Vantagens do software de cobrança já integrado ao Big Data
No setor competitivo de recuperação de crédito, ter um software de cobrança com uma grande base de dados atualizada é uma grande vantagem competitiva. Isso porque a inadimplência é um problema que afeta todas as empresas, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de dívidas vencidas continua alto.
A taxa de inadimplência anual subiu de 28,9% em 2022 para 29,5% em 2023. Ainda mais, a proporção média dos que afirmavam não ter condições de pagar as dívidas em atraso também subiu, de 10,7% para 12,1% no período.
Assim, este cenário sugere um grande desafio para as empresas de recuperação de crédito, já que o mercado sempre dispõe de milhões de oportunidades de novos negócios. Cada vez mais, as operações de cobrança passam a ser uma boa oportunidade para empreendedores que desejam alta probabilidade de sucesso.
Nesse contexto, dois investimentos são fundamentais para estruturar uma operação eficaz: tecnologia e inteligência de dados. Essa combinação sugere investimentos importantes, dentre eles em um software de cobrança avançado. Afinal, as empresas devem se preparar para ter uma rotina produtiva a fim de reduzir a inadimplência e aumentar a eficiência do processo de cobrança.
Vantagens de investir em um software de cobrança avançado
Os softwares de cobrança avançados oferecem uma série de vantagens para as empresas, como:
· Big Data atualizado: fonte de informações mais confiável
Os softwares de cobrança trabalham com informações vindas de uma plataforma de dados, os Big Datas. É comum que eles contenham informações defasadas, o que dificulta os processos e gera perda de tempo e dinheiro.
Dispor de um Big Data estruturado e com alto grau de atualização é uma vantagem que já permite que a operação comece com milhares de oportunidades de abordagem.
· Disponibilidade de score de crédito que resume conceitos para segmentar carteiras
O score é um elemento de grande utilidade porque resume em um índice de três algarismos a vida financeira de uma pessoa para que a empresa possa calcular a probabilidade de ele ser um bom pagador.
O índice varia de 001 a 999 e, quanto mais elevado ele for, maior é o conceito do cliente, no que diz respeito à vida financeira. Desta forma, a relação de clientes poderá ficar na ordem de índice e facilitar a segmentação de carteiras para gerar mais produtividade.
· Abordagens e negociação em ambiente online reduzem trabalho e custos
Os softwares de cobrança avançados possuem um ambiente online onde permitem que as empresas ofereçam aos seus clientes a oportunidade de uma relação com o sistema, sem a presença humana. Assim, alguns clientes preferem pela comodidade de horário, além de evitar possíveis constrangimentos.
Dessa forma, a empresa de cobrança consegue fazer uma primeira abordagem e negociação de forma automática, deixando os casos mais completos ou que não aceitaram a negociação online para os profissionais de abordagem.
· Automatização dos processos: mais fluidez, menos processos
Os softwares de cobrança automatizam uma série de tarefas, como o envio de boletos, lembretes de pagamento, e-mails e SMS, o que reduz o tempo e o esforço necessários para a cobrança, ou seja, a comunicação é bastante dinâmica.
Por exemplo, um software de cobrança avançado pode ser configurado para várias atividades facilitadoras e até mesmo fazer ligações para os clientes inadimplentes.
· Mapa da inadimplência
Os softwares de cobrança permitem que as empresas tenham um controle completo sobre a inadimplência, com informações sobre os valores em aberto, os prazos de vencimento, as tentativas de cobrança realizadas, etc.
Isso permite que as empresas identifiquem rapidamente os clientes inadimplentes e tomem medidas para recuperar os valores. Por exemplo, um software de cobrança pode gerar relatórios gerenciais que mostram o valor total da inadimplência, o número de clientes inadimplentes, o valor médio das dívidas, etc.
· Prático, intuitivo e com várias formas de relatórios
Os softwares de cobrança são práticos e intuitivos, e fornecem relatórios gerenciais completos, que ajudam as empresas a tomar decisões estratégicas para melhorar a gestão de cobrança.
