Tenha mais recuperação de crédito com estratégia de ponta
Todas as rotinas administrativas de uma corporação precisam ser estruturadas de forma inteligente. E a digitalização dos processos é uma tendência irreversível que traz muitos benefícios, principalmente aumento de produtividade e redução de custos.
No setor de cobrança não é diferente. Até alguns anos atrás, as empresas credoras preparavam suas listas de inadimplentes para cobrança via telefone, o telemarketing ativo. Os resultados dependiam muito de sorte e das habilidades de persuasão dos operadores e até da qualidade do dado de contato.
Com a tecnologia, as rotinas de comunicação foram aperfeiçoadas, além dos contatos telefônicos, o que aumentou a velocidade de produção e melhorou resultados.
Comunicação mais diversificada e rápida
A década de 90 chegou com tudo para acelerar os processos de comunicação. Primeiro a telefonia móvel, que trouxe mais dinâmica nos contatos telefônicos, permitindo mais contatos diretos ao longo do dia e mais chances de encontrar a pessoa desejada. Completando a evolução, no final da década surge o SMS (Short Message Service).
Depois, a chegada da Internet trouxe o e-mail, meio de comunicação que otimizou a forma de oficializar mensagens por escrito. E a partir de 2009, chegaram os aplicativos de mensagem eletrônica direta, como WhatsApp e Telegram.
As mudanças revolucionaram a forma de se comunicar de maneira rápida e oficial, porque o texto não muda e, em geral, não dá margem a interpretação errada.
CRMs de cobrança integrada a Big Data
Os softwares de cobrança organizam a demanda de uma forma prática para os operadores. Em poucas páginas – ou talvez em apenas uma –, o resumo da vida financeira de uma pessoa ou empresa fica disponível para uma possível conversa telefônica. É um facilitador para o trabalho do operador.
O grande salto na evolução do CRM é a conexão com grandes plataformas de dados, que já trazem informações prévias e atualizadas dos indivíduos inadimplentes. Esse elevado nível de informações e a inteligência artificial, auxilia muito as empresas, para entenderem o perfil dos seus clientes, prospects inadimplentes, e para segmentá-los em grupos, segundo critérios próprios.
A segmentação aumenta a produtividade, ajuda a reduzir custos e traz melhor custo-benefício para as operações.
Score de crédito – Collection Score
Um outro conceito tecnológico importante é o score de crédito. Trata-se de um índice que varia de 000 a 999 e que determina a probabilidade de a dívida ser paga para cada indivíduo. Não é um dado científico, é o resumo da vida financeira da pessoa ou empresa expressa em um número.
Quanto maior for o número, maior o grau de confiança que a empresa pode depositar no indivíduo pesquisado. Quanto menor for o índice, maiores são os riscos de inadimplência. A decisão final fica a cargo da empresa.
Módulo online otimiza rotinas e reduz custos operacionais
Trabalhar com um dos maiores Big Datas do Brasil é fundamental para segmentar de forma mais inteligente toda a carteira de cobrança. Os critérios são internos, definidos pelo gestor de cobrança dos setores ou pela própria empresa.
Entre os critérios mais produtivos está a separação de grupos por score e fazer abordagens, começando pela digital. Em tese, é possível separar e focar uma primeira campanha no módulo online de cobrança. Nele as abordagens, negociação, apresentação de propostas A, B ou C, bem como firmamento de acordos, são feitos de modo digital, sem a presença do operador humano.
A abordagem online alcança um público maior e, principalmente, os que não possuem tempo para ir a um escritório para fazer o seu acordo. O indivíduo pode fazer todo o trâmite em qualquer lugar e hora, bastando apenas acessar o site do cobrador, ou módulo on-line da plataforma ou escritório representativo e conversar com o sistema, como se estivesse com o operador humano.
Depois de uma primeira fase de abordagem online, os casos que não tiveram êxito seguem para os processos mais tradicionais. E ainda assim, é mais produtivo usar o critério de score, pois ele diminui a possibilidade de incapacidade de acordo.
No mais, depois dessas etapas utilizando o score, cada gestor estabelece as estratégias tradicionais que mais convém ao grupo.
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