Software de cobrança

Recuperação de Crédito 6 de Mar de 2024

Vantagens do software de cobrança já integrado ao Big Data

No setor competitivo de recuperação de crédito, ter um software de cobrança com uma grande base de dados atualizada é uma grande vantagem competitiva. Isso porque a inadimplência é um problema que afeta todas as empresas, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de dívidas vencidas continua alto.

A taxa de inadimplência anual subiu de 28,9% em 2022 para 29,5% em 2023. Ainda mais, a proporção média dos que afirmavam não ter condições de pagar as dívidas em atraso também subiu, de 10,7% para 12,1% no período.

Assim, este cenário sugere um grande desafio para as empresas de recuperação de crédito, já que o mercado sempre dispõe de milhões de oportunidades de novos negócios. Cada vez mais, as operações de cobrança passam a ser uma boa oportunidade para empreendedores que desejam alta probabilidade de sucesso.

Nesse contexto, dois investimentos são fundamentais para estruturar uma operação eficaz: tecnologia e inteligência de dados. Essa combinação sugere investimentos importantes, dentre eles em um software de cobrança avançado. Afinal, as empresas devem se preparar para ter uma rotina produtiva a fim de reduzir a inadimplência e aumentar a eficiência do processo de cobrança.

Collection score, análise de carteira e cobrança produtiva
O collection score também é chamado de score de propensão de pagamento e possibilita fazer um resumo do potencial de pagamento do cliente. Daí a possibilidade de estar entre as primeiras informações dos setores e escritórios de recuperação de crédito.

Vantagens de investir em um software de cobrança avançado

Os softwares de cobrança avançados oferecem uma série de vantagens para as empresas, como:

· Big Data atualizado: fonte de informações mais confiável

Os softwares de cobrança trabalham com informações vindas de uma plataforma de dados, os Big Datas. É comum que eles contenham informações defasadas, o que dificulta os processos e gera perda de tempo e dinheiro.

Dispor de um Big Data estruturado e com alto grau de atualização é uma vantagem que já permite que a operação comece com milhares de oportunidades de abordagem.

· Disponibilidade de score de crédito que resume conceitos para segmentar carteiras

O score é um elemento de grande utilidade porque resume em um índice de três algarismos a vida financeira de uma pessoa para que a empresa possa calcular a probabilidade de ele ser um bom pagador.

O índice varia de 001 a 999 e, quanto mais elevado ele for, maior é o conceito do cliente, no que diz respeito à vida financeira. Desta forma, a relação de clientes poderá ficar na ordem de índice e facilitar a segmentação de carteiras para gerar mais produtividade.

· Abordagens e negociação em ambiente online reduzem trabalho e custos

Os softwares de cobrança avançados possuem um ambiente online onde permitem que as empresas ofereçam aos seus clientes a oportunidade de uma relação com o sistema, sem a presença humana. Assim, alguns clientes preferem pela comodidade de horário, além de evitar possíveis constrangimentos.

Dessa forma, a empresa de cobrança consegue fazer uma primeira abordagem e negociação de forma automática, deixando os casos mais completos ou que não aceitaram a negociação online para os profissionais de abordagem.

· Automatização dos processos: mais fluidez, menos processos

Os softwares de cobrança automatizam uma série de tarefas, como o envio de boletos, lembretes de pagamento, e-mails e SMS, o que reduz o tempo e o esforço necessários para a cobrança, ou seja, a comunicação é bastante dinâmica.

Por exemplo, um software de cobrança avançado pode ser configurado para várias atividades facilitadoras e até mesmo fazer ligações para os clientes inadimplentes.

· Mapa da inadimplência

Os softwares de cobrança permitem que as empresas tenham um controle completo sobre a inadimplência, com informações sobre os valores em aberto, os prazos de vencimento, as tentativas de cobrança realizadas, etc.

Isso permite que as empresas identifiquem rapidamente os clientes inadimplentes e tomem medidas para recuperar os valores. Por exemplo, um software de cobrança pode gerar relatórios gerenciais que mostram o valor total da inadimplência, o número de clientes inadimplentes, o valor médio das dívidas, etc.