Por exemplo, um software de cobrança pode gerar relatórios que mostram quais estratégias de cobrança são mais eficazes, quais clientes são mais propensos à inadimplência, etc. Essas informações podem ser usadas para melhorar a eficiência do processo de cobrança.
O diferencial: a importância do Big Data integrado
Dispor de um Big Data confiável é uma operação importante. No mercado brasileiro, é comum que as empresas vendam apenas o CRM. Se assim for, a empresa precisará fazer um processo de enriquecimento de dados, que passa pela captação de informações de alguma fonte, um Big Data.
Este processo pode ser demorado e caro. De qualquer forma, servirá para segurar a operação, de forma que ela demore a começar. A situação ideal e mais rápida é dispor de um software de cobrança que já tenha um Big Data proprietário, para que a operação comece de imediato.
Assim, o Big Data pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a eficiência do software de cobrança. Ao analisar dados sobre os devedores, os agentes de cobrança podem tomar decisões mais assertivas e aumentar as chances de recuperação de crédito.
Informações atualizadas aprimoram a implantação do processo
Já estabelecemos o porquê do Big Data ser importante. Contudo, para que este seja realmente eficaz para o processo de cobrança, é importante que as informações cadastrais, financeiras e comportamentais dos devedores não estejam incorretas.
Quando os dados estão desatualizados, os agentes de cobrança podem perder a oportunidade de localizar o devedor, negociar a dívida ou tomar medidas legais. Além disso, a falta de informações atualizadas pode levar a decisões equivocadas, que podem prejudicar a operação, de um modo geral.
Assim, a atualização do Big Data para o software de cobrança é uma estratégia essencial para melhorar a eficiência das atividades de cobrança. Ao garantir que os dados estejam atualizados, as empresas podem tomar decisões mais assertivas e aumentar as chances de recuperação de crédito.
Dessa forma, no contexto da gestão de cobrança, o Big Data facilita processos e identifica clientes com maior probabilidade de inadimplência. Isso porque as informações mostram dados históricos de pagamento, informações demográficas, comportamentos de compra, etc.
DataCob, o modelo de software de cobrança que dispõe de Big Data proprietário
Pensando nesta demanda de mercado, a PH3A Tecnologia da Informação desenvolveu o DataCob, que já é o software mais completo do mercado.
Isso se deve à grande variedade de recursos da ferramenta. Dentre os principais estão o módulo online de abordagem, ambientes judicial e extrajudicial e, principalmente, pela integração ao Big Data da empresa. A plataforma de dados integrada dispõe de milhões de registros de pessoas e empresas.
Assim, a empresa integra ao DataCob a sua imensa base de dados em que cada registro contém dezenas de atributos que facilitam o contato e a segmentação de grupos de carteiras. O Big Data da PH3A ainda passa por diversos processo de depuração e atualização automática, exatamente para facilitar a extração de informações de maneira prática.
Além do DataCob, a PH3A ainda desenvolveu ferramentas integradas ao Big Data, especialmente para os segmentos de localização de pessoas e empresas, digital/vendas, segurança de dados e, de maneira mais recente, a segmentação de público por semelhança.
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Enfim, as operações de recuperação de crédito contemplam milhões de oportunidades, mas precisam ser organizadas de maneira inteligente para que possam ter fluidez e produtividade.
Entre os elementos imprescindíveis para uma operação bem planejada, estão sem dúvida inteligência e tecnologia, em que, os CRMs de cobrança passam a ser instrumentos importantes para aumentar as chances de sucesso nas operações.
Ainda mais, por um lado, os softwares de cobrança avançados automatizam tarefas, fornecem controle sobre a inadimplência, personalizam as cobranças e geram relatórios gerenciais. Por outro, o Big Data pode ser usado para identificar informações relevantes para a operação. Com isso, a combinação desses dois recursos oferece às empresas uma vantagem competitiva significativa neste mercado imenso e desafiador.
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