Tem negócio local? Faça prospecção digital!
Na medida em que os anos vão passando, fica cada vez menor o número de controles manuais e grande parte dos processos são controlados por computador. Definitivamente, a máquina tem capacidade muito maior de otimizar processos de trabalho.
Mas nem todos os negócios são passíveis de acompanhamento digital, segundo a mentalidade mais simples de alguns gestores mais antigos. Isso acontece com pequenos comércios, consultórios, franquias, imobiliárias etc. É muito comum que esses negócios tenham administração familiar.
Nesse tipo de negócio, pode prevalecer a mentalidade dos antigos empreendedores de 30 ou 40 anos atrás. O cliente é aquele que costuma frequentar a casa e que acaba se tornando amigo. O gestor do negócio tem sempre os mesmos produtos para oferecer e atrai sempre os mesmos clientes.
Se o gestor estiver satisfeito com o resultado de seu negócio, manterá o estilo simples e tradicional de administração que vem praticando há anos. Mas se ele pretende não ser engolido por eventuais concorrentes, deseja crescer e talvez abrir outras unidades para fazer prosperar a sua participação no mercado local, deverá criar em sua empresa uma cultura de relacionamento com seus clientes, usando a tecnologia de dados.
Novos tempos exigem prospecção e comunicação via digital
Na mentalidade do administrador familiar, ou tradicional de pequenas e médias empresas, a “boa memória” ainda é um fator preponderante em seu negócio. Ocorre que nos tempos atuais, a máquina é que tem de armazenar e trabalhar informações que são fundamentais para o negócio. E isso não é um problema, é um avanço e uma tendência.
Para se adaptar a esse novo cenário, o primeiro passo é o gestor enxergar os ganhos que ele vai ter trabalhando com informações de consumo e de hábitos de seus clientes. Captar essas informações importantes, armazená-las e organizá-las, serve para o administrador compreender os elementos que atraem seus clientes para as compras.
Depois de ter dado esse primeiro passo para a evolução de seu negócio, o administrador precisa operacionalizar sua nova rotina, entender as informações e os produtos que causam interesse a cada um de seus clientes. É importante ficar atento, pois sempre há alguma característica comum que gera uma aproximação para o ponto comercial, que vai além da proximidade física.
O start para a evolução é uma questão de atitude
Para começar a nova realidade, imprescindível aos novos tempos, existem duas formas simples, a saber:
a) Delegar o trabalho para um profissional que armazene planilhas de dados
Desta forma, a empresa passará a cultivar as bases de informações e, aos poucos, irá entendendo como deverá ser o processo de relacionamento e prospecção por meio digital, passando a fazer ações e mensurando resultados.
b) Contratar uma empresa de tecnologia de dados
Essa é a melhor forma de acelerar os processos. Porque uma empresa de tecnologia de dados já tem expertise em ações de Database, e utilizam as informações da plataforma para promover uma comunicação específica com clientes e potenciais novos clientes.
As empresas especializadas em Big Data, além de terem suas plataformas com dados e informações atualizadas, também criam as bases para seus clientes e as enriquecem com dados importantes para suas ações, tanto de prospecção, quanto de fidelização. É a aceleração para os novos processos de comunicação digital otimizada.
Resultados aparecem no aumento do fluxo de novas compras
Depois de vencida a etapa da implementação dos novos processos de armazenamento de dados, os resultados passam a aparecer aos poucos. Normalmente, se traduzem em mais contatos, mais vendas e mais faturamento. Além disso, a comunicação fica mais frequente através de pesquisas de satisfação, ofertas de promoções, produtos especiais etc.
O incremento de novos clientes também vem na esteira de toda essa nova rotina.
Ferramentas integradas aos Big Datas
Com uma plataforma de dados sólida e confiável, as empresas de tecnologia desenvolvem ferramentas inteligentes que multiplicam os benefícios aos pequenos comércios e franquias. Como bons exemplos, temos as ferramentas de localização de pessoas e empresas, de interpretação de tráfego de Internet, cálculo da persona, o perfil do cliente ideal, ou de análise de novos perfis de clientes para questões de segurança de sistemas ou análise financeira para evitar possíveis fraudes ou inadimplência.
Todas essas ferramentas e muitas outras são desenvolvidas com base em informações organizadas em linhas e colunas, com as devidas rotinas de limpeza, depuração e eliminação de inconsistências.
Big Datas completos são elementos preciosos na era digital, em que a informação bem utilizada é a melhor arma não só de sobrevivência, como também de crescimento em seus mercados.
Portanto, todos podem desenvolver rotinas de armazenamento de dados e tirar proveito das bases, inclusive os velhos e bons comércios de bairro, restritos a pontos físicos. O start é uma questão de atitude.
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