Sua segurança de dados está à frente dos fraudadores?
Empresas de qualquer segmento de negócio correm algum tipo de risco com fraudes. Elas podem ocorrer tanto numa loja de e-commerce como numa loja física. Sem dúvida, o perigo existe e dependendo do volume em que ocorra pode minar as bases de informação e trazer grandes prejuízos as companhias.
De uma forma ou de outra, as empresas procuram se blindar para evitar que as fraudes aconteçam, mas o processo é complexo e nem sempre as medidas tomadas trazem 100% de proteção.
No mundo, estudo realizado pela Juniper Research estima que neste ano de 2021 o setor de e-commerce pode ter um prejuízo de até U$ 20 bilhões. Em 2020 este prejuízo chegou à casa dos U$ 17,5 bilhões.
Aqui no Brasil, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), no primeiro bimestre de 2021 os ataques digitais de todas as formas aumentaram significativamente em relação ao ano anterior. E pesquisa feita por ela em junho de 2021, indica que 86% dos brasileiros têm algum ou muito medo de serem vítimas de fraude, golpes ou violação de dados pessoais.
Se o cidadão comum tem medo de ser vítima de fraude, as empresas certamente também têm.
Informação e inteligência artificial, o contra-ataque ao fraudador
Para combater e diminuir as chances de ocorrências de fraudes, as empresas precisam trabalhar suas bases de dados de forma inteligente, adotar estratégias inovadoras e aprimorar constantemente seus sistemas de segurança.
Para ajudar as empresas neste processo, a PH3A criou o DATAQUIZ, a ferramenta que faltava para reduzir ao mínimo as chances de fraudes. Um radar plus, desenvolvido e aprimorado nos últimos 25 anos, que atua com inteligência artificial adicional para surpreender os fraudadores e proteger o seu negócio.
DataQuiz, a ferramenta para uso rotineiro e nas mais diversas situações
O DATAQUIZ é uma ferramenta antifraude que valida, em tempo real, as informações do cliente antes de fechar uma compra. É a ferramenta ideal para a segurança total na hora de vender.
A PH3A tem uma grande base de dados e ferramentas acessórias para levar aos seus clientes a estrutura necessária para os processos de conferências necessários na hora de efetuar uma venda.
Checagem automática dos dados entrantes
As informações fornecidas são conferidas automaticamente, verificadas com precisão, de forma a identificar pontos específicos que podem possibilitar saber se do outro lado está um possível fraudador.
Comparativo com informações prévias de diversas fontes
O sistema faz um comparativo imediato com as informações prévias do possível fraudador. Neste ponto, o sistema consulta dados de várias fontes internas, externas e com atenção especial às pessoas previamente suspeitas ou confirmadamente delituosas. Assim, identifica pontos de “atenção” e pontos de “divergência”, determinado um certo grau de veracidade quanto às informações dadas.
Percepção e comparação de hábitos
A etapa da checagem passa pelos parâmetros de comportamento dos clientes, de forma a captar movimentos atípicos, estranhos ou completamente fora do padrão.
Cálculo do Score
Cada indivíduo ou empresa tem uma variedade de informações que determinam um score, um número que mostra o grau de risco de cada um. É uma forma de agregar praticidade de análise, um indicativo prático e preciso.
DataQuiz, a estratégia adicional que se antecipa ao golpe
Além do percurso comum feito pelos departamentos e empresas de proteção de dados, a PH3A tem uma etapa adicional.
O DATAQUIZ é a metodologia de checagem que surpreende o fraudador. Quando ele menos espera, tem mais questionamentos envolventes e estratégicos. Perguntas importantes, que somente o indivíduo correto poderá saber responder.
Com uma lista completa de atributos, o DATAQUIZ poderá fazer várias perguntas que o fraudador não conseguirá responder. Elas podem ser intercaladas ou concentradas, desde que traga uma surpresa à pessoa do outro lado do computador. Isso constitui uma forma de proteção adicional e blindagem do cliente diante de um possível ato de má fé.
O questionário pode ser apresentado de forma totalmente aleatória e ainda conter perguntas-chave, que faz qualquer fraudador sair correndo. Perguntas muito específicas, de agora ou de momento passado.
A empresa tem total controle sobre o processo e o questionário. Em ambiente seguro e criptografado, a empresa pode determinar pesos para as perguntas, tempo para as respostas e seus critérios para que o sistema rotule ou bloqueie usuários suspeitos.
Processos complementares de proteção de dados
Os acompanhamentos e análises constantes sobre segurança de dados devem ser aprimorados na rotina da companhia. Esta é uma forma de reforçar a estratégia de segurança e se certificar de que as medidas tomadas são eficazes.
E até mesmo, eventualmente, captar pontos vulneráveis no sistema de segurança digital. Toda anotação é importante.
O complemento das atividades de tecnologia pode ser implementado com rotinas adicionais. Eis as principais:
Conferência interna de processos
Os relatórios e análises internas são ferramentas importantes para garantir que a segurança desejada está realmente sendo conquistada. Esta é uma rotina que pode ser trabalhada de forma randômica e, se possível, com grandes amostras nos primeiros meses.
Auditorias interna e externa
Os processos de auditoria também auxiliam na percepção de segurança digital. As auditorias internas avaliam processos rotineiros e as externas avaliam os resultados produzidos pelos departamentos financeiro, contábil e fiscal da empresa.
Os dados podem, eventualmente, prevenir e/ou captar eventos fraudulentos.
Compliance
Uma rotina empresarial bem estruturada e desenvolvida envolve processos corretos. O compliance se aplica no desenvolvimento de processos seguros, de forma a conter riscos de instituições e empresas.
A prática do compliance garante o cumprimento de normas e leis estabelecidos dentro e fora das empresas. Quanto maior for a retidão dos processos, mais facilmente a empresa se protege de fraudes e outros problemas.
Segurança digital assegurada, foco em outras estratégias
Para a empresa, o grande benefício de obter elevado nível de segurança digital é que não perde tempo significativo apagando incêndios e fazendo reparos por conta da ocorrência de fraudes.
Com processos seguros, ela não sofre danos em sua base e pode concentrar seus esforços seu business target, o seu mercado-alvo. Pode aprimorar seus processos e introduzir novas estratégias para aumento de vendas e captação de novos clientes.
As soluções em tecnologia sempre são as mais eficazes para promover ações estratégicas para as empresas de ponta. E a segurança digital é só um módulo de toda essa mentalidade digital da era moderna no mundo corporativo.
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