Segmentação de Dados Encontra Prospects com Poder de Consumo
Em matéria de marketing e de vendas, no mundo inteiro, encontrar o público certo é a chave para o sucesso nas ações de prospecção. Assim, empresas de todos os portes investem tempo, recursos e criatividade na árdua tarefa de identificar e alcançar os consumidores, especialmente de alto poder de consumo.
Dessa forma, entra em cena a tecnologia de dados, com grandes plataformas de informações. Os Big Datas se apresentam como ferramentas poderosas para desvendar o alto poder de consumo, permitindo que empresas direcionem suas ações de forma mais assertiva e eficiente.
Big Data, Atributos e Poder de Consumo
O Big Data se refere ao vasto conjunto de dados provenientes de diversas fontes. Por exemplo, transações de compra online e em lojas físicas, navegação na internet, interações em redes sociais, dados demográficos, comportamentais e até mesmo geolocalização são informações importantes.
Dessa forma, o tempo todo, os sistemas de captação de dados trabalham de forma incessante para ampliar e atualizar informações que vão permitir às empresas tornar ainda mais eficazes suas plataformas de informações, para as mais diversas finalidades.
Codificando o perfil do Consumidor
A análise de Big Data vai além de números e estatísticas. Ou seja, através de técnicas avançadas, como análise preditiva e segmentação por similaridade, é possível criar perfis de consumidores extremamente precisos e detalhados.
Assim, os Big Datas podem separar atributos para avaliar hábitos de consumo, interesses, comportamentos e até mesmo intenções de compra. Essa visão profunda do cliente permite que empresas:
- Identifiquem Personalidades de Compra: Criem perfis abrangentes que representem os diferentes tipos de clientes, com suas características, necessidades e desejos específicos.
- Mapeiem a Jornada do Cliente: Compreendam como os consumidores interagem com a marca em diferentes canais, desde o primeiro contato até a compra e o pós-venda.
- Prevejam Comportamentos Futuros: Antecipem as necessidades e desejos dos clientes, permitindo ações proativas e personalizadas.
Big Data Estruturado e Atualizado Maximizam Resultados
Visando esse cenário de extração de públicos pelo poder de consumo, a PH3A Tecnologia de Dados inovou e criou o DataAffinity, uma das ferramentas mais poderosas do mercado de dados. O sistema é integrado ao Big Data da PH3A, um dos maiores e mais atualizados do Brasil, e isso faz toda a diferença.
Então, com o DataAffinity, as empresas podem extrair o grupo desejado, aplicando com critérios próprios de segmentação. Dentre as dezenas de atributos de cada registro, a PH3A destaca pelo menos 20 que sugerem perfil, segundo poder de consumo.
O DataAffinity é a forma prática de fazer a segmentação rápida, extraindo grupos adequados ao produto ou serviço oferecido no mercado. Assim, naturalmente, as empresas que procuram consumidores de alto poder aquisitivo pegam o atalho na tecnologia de dados.
Produtos e serviços mais caros demandam consumidores mais ricos
A segmentação inteligente vai além da tradicional com características demográficas, ou baseadas em idade, sexo e localização. Dessa forma, através da análise de Big Data, é possível criar segmentos de consumidores muito mais precisos e lucrativos.
Então, a PH3A aponta novos indicadores de consumidores de alto poder de consumo, como:
- Propriedade de Imóveis de Alto Padrão: Registros de propriedade de imóveis com alto valor de mercado são um forte indicativo de poder aquisitivo elevado.
- Veículos de Luxo: A posse de veículos de marcas luxuosas também é um sinal de alto poder de consumo.
- Conta Bancária Premium: A manutenção e utilização de contas bancárias premium, com serviços exclusivos e taxas diferenciadas, indicam clientes com maior capacidade financeira.
- Consumo de Produtos de Luxo: Compras frequentes de produtos de marcas de luxo, como roupas, acessórios, joias, viagens e experiências gastronômicas, também são um bom indicativo de alto poder de consumo.
Análise Avançada faz o Raio-X dos Grupos de Consumidores
As segmentações inteligentes formam grupos de consumidores de altíssimo valor para campanhas de marketing. Assim, o Big Data descobre padrões de comportamento que revelam segmentos de consumidores com alto poder de consumo. Essa análise possibilita:
- Identificar Grupos Econômicos: Agrupar consumidores com base em características socioeconômicas similares, como renda, escolaridade, profissão e estilo de vida.
