gera resultados
Entender por que os visitantes abandonam seus carrinhos é apenas uma parte do trabalho. O verdadeiro potencial da ferramenta surge ao transformar essa situação em oportunidades de conversão.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) determina que os usuários de Internet que não deram o opt-in (aceitação de uso de dados), não permitiram a abordagem personalizada. No entanto, eles poderão ser abordados de forma anonimizada com publicidade comum, destinada ao grande público, através das redes sociais.
Assim, eles poderão ser estimulados a retornar ao site – onde deixaram o carrinho incompleto – retomar a navegação e completar o processo de compra que haviam abandonado. Com a compra finalizada, eles estarão dando as devidas informações e a permissão para experiências personalizadas, o desejado e necessário opt-in.
Relacionamentos duradouros
Ao trabalhar os casos de carrinhos abandonados, a empresa mantém o prospect no radar e ainda pode analisar a experiência que teve com ele para criar um relacionamento duradouro. Ele poderá se tornar um cliente e também receber comunicação para se fidelizar de maneira permanente.
A partir daí, ele passa a receber mensagens e ofertas específicas. A atenção personalizada mostra aos consumidores que suas necessidades são valorizadas, criando lealdade à marca.
A tecnologia de dados recupera os quase-clientes
Em um cenário competitivo, o monitoramento constante da audiência emerge como uma estratégia essencial. O DataTag enxerga usuários não identificados e eles são preciosos para análises e campanhas.
Identificar e agir sobre casos de carrinho de compras abandonado não só recupera clientes perdidos, mas também fortalece a presença online das marcas.
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