Segurança Antifraude 12 de Ago de 2022

Segurança: 65% das empresas vão aumentar sua proteção antifraude

Na medida em que os softwares de e-commerce facilitam a vida dos empreendedores, os criminosos digitais se aproveitam e tentam obter mais agilidade para a velha e conhecida prática de fraude. São vários tipos de golpes que causam grandes prejuízos a todos, menos aos fraudadores.

Entre os crimes mais comuns, estão os roubos de dados. Os criminosos roubam dados de pessoas desconhecidas e vão às compras. Entre as informações roubadas, algumas estão corretas e outras não. Não importa, o que vale é aprovar as transações para obter produtos e serviços da forma mais rápida possível.

Todos perdem com isso, menos os criminosos. A vítima que teve os seus dados usados na transação vai receber uma cobrança e ter trabalho e dor de cabeça para cancelá-la. Pode inclusive, ser menos bem avaliada e ter score reduzido nas agências de avaliação de risco e fraude.

Empresa descuidada fica com o prejuízo financeiro

Quando o empreendedor deixa para depois a questão de segurança de dados, está cometendo um grande erro, talvez até mesmo fatal. Os golpistas se aproveitam da situação, fazem as transações deles e tentam receber o produto.

Se a inteligência de segurança de dados for mediana ou inexistente, as transações são sempre aprovadas, os pedidos são despachados para os endereços informados e os fraudadores ficam com eles.

Porém, assim que a vítima que teve suas informações usurpadas entra com a reclamação, o estabelecimento passa a ter a obrigação de comprovar que ela realmente fez a compra. De imediato, tem que estornar o valor recebido e, mais tarde, não vai recebê-lo de volta porque não comprova a retidão da transação.

Assim, a empresa fica no prejuízo, que pode ser pequeno, médio ou grande. Porém, sabemos que muitas delas somadas resultam em um prejuízo incalculável.

Somente aí é que a empresa percebe a necessidade de ter um bom sistema de proteção de dados para se antecipar à transação fraudulenta, cancelá-la, evitar o despacho do produto e o prejuízo que viria com a transação.

Maioria das empresas se prepara para aumentar a segurança

Com a maior parte dos sistemas de e-commerce vulneráveis, empresas do mundo todo já se preparam para a proteger melhor os dados que possuem. Pesquisa Global Insights Serasa Experian 2021 mostra que 76% das empresas estão melhorando ou reconstruindo seus modelos analíticos.

As companhias também se preocupam com a adoção da IA – Inteligência Artificial. Neste ano de 2021 foram 74% delas. Também 73% delas adotam o machine learning, o processo pelo qual as máquinas conseguem um reconhecimento de padrões e passam a aprender ou fazer previsão de dados e respostas. Ambos os índices acima também cresceram em relação ao ano anterior.

E mais: mais empresas vão investir para evitar prejuízos. 65% delas planejam aumentar seu orçamento de detecção de fraude, um número 8% maior do que no ano anterior. 60% delas pretendem aumentar seu orçamento em análise de risco de crédito, um aumento de 5% sobre o ano anterior.

Esses números mostram que as empresas sólidas definitivamente estão enxergando a necessidade de dar segurança a processos e rotinas internas para evitar fraudes e prejuízos, que podem ser devastadores.

Inteligência de dados, sistema conferências e workflows potencializam o sistema de segurança

Alguns dos sistemas mais avançados do mercado concentram suas estratégias em rotinas, workflows e conferências. Isso porque são integrados a grandes plataformas de DataBase, que permitem acoplar ferramentas inteligentes e rápidas.

A PH3A Tecnologia se destaca nessa área de segurança de dados com duas grandes ferramentas de cybersecurity, que têm alto nível de inteligência de dados.

O primeiro deles é o DataMind, sistema completo de segurança contra fraudes e inadimplência. Ele trabalha com workflows e conferências em tempo real no Big Data da empresa, para validar ou cancelar novos cadastros e transações eletrônicas diversas.

Além dele, tem o DataQuiz que promove um ótimo complemento ou reforço com perguntas e conferências permanentes, de forma a se antecipar e flagrar os criminosos. Em algum momento, ele vai dar algum indício de que está desenvolvendo uma ação fraudulenta, seja dando uma resposta errada, seja demorando a responder ou mesmo abandonando a operação.

Ambos os módulos se complementam e reduzem em grande escala a possibilidade de fraude ou mesmo inadimplência de novos clientes. Isso porque os sistemas ainda cruzam informações e criam um score de crédito que potencializa o quadro de segurança digital para as transações eletrônicas.

Grandes empresas do mercado já utilizam ambos os produtos nessa guerra permanente contra os cybercriminosos.

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

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