- Descobrir Hábitos de Consumo: Mapear os hábitos de consumo de cada segmento, incluindo produtos e serviços mais procurados, canais de compra preferenciais e frequência de compras.
- Prever Tendências de Consumo: Analisar dados históricos e tendências do mercado para prever o comportamento futuro dos consumidores de alto poder aquisitivo.
Benefícios de Extrair Grupos de Alto Poder de Consumo
O Big Data permite a extração de dados que beneficiam as empresas, que adotem estratégias em diversas áreas, como marketing e segurança de dados. Empresas que vendem produtos e serviços de valores elevados precisam entender o valor da inteligência de dados.
Assim, ao utilizar Big Data e segmentação inteligente para identificar e direcionar as ações para consumidores com alto poder de consumo, as empresas podem obter diversos benefícios:
- Aumento nas Vendas: Maior captação de leads, de conversão de leads em clientes e incremento nas vendas de produtos e serviços de alto valor agregado.
- Otimização de Recursos: Direcionamento de investimentos em marketing e vendas para os segmentos mais lucrativos, diminuindo desperdícios e maximizando o retorno sobre investimento (ROI).
- Melhoria da Experiência do Cliente: Oferta de produtos, serviços e experiências personalizadas que atendem às necessidades e expectativas dos consumidores de alto poder aquisitivo.
- Fortalecimento da Fidelização: Construção de relacionamentos duradouros com clientes fiéis e lucrativos, impulsionando o crescimento sustentável do negócio.
Legislação de Dados, Ética no Uso do Big Data
Naturalmente, as empresas devem cumprir a legislação brasileira de dados em vigor, a LGPD. Então, para bases de terceiros (que não têm relacionamento com determinadas marcas), serão necessárias ações de publicidade para o público em geral a fim de obter consentimento dos prospects para comunicação individualizada.
Alguns princípios são fundamentais no mercado de tecnologia de dados diante dos consumidores, a saber:
- Transparência: Comunicar aos consumidores como seus dados estão sendo coletados, armazenados e utilizados.
- Consentimento: Obter o consentimento explícito dos consumidores para a utilização de seus dados.
- Segurança: Implementar medidas robustas para garantir a segurança e confidencialidade dos dados.
- Acesso: Permitir que os consumidores acessem e corrijam seus dados, se necessário.
Exemplos Práticos em Ação Constante
Depois de elaborar e colocar em prática as estratégias de segmentação de público, as empresas passam a obter mais resultados, com maior captação de leads e clientes.
Por isso, diversas empresas já estão utilizando Big Data e segmentação inteligente para alcançar o público com alto poder de consumo. Vejamos alguns exemplos concretos:
- Setor Financeiro: Bancos e instituições financeiras utilizam Big Data para identificar clientes com potencial para produtos e serviços premium, como investimentos, seguros de vida e cartões de crédito com alta anuidade.
- Indústria Automobilística: Montadoras utilizam Big Data para segmentar consumidores interessados em veículos de luxo. Então, através da análise de dados de propriedade de imóveis, renda e histórico de compras, é possível identificar compradores potenciais.
- Varejo de Luxo: Lojas de roupas, joias, relógios e outros produtos de luxo utilizam a segmentação inteligente para alcançar clientes com alto poder aquisitivo.
- Setor de Turismo: Empresas de viagens e hotéis de luxo utilizam Big Data para identificar viajantes frequentes com alto poder aquisitivo.
- Entretenimento: Empresas de streaming, teatros e casas de show utilizam Big Data para segmentar consumidores interessados em entretenimento premium.
A análise de dados de compras, comportamento e consumo de conteúdo permitem aos estrategistas de marketing aplicar as principais técnicas de segmentação de dados para maximizarem a eficácia de suas ações.
.....
Em suma, a ciência de dados é fundamental para ações inteligentes de marketing de empresas que desejam alcançar o público com alto poder de consumo. Saber trabalhar com grupos específicos de consumidores de maneira assertiva e eficaz garante ótimos resultados para todos.
Então, ao desvendar os segredos do comportamento desses consumidores, as empresas podem direcionar suas ações de forma mais assertiva, gerando resultados concretos em vendas, fidelização e crescimento sustentável.
<dataaffinity>
Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.