Acompanhe os carrinhos de compras

Digital e Vendas 2 de Jan de 2024

Recupere clientes que abandonaram o carrinho de compras

O comércio eletrônico está cada vez mais presente na vida das pessoas. A todo momento, estão ocorrendo compras pela Internet.

Porém, uma parte significativa de compradores, por algum motivo, desiste de completar o pedido, abandona o carrinho e não completa o processo de compra.

Essa situação é muito comum e, neste contexto, o monitoramento da audiência pode ser útil para identificar esses clientes, abrir um canal de comunicação com eles para tentar recuperá-los.

Identificando padrões de abandono

Antes de entendermos a importância do monitoramento da audiência, é fundamental compreender porque o abandono do carrinho ocorre com tanta frequência. Os clientes interrompem o processo de compra em algumas situações típicas:

· Plataforma inadequada

· Login logo no início

· Falta de convicção da compra

· Cadastro longo e complicado

· Formas de pagamento que não atendem o cliente

· Distrações, atividades simultâneas à compra

· Falta de incentivo/fidelização

· Dúvidas quanto à segurança

Ao monitorar atentamente a audiência do site, é possível identificar padrões nos casos de abandono do carrinho de compras e o momento exato onde houve a desistência. Os dados repetidos merecem atenção especial.

O tráfego anônimo do seu site tem grande utilidade
As ferramentas mais avançadas de leitura de tráfego já conseguem identificar o visitante online associado a grandes plataformas de Big Data. Com isso, alguns deles são identificados e essas informações passam a ter grande valor.

Entendimento do perfil do cliente que abandonou o carrinho

O cliente que abandona o carrinho tem alguma ou muita semelhança com o cliente que efetua a compra. Ele se interessa pelos produtos oferecidos e já navegou anteriormente pelo site.

A diferença é que ele não concluiu a compra, mas o grau de semelhança com o cliente que concluiu o processo é muito grande.

Monitoramento do site pode identificar o cliente que se foi

O monitoramento constante da audiência poderá ser mais eficaz com a ajuda da tecnologia de dados. Os Big Data e as ferramentas inteligentes integradas podem oferecer insights valiosos, revelando o comportamento dos visitantes durante a navegação no site.

A tecnologia mais moderna e dinâmica consiste na implantação de uma tag no site, que funciona como uma espécie de radar avançado. Ela enxerga os visitantes e identifica uma parte no Big Data, que deverá ser o mais estruturado e atualizado possível. Assim, parte da visitação será identificada, mesmo que não tenha deixado nenhuma informação, que tenha abandonado o carrinho ou mesmo quem tenha completado o processo e efetuado a compra.

A PH3A Tecnologia da Informação desenvolveu essa tecnologia que é uma exclusividade no Brasil: o DataTag. A ferramenta trabalha visualizando a navegação e identificando parte dos usuários. Assim, eles poderão ser inseridos em grupos de análise de perfil, seja de visitante ou de cliente.

Essas análises são fundamentais para identificar o perfil exato e destinar ao público correto as ações de marketing, criando campanhas certeiras e rentáveis.

Comunicação anonimizada que gera resultados

Entender por que os visitantes abandonam seus carrinhos é apenas uma parte do trabalho. O verdadeiro potencial da ferramenta surge ao transformar essa situação em oportunidades de conversão.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) determina que os usuários de Internet que não deram o opt-in (aceitação de uso de dados), não permitiram a abordagem personalizada. No entanto, eles poderão ser abordados de forma anonimizada com publicidade comum, destinada ao grande público, através das redes sociais.

Assim, eles poderão ser estimulados a retornar ao site – onde deixaram o carrinho incompleto –  retomar a navegação e completar o processo de compra que haviam abandonado. Com a compra finalizada, eles estarão dando as devidas informações e a permissão para  experiências personalizadas, o desejado e necessário opt-in.

Captura do tráfego: Personas, Prospects, Hot Leads, B2B, B2C, B2B2C
De todas as etapas de uma campanha de marketing, a comunicação destinada aos visitantes do site é uma das mais importantes. Porque eles tiveram o impulso de visitar o site e, em alguns casos, chegaram a apresentar interesse em algum produto ou serviço. A partir de agora, a comunicação corporativa

Relacionamentos duradouros

Ao trabalhar os casos de carrinhos abandonados, a empresa mantém o prospect no radar e ainda pode analisar a experiência que teve com ele para criar um relacionamento duradouro. Ele poderá se tornar um cliente e também receber comunicação para se fidelizar de maneira permanente.

A partir daí, ele passa a receber mensagens e ofertas específicas. A atenção personalizada mostra aos consumidores que suas necessidades são valorizadas, criando lealdade à marca.

A tecnologia de dados recupera os quase-clientes

Em um cenário competitivo, o monitoramento constante da audiência emerge como uma estratégia essencial. O DataTag enxerga usuários não identificados e eles são preciosos para análises e campanhas.

Identificar e agir sobre casos de carrinho de compras abandonado não só recupera clientes perdidos, mas também fortalece a presença online das marcas.

DataTag
Conheça o DataTag, o radar exclusivo da PH3A que amplia a captação de dados de audiência para análise detalhada do comportamento do cliente. Encontre a sua persona, seus interesses, desejos e insatisfações. Com mais informações de audiência, suas campanhas serão mais bem focadas, rentáveis e acabam ficando mais baratas porque serão mais direcionadas ao público certo, com mais acertos e menos desperdício de recursos.

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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