Se você ainda não pratica a cultura de dados, comece agora!
Do ponto de vista dos processos de marketing, a natureza de pequenas e médias empresas é de manterem-se vivas em seus mercados com as estratégias tradicionais. Normalmente, isso se traduz em propaganda setorizada ou de bairro, o panfleto, o jornal local, o tratamento cordial ao cliente de balcão, etc. São os métodos usados ao longo de muitos anos, suficientes para manter essas empresas abertas.
O advento da Internet nos anos 1990 trouxe muitas mudanças, entre elas duas fundamentais: a digitalização dos mais diversos processos de trabalho e a facilitação da cultura de dados nas empresas. São novos tempos, em que crescem somente as empresas mais rápidas e inteligentes.
O grande desafio para as pequenas e médias empresas passou a ser como desenvolver a cultura de dados entre seus gestores e profissionais.
Se sua empresa ainda não começou, chegou a hora
Existem duas formas de começar a trabalhar a cultura de dados. Você pode contratar uma empresa especializada ou começar agora mesmo a montar suas planilhas. Para que elas sejam úteis para ações futuras, veja algumas dicas importantes:
Entenda que este processo não é temporário, passa a fazer parte da vida da empresa.
A cultura de dados é um caminho sem volta. Isso porque passa a criar um ativo muito importante para a empresa, que é a visualização da base de clientes. Essas informações são um bem precioso para a continuidade e a saúde do seu negócio.
Você vai conhecer melhor o seu cliente, seus hábitos e necessidades.
Essa é uma percepção fundamental que toda empresa precisa ter. Afinal, é entendendo as necessidades de seus clientes que as empresas desenvolvem e aperfeiçoam seus produtos e serviços. Nenhuma empresa pode prosperar se não tiver essa compreensão.
Você vai se relacionar mais com ele, ter um contato mais personalizado e cordial, num processo permanente de fidelização.
Além de entender as necessidades de seus clientes, as empresas precisam tê-los por perto, prontos para novas compras. Assim, a questão do relacionamento é muito importante. Para desenvolvê-lo, é preciso se comunicar com o cliente, seja com promoções, descontos, ofertas especiais, ou até mesmo com cumprimentos pelo aniversário.
Lembre-se do branding, uma técnica que promove a sua marca, de forma que os clientes possam sempre memorizá-la.
Será necessário desenvolver uma visão analítica sobre clientes e vendas
A inteligência de dados passa a ser uma atividade fundamental na rotina da sua empresa. Porque tendo-a como a base do planejamento, ela terá melhores resultados. Logo, basear-se em tecnologia de dados significa mais resultados positivos e custos diminuídos das operações.
Faça um teste com os dados que você já tem e comece a trabalhar sua base
Se sua empresa que tem algum processo informatizado ou emite Notas Fiscais, certamente já tem dados para visualizar como sendo a sua base. Veja a relação dos seus clientes e imagine como poderia segmentá-la. Você pode separar grupos por tipo de serviço ou produto, status, talvez por endereço, ou ainda por situação de pagamento, etc.
Para entender o princípio de uma base de dados, exporte as informações para Excel. Veja a planilha, com informações importantes de quem já se interessou ou se interessa pela sua marca, seus serviços ou produtos. Ordene a planilha de várias formas, veja quantos critérios para abordagens: por nome, por proximidade, por faixa etária (se tiver), por data da última compra, por valor, etc.
Este é um bem valioso. Não o menospreze. Estão nessa planilha as informações que podem alavancar as vendas de sua empresa. A partir dela, você poderá promover ações de marketing periódicas, e medir os resultados depois. É importante você poder ter relatórios periódicos para verificar se as ações de prospecção dão resultados, e quanto são esses resultados. Compare sempre os períodos e perceba as estratégias mais eficientes.
Empresas especializadas em tecnologia de dados
Se sua empresa tiver um bom porte, recursos de capital e arrojo, pode acelerar esta construção e obter os benefícios mais rapidamente. Você pode contratar uma empresa especializada em tecnologia de dados. Essas empresas têm uma base grande, depurada e organizada. Através dessas bases, é possível fazer ações maiores, mais inteligentes e mais rentáveis.
A PH3A Tecnologia de Dados dispõe de um Big Data robusto e organizado e presta serviço para empresas que desejam crescer em seus mercados. Além disso, a PH3A ainda dispõe de ferramentas inteligentes integradas, que aceleram e otimizam processos de localização de pessoas e empresas, segurança de dados antifraude, inteligência digital, vendas e recuperação de crédito.
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