Tecnologia de Leitura de Audiência Percebe Momento de Compra
No universo digital, a concorrência acirrada exige das empresas uma capacidade de antecipação e personalização sem precedentes. Assim, dentre tantas iniciativas imprescindíveis, destaca-se a identificação do momento de compra dos usuários na internet.
Então, saber identificar o momento de compra passou a ser imprescindível para dar foco às campanhas de marketing, atingir o público certo no momento certo, aumentar as taxas de conversão e fidelizar clientes. É nesse contexto que o Big Data e a tecnologia de leitura de audiência se tornam aliados indispensáveis.
O Poder do Big Data na Identificação do Momento de Compra
O Big Data, com seu vasto volume de dados e capacidade de análise, permite às empresas compreenderem o comportamento dos usuários online em detalhes. Ou seja, com informações prévias, a inteligência de dados já identifica a propensão à compra. Entre esses dados, destacam-se:
- Histórico de navegação
- Interações em redes sociais
- Dados demográficos
- Cargo/Setor de ocupação
- Renda presumida
- Score de crédito
- (...)
Portanto, a identificação do momento de compra vem através de uma série de informações prévias e da navegação online. Além disso, o comportamento online será definido pela frequência de navegação e visitação a determinados sites. Esses dados são riquíssimos no sentido de determinar o perfil de consumidor de cada prospects.

Tecnologia de Leitura de Audiência para Captar o Momento da Compra
A tecnologia de leitura de audiência integra-se ao Big Data, permitindo a coleta de dados em tempo real sobre o comportamento dos usuários em diversos canais online.
A PH3A Tecnologia da Informação desenvolveu uma tecnologia exclusiva capaz de captar mais dados de audiência e identificar visitantes anônimos ou deslogados. É a tecnologia DataTag, que já ajudou diversas empresas e ganhou prêmios por cases de sucesso.
Assim, a tecnologia DataTag tem um poder avançado de leitura de tráfego online. Com ela, será possível:
- Captar até 3 vezes mais dados de tráfego online
- Identificar visitantes anônimos ou deslogados
- Monitorar as páginas visitadas, os produtos visualizados, o tempo gasto em cada página e outras informações relevantes.
- Reunir mais informações para o setor de marketing, de forma a facilitar o cálculo da persona
- Dar mais focos às campanhas, prospectar para o público certo, evitar ações de retargeting mal direcionadas.
- Melhorar as métricas das campanhas, mais ROI, menos CAC.
Dessa forma, com mais dados de audiência, as empresas podem tirar muitos proveitos e melhorar as suas rotinas internas, de acordo com as mensagens vindas da audiência online, que devem ser bem interpretadas para direcionarem o setor de marketing no sentido de ajustes e melhorias.
Modelos de Propensão à Compra: Machine Learning em Ação
Para identificar o momento de compra com precisão, as empresas utilizam modelos de propensão à compra, desenvolvidos com base em informações do Big Data e um constante processo de machine learning. Esses modelos analisam uma variedade de fatores, como:
- Perfil demográfico: idade, gênero, localização, renda.
- Cargo e setor: informações relevantes para empresas B2B.
- Renda presumida: estimativa da capacidade de compra do usuário.
- Score de crédito: indicador da saúde financeira do usuário.
- Engajamento com a marca: interações em redes sociais, visitas ao site, participação em eventos.
- Histórico de comportamento do usuário: páginas visitadas, produtos visualizados, pesquisas online.
Com base nesses dados, a inteligência de dados atribui uma pontuação de propensão à compra a cada usuário, indicando a probabilidade de que ele realize uma compra em um determinado período de tempo. Assim, essa pontuação permite às empresas direcionarem suas ações de marketing para os usuários com maior probabilidade de compra, otimizando o retorno sobre o investimento.

Estratégias para Aproveitar o Momento de Compra
O processo de elaboração de campanhas de marketing não se resume a analisar uma ou outra informação, mas sim um conjunto delas. Então, identificar o momento de compra é um passo muito importante, mas é apenas um deles.
Portanto, as empresas precisam trilhar um caminho, que consiste em implementar estratégias eficazes para aproveitar esse momento e converter os usuários em clientes. Assim, algumas estratégias incluem:
- Custom Audience: exibir anúncios anonimizados para usuários que possuem determinado perfil de interesse para que eles interajam com o anúncio.
- E-mail marketing: enviar e-mails personalizados com ofertas e promoções relevantes para o perfil do usuário.
- Chatbots: oferecer atendimento personalizado e tirar dúvidas dos usuários em tempo real.
- Ofertas personalizadas: apresentar ofertas exclusivas para usuários com alta pontuação de propensão à compra.
Benefícios da Identificação do Momento de Compra
A identificação precisa do momento de compra traz diversos benefícios para as empresas, como:
- Aumento das taxas de conversão: direcionar as ações de marketing para os usuários com maior probabilidade de compra aumenta as chances de conversão.
- Otimização do orçamento de marketing: concentrar os investimentos em marketing nos usuários com maior potencial de compra otimiza o retorno sobre o investimento.
- Melhora da experiência do cliente: oferecer ofertas e conteúdos relevantes para o perfil do usuário melhora a experiência do cliente e aumenta a fidelização.
- Aumento da receita: converter mais usuários em clientes aumenta a receita da empresa.
Sobre a LGPD, Legislação de Dados
A legislação de dados vigente no Brasil é a LGPD, lei 13709/2018. Dentre tantas determinações, essa legislação não permitirá uma comunicação direta e individualizada com o usuário sem o prévio consentimento dele. Assim, será necessária uma ação de marketing anonimizada (não individualizada por usuário) para que ele interaja e permita a comunicação, momento do opt-in.
Essa legislação tem os seguintes objetivos:
- Proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade
- Proteger a livre formação da personalidade de cada indivíduo
- Regular o tratamento de dados pessoais em meios físicos e digitais
Portanto, tão logo seja assegurada essa exigência legal, a comunicação poderá ser direta e individualizada.
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Portanto, a identificação do momento da compra é fundamental para as ações de marketing serem bem-sucedidas. Quando as empresas dominarem esse processo, poderão fazer campanhas mais assertivas e focadas, para gerar mais conversões.
Aos estrategistas de marketing, essa informação é fundamental e poderá ser o divisor de águas entre uma rotina comum e uma rotina de sucesso, com muitas conversões e vendas. Assim, as empresas poderão se destacar da concorrência, construir relacionamentos duradouros com os clientes e impulsionar o crescimento do negócio.
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