Segurança Antifraude 12 de Ago de 2022

Sua segurança de dados está à frente dos fraudadores?

Empresas de qualquer segmento de negócio correm algum tipo de risco com fraudes. Elas podem ocorrer tanto numa loja de e-commerce como numa loja física. Sem dúvida, o perigo existe e dependendo do volume em que ocorra pode minar as bases de informação e trazer grandes prejuízos as companhias.

De uma forma ou de outra, as empresas procuram se blindar para evitar que as fraudes aconteçam, mas o processo é complexo e nem sempre as medidas tomadas trazem 100% de proteção.

No mundo, estudo realizado pela Juniper Research estima que neste ano de 2021 o setor de e-commerce pode ter um prejuízo de até U$ 20 bilhões. Em 2020 este prejuízo chegou à casa dos U$ 17,5 bilhões.

Aqui no Brasil, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), no primeiro bimestre de 2021 os ataques digitais de todas as formas aumentaram significativamente em relação ao ano anterior. E pesquisa feita por ela em junho de 2021, indica que 86% dos brasileiros têm algum ou muito medo de serem vítimas de fraude, golpes ou violação de dados pessoais.

Se o cidadão comum tem medo de ser vítima de fraude, as empresas certamente também têm.

Informação e inteligência artificial, o contra-ataque ao fraudador

Para combater e diminuir as chances de ocorrências de fraudes, as empresas precisam trabalhar suas bases de dados de forma inteligente, adotar estratégias inovadoras e aprimorar constantemente seus sistemas de segurança.

Para ajudar as empresas neste processo, a PH3A criou o DATAQUIZ, a ferramenta que faltava para reduzir ao mínimo as chances de fraudes. Um radar plus, desenvolvido e aprimorado nos últimos 25 anos, que atua com inteligência artificial adicional para surpreender os fraudadores e proteger o seu negócio.

DataQuiz, a ferramenta para uso rotineiro e nas mais diversas situações

O DATAQUIZ é uma ferramenta antifraude que valida, em tempo real, as informações do cliente antes de fechar uma compra. É a ferramenta ideal para a segurança total na hora de vender.

A PH3A tem uma grande base de dados e ferramentas acessórias para levar aos seus clientes a estrutura necessária para os processos de conferências necessários na hora de efetuar uma venda.

Checagem automática dos dados entrantes

As informações fornecidas são conferidas automaticamente, verificadas com precisão, de forma a identificar pontos específicos que podem possibilitar saber se do outro lado está um possível fraudador.

Comparativo com informações prévias de diversas fontes

O sistema faz um comparativo imediato com as informações prévias do possível fraudador. Neste ponto, o sistema consulta dados de várias fontes internas, externas e com atenção especial às pessoas previamente suspeitas ou confirmadamente delituosas. Assim, identifica pontos de “atenção” e pontos de “divergência”, determinado um certo grau de veracidade quanto às informações dadas.

Percepção e comparação de hábitos

A etapa da checagem passa pelos parâmetros de comportamento dos clientes, de forma a captar movimentos atípicos, estranhos ou completamente fora do padrão.

Cálculo do Score

Cada indivíduo ou empresa tem uma variedade de informações que determinam um score, um número que mostra o grau de risco de cada um. É uma forma de agregar praticidade de análise, um indicativo prático e preciso.

DataQuiz, a estratégia adicional que se antecipa ao golpe

Além do percurso comum feito pelos departamentos e empresas de proteção de dados, a PH3A tem uma etapa adicional.

O DATAQUIZ é a metodologia de checagem que surpreende o fraudador. Quando ele menos espera, tem mais questionamentos envolventes e estratégicos. Perguntas importantes, que somente o indivíduo correto poderá saber responder.

Com uma lista completa de atributos, o DATAQUIZ poderá fazer várias perguntas que o fraudador não conseguirá responder. Elas podem ser intercaladas ou concentradas, desde que traga uma surpresa à pessoa do outro lado do computador. Isso constitui uma forma de proteção adicional e blindagem do cliente diante de um possível ato de má fé.

O questionário pode ser apresentado de forma totalmente aleatória e ainda conter perguntas-chave, que faz qualquer fraudador sair correndo. Perguntas muito específicas, de agora ou de momento passado.

A empresa tem total controle sobre o processo e o questionário. Em ambiente seguro e criptografado, a empresa pode determinar pesos para as perguntas, tempo para as respostas e seus critérios para que o sistema rotule ou bloqueie usuários suspeitos.

Processos complementares de proteção de dados

Os acompanhamentos e análises constantes sobre segurança de dados devem ser aprimorados na rotina da companhia. Esta é uma forma de reforçar a estratégia de segurança e se certificar de que as medidas tomadas são eficazes.

E até mesmo, eventualmente, captar pontos vulneráveis no sistema de segurança digital. Toda anotação é importante.

O complemento das atividades de tecnologia pode ser implementado com rotinas adicionais. Eis as principais:

Conferência interna de processos

Os relatórios e análises internas são ferramentas importantes para garantir que a segurança desejada está realmente sendo conquistada. Esta é uma rotina que pode ser trabalhada de forma randômica e, se possível, com grandes amostras nos primeiros meses.

Auditorias interna e externa

Os processos de auditoria também auxiliam na percepção de segurança digital. As auditorias internas avaliam processos rotineiros e as externas avaliam os resultados produzidos pelos departamentos financeiro, contábil e fiscal da empresa.

Os dados podem, eventualmente, prevenir e/ou captar eventos fraudulentos.

Compliance

Uma rotina empresarial bem estruturada e desenvolvida envolve processos corretos. O compliance se aplica no desenvolvimento de processos seguros, de forma a conter riscos de instituições e empresas.

A prática do compliance garante o cumprimento de normas e leis estabelecidos dentro e fora das empresas. Quanto maior for a retidão dos processos, mais facilmente a empresa se protege de fraudes e outros problemas.

Segurança digital assegurada, foco em outras estratégias

Para a empresa, o grande benefício de obter elevado nível de segurança digital é que não perde tempo significativo apagando incêndios e fazendo reparos por conta da ocorrência de fraudes.

Com processos seguros, ela não sofre danos em sua base e pode concentrar seus esforços seu business target, o seu mercado-alvo. Pode aprimorar seus processos e introduzir novas estratégias para aumento de vendas e captação de novos clientes.

As soluções em tecnologia sempre são as mais eficazes para promover ações estratégicas para as empresas de ponta. E a segurança digital é só um módulo de toda essa mentalidade digital da era moderna no mundo corporativo.

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome completo
Digite uma data de nascimento
Digite um e-mail válido
Digite um telefone celular válido
Por favor digite uma mensagem