Público-Alvo através do Big Data

Digital e Vendas 21 de Nov de 2023

Saiba visualizar seu público-alvo nas plataformas de dados

Em um cenário digital cada vez mais dinâmico e complexo, as estratégias de marketing evoluem constantemente para atender às demandas das empresas.

E neste cenário, uma das estratégias mais inovadoras é a conexão entre ações com o objetivo de identificar o público-alvo para que as ações de abordagem deem resultado. Parte desta abordagem poderá ser feita de forma direcionada, e outra parte de forma anonimizada, e, sem dúvida, essa técnica pode revolucionar a eficácia das campanhas de marketing.

O que são ações de marketing direcionadas e anonimizadas?

Na Internet, os sites e lojas de e-commerce têm a preocupação de pedirem aos usuários permissão para a captação de dados para diversos fins, especialmente para oferecer uma experiência personalizada.

Para os usuário que deram o consentimento (ato de opt-in), a comunicação poderá ser feita de forma direcionada. Para os que não deram ainda, a comunicação deverá ser feita de forma anonimizada, para o grande público e via redes sociais (Google, Facebook, Instagram).

As duas formas de abordagem estão de acordo com o que determina a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), legislação extremamente importante que a maioria dos sites respeitam e seguem.

Assim, de forma inteligente e produtiva, será possível atingir o público-alvo e manter o respeito à legislação de dados.

Essa prática constrói uma relação de confiança entre empresas e consumidores, de forma que os usuários se sentem mais confortáveis diante de uma publicidade que lhe desperta o interesse.

O tráfego anônimo do seu site tem grande utilidade
As ferramentas mais avançadas de leitura de tráfego já conseguem identificar o visitante online associado a grandes plataformas de Big Data. Com isso, alguns deles são identificados e essas informações passam a ter grande valor.

A importância da base de dados inicial

O ponto de partida para as ações anonimizadas, muitas vezes consiste em uma base de dados relativamente pequena. Porém, o que torna essa abordagem única é a capacidade de extrair insights valiosos mesmo de uma amostra inicial modesta.

Este público poderá ser ampliado, mediante uma segmentação inteligente em uma base de dados robusta e atualizada.

Padrões de comportamento

Ao analisar padrões de comportamento, preferências e características demográficas dessa base de dados inicial, os profissionais de marketing podem construir perfis de público detalhados. Esses perfis se tornam a espinha dorsal da estratégia de expansão, permitindo alcançar novos usuários que compartilham características semelhantes.

E, dependendo de alguns detalhes, ainda é possível identificar se os prospects possuem inclinação à compra de determinados produtos ou serviços.

Comparativo de Leitores de Tráfego - Google Analytics x DataTag
O DataTag tem o grande diferencial de captar informações individualizadas de parte da movimentação anônima gerando mais leads. Ele traz uma gama de informações encontradas no Big Data da empresa.

Ampliando o alcance de forma inteligente

O objetivo de uma ação anonimizada, não é apenas atingir um público maior, mas sim atingir um público mais relevante. A expansão inteligente baseada em dados permite que as marcas se conectem com usuários que compartilham afinidades e características semelhantes àqueles que compõem a base de dados inicial.

Essa estratégia não apenas amplia o alcance, mas também cria uma sinergia entre a mensagem da marca e as expectativas do público uma vez que conectar-se com usuários que possuem maior probabilidade de se identificar com a proposta da ação resulta em interações mais significativas.

O papel da Inteligência Artificial

A implementação bem-sucedida de ações anonimizadas muitas vezes envolve o uso de tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial (IA). Nesse sentido, os algoritmos de aprendizado de máquina podem analisar grandes conjuntos de dados, identificando padrões complexos e refinando a segmentação de público de maneira automatizada.

Assim, a IA não apenas acelera o processo de análise, mas também melhora a precisão na identificação de características relevantes do público. Isso permite que as campanhas evoluam dinamicamente, ajustando-se às mudanças nas preferências do consumidor em tempo real.

Conheça e alcance seu público com a tecnologia avançada de análise de audiência

Pensando nesse processo de análise de audiência e captação do perfil da persona, a PH3A Tecnologia de Dados desenvolveu o DataTag. Ela é uma ferramenta de grande potencial de análise de audiência, que permite a captação de parte do tráfego anônimo, ampliando o volume de dados que ajudam a entender o público-alvo.

Com o DataTag, a captação de dados se multiplica, o que aumenta a precisão do cálculo da persona. Com este dado valioso as ações serão mais focadas e rentáveis, já que os investimentos serão direcionados de forma assertiva e inteligente.

DataTag
Conheça o DataTag, o radar exclusivo da PH3A que amplia a captação de dados de audiência para análise detalhada do comportamento do cliente. Encontre a sua persona, seus interesses, desejos e insatisfações. Com mais informações de audiência, suas campanhas serão mais bem focadas, rentáveis e acabam ficando mais baratas porque serão mais direcionadas ao público certo, com mais acertos e menos desperdício de recursos.

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome completo
Digite uma data de nascimento
Digite um e-mail válido
Digite um telefone celular válido
Por favor digite uma mensagem