· Prático, intuitivo e com várias formas de relatórios

Os softwares de cobrança são práticos e intuitivos, e fornecem relatórios gerenciais completos, que ajudam as empresas a tomar decisões estratégicas para melhorar a gestão de cobrança.

Por exemplo, um software de cobrança pode gerar relatórios que mostram quais estratégias de cobrança são mais eficazes, quais clientes são mais propensos à inadimplência, etc. Essas informações podem ser usadas para melhorar a eficiência do processo de cobrança.

Veja 3 ótimos motivos para informatizar os processos de cobrança
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O diferencial: a importância do Big Data integrado

Dispor de um Big Data confiável é uma operação importante. No mercado brasileiro, é comum que as empresas vendam apenas o CRM. Se assim for, a empresa precisará fazer um processo de enriquecimento de dados, que passa pela captação de informações de alguma fonte, um Big Data.

Este processo pode ser demorado e caro. De qualquer forma, servirá para segurar a operação, de forma que ela demore a começar. A situação ideal e mais rápida é dispor de um software de cobrança que já tenha um Big Data proprietário, para que a operação comece de imediato.

Assim, o Big Data pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a eficiência do software de cobrança. Ao analisar dados sobre os devedores, os agentes de cobrança podem tomar decisões mais assertivas e aumentar as chances de recuperação de crédito.

Informações atualizadas aprimoram a implantação do processo

Já estabelecemos o porquê do Big Data ser importante. Contudo, para que este seja realmente eficaz para o processo de cobrança, é importante que as informações cadastrais, financeiras e comportamentais dos devedores não estejam incorretas.

Quando os dados estão desatualizados, os agentes de cobrança podem perder a oportunidade de localizar o devedor, negociar a dívida ou tomar medidas legais. Além disso, a falta de informações atualizadas pode levar a decisões equivocadas, que podem prejudicar a operação, de um modo geral.

Assim, a atualização do Big Data para o software de cobrança é uma estratégia essencial para melhorar a eficiência das atividades de cobrança. Ao garantir que os dados estejam atualizados, as empresas podem tomar decisões mais assertivas e aumentar as chances de recuperação de crédito.

Dessa forma, no contexto da gestão de cobrança, o Big Data facilita processos e identifica clientes com maior probabilidade de inadimplência. Isso porque as informações mostram dados históricos de pagamento, informações demográficas, comportamentos de compra, etc.

DataCob, o modelo de software de cobrança que dispõe de Big Data proprietário

Pensando nesta demanda de mercado, a PH3A Tecnologia da Informação desenvolveu o DataCob, que já é o software mais completo do mercado.

Isso se deve à grande variedade de recursos da ferramenta. Dentre os principais estão o módulo online de abordagem, ambientes judicial e extrajudicial e, principalmente, pela integração ao Big Data da empresa. A plataforma de dados integrada dispõe de milhões de registros de pessoas e empresas.

Assim, a empresa integra ao DataCob a sua imensa base de dados em que cada registro contém dezenas de atributos que facilitam o contato e a segmentação de grupos de carteiras. O Big Data da PH3A ainda passa por diversos processo de depuração e atualização automática, exatamente para facilitar a extração de informações de maneira prática.

Além do DataCob, a PH3A ainda desenvolveu ferramentas integradas ao Big Data, especialmente para os segmentos de localização de pessoas e empresas, digital/vendas, segurança de dados e, de maneira mais recente, a segmentação de público por semelhança.

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Enfim, as operações de recuperação de crédito contemplam milhões de oportunidades, mas precisam ser organizadas de maneira inteligente para que possam ter fluidez e produtividade.

Entre os elementos imprescindíveis para uma operação bem planejada, estão sem dúvida inteligência e tecnologia, em que, os CRMs de cobrança passam a ser instrumentos importantes para aumentar as chances de sucesso nas operações.

Ainda mais, por um lado, os softwares de cobrança avançados automatizam tarefas, fornecem controle sobre a inadimplência, personalizam as cobranças e geram relatórios gerenciais. Por outro, o Big Data pode ser usado para identificar informações relevantes para a operação. Com isso, a combinação desses dois recursos oferece às empresas uma vantagem competitiva significativa neste mercado imenso e desafiador.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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