Recuperação de Crédito 8 de Set de 2022

Setor de cobrança ganha com foco em processos extrajudiciais

O ambiente econômico está abrindo novos horizontes para o setor de recuperação de crédito. A retomada de empregos é lenta e as pessoas vão se reinventando para manter ou ampliar seu nível de renda. No Brasil, há mais de 60 milhões de pessoas com algum tipo de dívida.

As empresas de cobrança precisam aproveitar o momento de retomada da atividade econômica para prospectar mercado. E os CRMs de cobrança têm um papel fundamental neste cenário porque podem maximizar ou não os resultados finais.

As empresas mais produtivas concentram esforços nos processos extrajudiciais, uma vez que são bem mais fáceis de serem fechados. São acordos mais práticos e rápidos, sem o envolvimento de advogados.

Mesmo assim, os acordos em via judicial também não são menos importantes. Só dão mais trabalho e têm custos mais elevados.

Quando os acordos são em via extrajudicial?

Depois das primeiras tentativas de cobrança sem sucesso por parte do credor, a dívida vai para um escritório de cobrança contratado e com expertise para essa finalidade. É a primeira fase da cobrança efetiva, quando a empresa de cobrança vai se comunicar com o devedor em nome do credor.

Essa é ainda uma fase pré-jurídica ou extrajudicial, etapa mais fácil de fechar acordos, por diversos motivos:

- Modo simplificado de cobrança

Aqui a conversa se restringe a devedor e empresa de cobrança. Os processos não chegam no Poder Judiciário, não envolvem advogados e honorários advocatícios, que sempre são pagos pelo devedor, elevando (às vezes muito) o valor das dívidas e dificultando os acordos.

- Mais desburocratizado, trâmites muito mais rápidos

Ao contrário do demorado ambiente dos tribunais, os acordos na empresa de cobrança podem ser fechados e oficializados em um só dia, devolvendo a condição de adimplente ao devedor.

Atualmente, os CRMs de ponta usados pelas empresas possuem módulos automáticos online, que permitem que o devedor possa ser atendido onde e quando quiser, fechando contratos com muito mais praticidade e privacidade. Este é o objetivo.

- Documentos que oficializam o acordo

No ambiente judicial, os documentos passam por um trâmite burocrático demorado até chegar ao devedor. É possível que no meio do caminho também passem por um escritório de cobrança e precisem ser retirados pelo cliente, o que demanda tempo e deslocamento.

Na cobrança por empresas especializadas, os documentos que chegam até o novo cliente (antigo devedor) são o contrato do acordo e outros que correspondem ao(s) pagamento(s). Esses documentos podem ser enviados em PDF (arquivo inalterável de computador) ou mesmo por correspondência comum. Economiza-se tempo e evita deslocamento.

- Canais de comunicação e ferramentas de CRM facilitam o cumprimento dos acordos

A partir dos acordos fechados, começa uma série de controles monitorados via sistema para que o devedor pague seu débito. Ele passa a ser um cliente da empresa de cobrança e receberá mensagens práticas para lembrar do seu compromisso.

No ambiente judicial, são documentos legais trocados entre os advogados. No ambiente dos escritórios de cobrança, são mensagens via WhatsApp, SMS, e-mail, ligações via telefone, possivelmente cartas. É um processo muito mais dinâmico e rápido.

Se o acordo for firmado e oficializado em via extrajudicial, ele pode correr integralmente sem que o devedor precise ir até o escritório de cobrança ou ao credor. É um processo inteligente que permite a recuperação de crédito e da condição de adimplente e bom pagador para os que assim desejam, bastando apenas firmar e cumprir o contrato.

Esse processo à distância ocorre por conta dos CRMs avançados com o módulo online (na nuvem), que fecham os acordos, mandam os contratos e acompanham os pagamentos periódicos (ou único, se for o caso) pela Internet. Todo o processo ocorre tendo o mesmo valor jurídico que os processos comuns.

Além deste cenário facilitador, as informações que vêm de um Big Data organizado e com ferramentas integradas maximizam as chances de alta produtividade em matéria de recuperação de crédito. É a forma mais certeira para concentrar esforços em clientes com mais chances de firmar os acordos.

As empresas de cobrança ganham mais quando focam sua atenção em processos mais simples e prospectam mercado de forma inteligente. As ferramentas de CRM ajudam a direcionar as ações para um grupo mais propenso a fechar contratos, a produtividade aumenta e todos saem satisfeitos no final.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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