Transformação digital nas empresas: como superar os desafios das inovações tecnológicas
Você já se perguntou qual é o fator mais importante para garantir o sucesso de qualquer transformação em larga escala? Hoje em dia, há mais dados e mudanças de comportamento do que nunca, e essa situação está em progressão. A evolução dos dados e o desenvolvimento do controle do consumidor alteraram a forma como as organizações gerenciam a experiência do cliente.
Portanto, uma empresa deve aproveitar os dados efetivamente para potencializar a experiência dele. Na era digital, as empresas que buscam manter uma vantagem competitiva estão adotando novas tecnologias e abraçando diversificadas técnicas de trabalho.
Além disso, a transformação digital desencadeou uma mudança drástica nos avanços tecnológicos e nas demandas do consumidor. Tem sido bem-sucedida no aumento da concorrência, permitindo um novo tipo de inovação empresarial. Então, como você pode se preparar para a transformação digital? Confira neste artigo!
Entendendo a transformação digital
A transformação digital abrange todos os aspectos da sua organização, como nuvem, experiência do cliente, e-commerce, integração, CRM, marketing digital, mobilidade e colaboração, análise e soluções de Big Data, entre outros. Atualmente, ela está crescendo a um ritmo que nenhum de nós jamais experimentou.
O primeiro passo no processo de transformação digital é fundamentalmente mudar a maneira como você pensa sobre o seu negócio. Envolve a transferência de investimentos em estratégias de negócios mais antigas para modelos de negócios inovadores baseados em tecnologias mais recentes e emergentes.
Em outras palavras, a transformação digital é uma necessidade para se manter competitivo. E você precisa abordar essas mudanças antes de seus concorrentes.
Localizando sua empresa nesse processo
A transformação digital é uma palavra de ordem, esteja você pronto ou não. As tecnologias digitais estão alterando os modelos de negócios, projetando novas rotas de colaboração e reescrevendo as expectativas de envolvimento do cliente em todos os setores.
Sua organização está pronta digitalmente? As empresas que se mantêm à frente reconhecem a importância de preparar sua força de trabalho para a influência da era digital. Então, não fique para trás. A transformação digital está impulsionando uma interseção de habilidades de negócios e gerenciamento.
Com as habilidades tradicionais de TI, essa convergência está forçando as empresas a reimaginar sua estrutura, suas funções e suas equipes rapidamente.
Componentes-chave de uma estratégia de transformação digital bem-sucedida
Geralmente, a força de uma estratégia de transformação digital está em suas metas e objetivos. Uma organização menos madura digitalmente tende a se concentrar em tecnologias individuais e tem estratégias que são decididamente operacionais em foco.
Os disruptores que transformam o panorama global de negócios não são mais negócios como de costume. Práticas comerciais anteriores não existem mais por causa da digitalização em todos os campos. Os motivos da transformação de negócios inclui:
avanços tecnológicos rápidos;
crescentes demandas dos consumidores digitais;
acessibilidade e conectividade incomparáveis;
competição crescente entre os players digitais;
tecnologia que amplia proposições de valor ao cliente;
ecossistema de negócios global interconectado.
Lembre-se sempre de que uma transformação digital produtiva exige uma estratégia bem imaginada para mudar a cultura e servir os clientes de maneiras novas e criativas. Não importa se isso significa uma ruptura considerável nas velhas formas de fazer negócios.
Nesse sentido, existem 6 fatores-chave que podem ajudá-lo a fazer uma estratégia eficaz de transformação digital:
colocar a estratégia antes da tecnologia: mudanças culturais e tecnológicas abrangentes apoiam a transformação digital;
encorajar novas normas culturais: a inovação disruptiva e a tomada de riscos devem ser encorajadas e recompensadas;
reconsiderar a jornada do cliente: permite que você trabalhe de acordo com o ponto de vista do consumidor;
interromper seu próprio negócio: uma maneira mais integrada de trabalhar em todos os níveis da organização;
rastrear novas tecnologias: deve ser uma preocupação posterior na transformação digital.
