Cobrança automática tem muitas vantagens

Recuperação de Crédito 9 de Abr de 2024

Rotina de cobrança automática reorganiza custos operacionais

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No mercado de recuperação de crédito, dentre as características mais úteis e transformadoras, seguramente aparece a cobrança automática. Afinal, todo processo que pode ser automatizado, implicará em trabalhos feitos de forma mais rápida e eficiente.

Através da automação de processos e da digitalização da negociação, empresas de todos os portes podem alcançar resultados expressivos.

A cobrança automática poderá mudar completamente a estruturação de uma operação de cobrança, principalmente porque consegue trazer toda uma organização de procedimentos, redução de custos operacionais e, principalmente, concentração de energias e prioridades nos setores mais importantes da empresa.

A questão dos custos operacionais é importante porque pode viabilizar ou não a operação. Afinal, todos os processos manuais demandam staff, estrutura escriturária e respectivos custos de organizar uma operação desta forma.

Organização de rotinas e planilha de despesas operacionais, a estruturação da operação

São inúmeras as vantagens de implementar um sistema de cobrança automática com processos digitais de negociação, a saber:

1. Cobrança automática, dinâmica e eficiência incomparáveis

A automação de tarefas repetitivas libera sua equipe para se concentrar em atividades estratégicas de maior valor. O sistema automatizado assume a responsabilidade por:

  • Emissão e envio de boletos: Evita a criação manual de boletos e a necessidade de impressão e envio postal. O sistema gera e envia boletos automaticamente por e-mail, SMS ou outros canais digitais.
  • Controle de pagamentos: Acompanha em tempo real o status dos seus recebíveis, identifica pagamentos em atraso e configura alertas automáticos sobre pendências.
  • Gestão de inadimplência: Automatiza a aplicação de juros e multas, define regras para bloqueio de serviços e realiza a cobrança amigável de forma online.

Assim, com a automatização, você pode focar os esforços de sua equipe para se dedicar a atividades que geram mais receita para o seu negócio.

Como o CRM com Big Data detecta oportunidades em cobrança
O Big Data da PH3A tem mais atualização e cruzamento de dados do mercado brasileiro, tudo de forma permanente para gerar mais validações ou cancelamentos de registros.Dentre as informações mais importantes do Big Data estão diversas exclusivas, o que otimiza rotinas importantes em cobrança.

2. Cobrança automática também gera negociação digital e personalizada

A cobrança automática vai além da simples emissão de boletos. Através da integração com plataformas digitais, você pode oferecer aos seus clientes a oportunidade de negociar seus débitos em ambiente online. Essa abordagem inovadora proporciona:

  • Autonomia para o cliente: O cliente pode negociar em seu próprio tempo e ritmo, sem a necessidade de esperar por atendimento telefônico ou comparecer à empresa.
  • Transparência e segurança: A plataforma digital garante total transparência ao cliente, que pode visualizar o valor total da dívida, juros e multas, e negociar diretamente com a empresa.
  • Flexibilidade nas negociações: O sistema permite a criação de planos de pagamento personalizados, de acordo com as necessidades do cliente, facilitando a resolução da pendência.

Desta forma, você demonstra respeito pelo tempo e pelas necessidades do seu cliente, construindo uma relação de confiança e fidelidade.

3. Aprovação instantânea de planos de pagamento

Com esta lógica automática, os planos de pagamento são fáceis e rápidos, sem a necessidade de intervenção manual. Com a integração de um sistema de análise de crédito, você pode:

  • Avaliar o perfil de risco do cliente: O sistema automaticamente analisa sua capacidade de pagamento, permitindo a criação de planos personalizados e seguros.
  • Aprovar planos de pagamento instantaneamente:     O sistema automatizado aprova ou reprova os planos de pagamento em tempo real, sem a necessidade de análise manual.
  • Reduzir o risco de inadimplência: A análise de crédito garante que os planos de pagamento sejam compatíveis com a capacidade do cliente, diminuindo o risco de inadimplência.

Assim, você agiliza a resolução da pendência, aumenta a satisfação do cliente e protege o fluxo de caixa do seu negócio.

