Recuperação de Crédito 25 de Abr de 2023

Tenha mais recuperação de crédito com estratégia de ponta

Todas as rotinas administrativas de uma corporação precisam ser estruturadas de forma inteligente. E a digitalização dos processos é uma tendência irreversível que traz muitos benefícios, principalmente aumento de produtividade e redução de custos.

No setor de cobrança não é diferente. Até alguns anos atrás, as empresas credoras preparavam suas listas de inadimplentes para cobrança via telefone, o telemarketing ativo. Os resultados dependiam muito de sorte e das habilidades de persuasão dos operadores e até da qualidade do dado de contato.

Com a tecnologia, as rotinas de comunicação foram aperfeiçoadas, além dos contatos telefônicos, o que aumentou a velocidade de produção e melhorou resultados.

Comunicação mais diversificada e rápida

A década de 90 chegou com tudo para acelerar os processos de comunicação. Primeiro a telefonia móvel, que trouxe mais dinâmica nos contatos telefônicos, permitindo mais contatos diretos ao longo do dia e mais chances de encontrar a pessoa desejada. Completando a evolução, no final da década surge o SMS (Short Message Service).

Depois, a chegada da Internet trouxe o e-mail, meio de comunicação que otimizou a forma de oficializar mensagens por escrito. E a partir de 2009, chegaram os aplicativos de mensagem eletrônica direta, como WhatsApp e Telegram.

As mudanças revolucionaram a forma de se comunicar de maneira rápida e oficial, porque o texto não muda e, em geral, não dá margem a interpretação errada.

Crie estratégia para inadimplentes do cartão de crédito
O CRM adequado dispõe de informações confiáveis em poucas telas – se possível em uma só – com gráficos e relatórios práticos. Módulo online para abordagens e negociação em ambiente digital é um grande diferencial.

CRMs de cobrança integrada a Big Data

Os softwares de cobrança organizam a demanda de uma forma prática para os operadores. Em poucas páginas – ou talvez em apenas uma –, o resumo da vida financeira de uma pessoa ou empresa fica disponível para uma possível conversa telefônica. É um facilitador para o trabalho do operador.

O grande salto na evolução do CRM é a conexão com grandes plataformas de dados, que já trazem informações prévias e atualizadas dos indivíduos inadimplentes. Esse elevado nível de informações e a inteligência artificial, auxilia muito as empresas, para entenderem o perfil dos seus clientes, prospects inadimplentes, e para segmentá-los em grupos, segundo critérios próprios.

A segmentação aumenta a produtividade, ajuda a reduzir custos e traz melhor custo-benefício para as operações.

Score de crédito – Collection Score

Um outro conceito tecnológico importante é o score de crédito. Trata-se de um índice que varia de 000 a 999 e que determina a probabilidade de a dívida ser paga para cada indivíduo. Não é um dado científico, é o resumo da vida financeira da pessoa ou empresa expressa em um número.

Quanto maior for o número, maior o grau de confiança que a empresa pode depositar no indivíduo pesquisado. Quanto menor for o índice, maiores são os riscos de inadimplência. A decisão final fica a cargo da empresa.

Setor de cobrança ganha com foco em processos extrajudiciais
O ambiente econômico está abrindo novos horizontes para o setor de recuperação de crédito. A retomada de empregos é lenta e as pessoas vão se reinventando para manter ou ampliar seu nível de renda. No Brasil, há mais de 60 milhões de pessoas com algum tipo de dívida. As empresas

Módulo online otimiza rotinas e reduz custos operacionais

Trabalhar com um dos maiores Big Datas do Brasil é fundamental para segmentar de forma mais inteligente toda a carteira de cobrança. Os critérios são internos, definidos pelo gestor de cobrança dos setores ou pela própria empresa.

Entre os critérios mais produtivos está a separação de grupos por score e fazer abordagens, começando pela digital. Em tese, é possível separar e focar uma primeira campanha no módulo online de cobrança. Nele as abordagens, negociação, apresentação de propostas A, B ou C, bem como firmamento de acordos, são feitos de modo digital, sem a presença do operador humano.

A abordagem online alcança um público maior e, principalmente, os que não possuem tempo para ir a um escritório para fazer o seu acordo. O indivíduo pode fazer todo o trâmite em qualquer lugar e hora, bastando apenas acessar o site do cobrador, ou módulo on-line da plataforma ou escritório representativo e conversar com o sistema, como se estivesse com o operador humano.

Depois de uma primeira fase de abordagem online, os casos que não tiveram êxito seguem para os processos mais tradicionais. E ainda assim, é mais produtivo usar o critério de score, pois ele diminui a possibilidade de incapacidade de acordo.

No mais, depois dessas etapas utilizando o score, cada gestor estabelece as estratégias tradicionais que mais convém ao grupo.

Conheça o DataCob, o CRM avançado de recuperação de crédito da PH3A Tecnologia da Informação. Ele é prático, completo, intuitivo e está integrado a um dos maiores Big Datas do Brasil. O DataCob da PH3A é a ferramenta ideal para uma dinâmica de trabalho mais rica e com mais informações sobre os inadimplentes.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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