Preparando-se para a transformação digital
A transformação digital deve ser a principal prioridade de todas as organizações que querem aproveitar as oportunidades representadas pela tecnologia e visam promover seu impacto nos funcionários e clientes.
No entanto, o processo de transformação digital pode ser extremamente complexo. Levando isso em consideração, aqui estão alguns passos simples que as empresas podem adotar a fim de se preparar para o processo de transformação digital.
Considere os resultados do cliente
De acordo com o relatório da Forrester feito em 2017, descobriu-se que para ajudar os clientes a alcançar os resultados desejados, as empresas devem usar a transformação digital. Em outras palavras, isso significa que os negócios não devem ser como um conjunto de bens e serviços, mas sim como parte do valor pessoal do cliente.
Por exemplo, o SaaS é uma plataforma em que o sucesso do cliente é constantemente discutido. Portanto, considerar os resultados do cliente aumenta o seu valor para ele.
Invista nas tecnologias certas
A transformação digital não se trata apenas de gastos pesados, uma vez que nunca pode garantir o sucesso. Geralmente, existem 3 tecnologias de digitalização que têm a capacidade de impactar suas operações de negócios. Essas tecnologias de digitalização incluem:
IOT (Internet das Coisas), que tem o potencial de fornecer inteligência operacional;
nuvem, devido à escalabilidade;
Big Data, porque transforma dados em insights preditivos e acionáveis.
Para alcançar o sucesso, deve-se garantir que se está investindo nas tecnologias que são benéficas para os negócios. Uma vez que existem muitas opções disponíveis, deve-se escolher sabiamente. No entanto, qualquer coisa que você escolher deve ser flexível o suficiente para acomodar o crescimento e uma eventual mudança para a nuvem.
Defina sua cultura de negócios
Em alguns casos, a transformação digital pode exigir uma reconsideração de sua cultura de negócios. Mas não apenas isso. Envolver os membros da equipe durante todo o processo também requer a colaboração do seu ambiente.
Portanto, se você deseja uma transformação digital bem-sucedida em seu negócio, precisará de compromisso e trabalho duro. Por exemplo, as empresas lutam com pessoas tradicionais para ganhar adesão, logo uma barreira à comunicação pode surgir em tal situação.
Na maioria dos casos, as empresas que promovem culturas colaborativas junto ao compromisso com a inovação tendem a conseguir passar mais facilmente pela transformação digital.
Capacite seus funcionários
Um dos passos anteriores no processo de transformação digital é melhorar o conhecimento de seus funcionários. Para treinar sua equipe com o objetivo de manter novos sistemas seguros e eficazes, você pode obter ajuda de um fornecedor confiável de TI. Assim sendo, aprimorar as habilidades dos seus colaboradores pode impulsionar o próprio desenvolvimento de carreira deles, bem como a produtividade e a eficiência da empresa.
Alinhe sua estratégia com suas metas de negócios
Como o processo de transformação digital é interminável, novas tecnologias podem ser trazidas o tempo todo. No entanto, para evitar investimentos exaustivos, é importante identificar onde a mudança de tecnologia é mais necessária.
Além disso, com o objetivo de alinhar sua estratégia de transformação digital aos objetivos de sua empresa, selecione a tecnologia mais adequada que ajudará a atingir suas metas gerais de negócios.
Independentemente do tamanho ou da escala do seu negócio, uma transformação digital pode ser recebida com desconforto e incerteza. Como líder, você pode se preparar para esses desafios antes de começar a implementá-los.
Por fim, é preciso entender que transformação digital é um termo amplo e que abrange uma diversificada gama de elementos. Quando combinados, eles definem como uma organização interage com clientes e fornecedores, como opera ferramentas internas, como gerencia interações de funcionários e, eventualmente, como essa nova estrutura digital é suportada no nível técnico.
No mais, o principal desafio impeditivo para qualquer empresa que passa pela transformação digital não é a parte financeira. Se feita corretamente, a transição eventualmente reduzirá o custo operacional.
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