4. Redução de custos operacionais

A cobrança automática gera uma economia significativa de custos operacionais. Através da automação de tarefas repetitivas e da eliminação de processos manuais, será possível:

  • Reduzir a necessidade de mão de obra: A equipe de cobrança é liberada para se dedicar a atividades estratégicas, reduzindo a necessidade de contratação de novos colaboradores.
  • Diminuir gastos com impressão e envio de boletos: A emissão e o envio digital de boletos eliminam custos com papel, impressão e correio, gerando uma economia considerável.
  • Aumentar a produtividade: A automação libera a equipe para focar em atividades que agregam valor ao negócio, aumentando a produtividade e otimizando o tempo de trabalho.

Desta forma, você pode direcionar os recursos disponíveis para investimentos estratégicos que impulsionem o crescimento do seu negócio.

Collection score, análise de carteira e cobrança produtiva
O collection score também é chamado de score de propensão de pagamento e possibilita fazer um resumo do potencial de pagamento do cliente. Daí a possibilidade de estar entre as primeiras informações dos setores e escritórios de recuperação de crédito.

5. Cobrança automática gera melhora na tomada de decisões

O sistema de cobrança automática gera relatórios e painéis detalhados que fornecem insights valiosos sobre o perfil dos seus clientes e o histórico de pagamentos. Através desses dados, você pode:

  • Identificar padrões de inadimplência: Analisar os dados para identificar os setores, clientes ou produtos com maior propensão à inadimplência, permitindo a implementação de ações preventivas.
  • Otimizar sua estratégia de cobrança: Utilizar os relatórios para segmentar sua base de clientes e direcionar campanhas de cobrança personalizadas e mais efetivas.
  • Avaliar a eficiência do time de cobrança: Acompanhar os indicadores de desempenho para avaliar a produtividade da equipe e identificar áreas para melhoria.

Com isso, a empresa pode tomar decisões estratégicas embasadas para otimizar o processo de cobrança.

6. Escalabilidade para o futuro

À medida que o negócio cresce, o sistema de cobrança automática deve acompanhar esse ritmo. É preciso pensar no processo de escalabilidade, que permite:

  • Acomodar o aumento da demanda: O sistema pode ser facilmente expandido para gerenciar um número maior de boletos emitidos, negociações realizadas e pagamentos processados.
  • Flexibilidade para diferentes setores: O sistema deve ser adaptável para atender às necessidades específicas do seu setor de atuação, independentemente do tamanho ou complexidade do seu negócio.
  • Integração com outros sistemas: Um bom sistema de cobrança automática pode ser facilmente integrado com outros softwares utilizados pela sua empresa, como ERP, CRM e plataformas de contabilidade, otimizando o fluxo de dados e automatizando processos.

Com a cobrança automática, você garante que a sua solução de gestão de recebíveis acompanhará o crescimento do seu negócio, atendendo às suas necessidades por muito tempo.

Cobrança automática e Big Data integrado: a velocidade nas operações

Existem diversos bons softwares de cobrança no mercado brasileiro. No entanto, todos eles precisam passar por um processo de enriquecimento de dados, o que requer um Big Data estruturado, tempo e dinheiro.

Pensando nisso, a PH3A Tecnologia da Informação desenvolveu o DataCob, um CRM completo que contém o módulo de cobrança automática e já vem integrado ao Big Data da empresa, um dos maiores e mais atualizados do Brasil.

A operação com o DataCob já começa pronta para começar a buscar oportunidades, segmentando os clientes por score de crédito e depois com as rotinas de abordagem automática, negociação online e fechamento de contratos. Quanto mais automático, melhor.

Desta forma, é possível que a operação já esteja estruturada e turbinada logo no seu começo, uma vez que o CRM virá completo, com o devido volume de dados atualizados, para que as abordagens possam começar de maneira imediata.

Do contrário, outros softwares precisam de um processos demorado e caro de enriquecimento e atualização de dados, elevando os custos e tomando tempo dos gestores para essa rotina.

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A cobrança automática é uma estratégia inovadora que transforma as rotinas da empresa para melhor. Ao implementar um sistema de cobrança automática com processos digitais de negociação e aprovação instantânea de planos, você obtém diversos benefícios e reduz os trabalhos manuais e dores de cabeça.

Com a cobrança automática, você pode transformar o departamento de cobrança em um centro dinâmico de produção e sucesso das suas operações de recuperação de crédito.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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