Veja as vantagens de ter um CRM de cobrança com Big Data proprietário
No segmento de recuperação de crédito, os processos precisam ser rápidos e dinâmicos. Eles surgem e devem ser trabalhados para serem resolvidos em questão de dias. Mas mesmo que setores e escritórios de cobrança trabalhem de forma incessante, novos processos vão chegando e se não houver agilidade haverá acúmulo de trabalho.
E nem mesmo o trabalho organizador de um bom staff conseguirá absorver tantos novos casos de inadimplência. O volume é grande, quase interminável. E, nesse sentido, todos os envolvidos nos processos devem manter esforço concentrado objetivando uma alta produtividade.
Porém, é preciso mais do que uma alta produtividade, também é preciso um bom e eficiente controle das operações. E para isso, um bom CRM com dados é imprescindível.
CRM inteligente começa o processo de organização
O software de cobrança que vai controlar os processos é muito importante. Sem um bom sistema, os operadores acumulam papéis e acabam perdendo muito tempo em processos manuais que a máquina pode fazer.
O melhor sistema é aquele que contempla todas as rotinas e fornece várias opções de ferramentas e relatórios práticos para o acompanhamento dos gestores e dos operadores.
Dentre as principais ferramentas úteis no processo de recuperação de crédito estão:
- Interface fácil e intuitiva- Quanto mais o operador puder visualizar e interpretar as informações, mais facilmente ele vai saber lidar com as situações de negociação, tornando-se mais assertivo e convincente.
- Relatórios práticos e confiáveis – Na medida em que os relatórios são fáceis de entender e contam com informações seguras, os gestores saberão interpretar melhor os dados e poderão traçar estratégias mais eficazes.
- Possibilidades práticas de separação de carteira – Aqui entra a questão da inteligência que gera produtividade. Até porque, existem diversos tipos de devedores e a separação de carteiras, segundo critérios internos inteligentes, aumenta a produtividade. Fazer cobranças por grupos gera mais acordos rápidos e reduz o volume acumulado. Também aqui, o CRM avançado dá diretrizes muito importantes.
O diferencial: Dados que potencializam os resultados
Informação é a arma mais útil que as empresas de ponta usam para melhorar suas rotinas. E a tecnologia é imprescindível neste contexto. Para entender cada caso, cada devedor e estabelecer estratégias de ação, informações consistentes e atualizadas são fundamentais.
Os CRMs podem ser muito potencializados quando integrados a ferramentas inteligentes que usam grandes bases de dados. São os Big Datas que contêm informações muito importantes e atualizadas para que o cruzamento de dados possa oferecer grupos de inadimplentes segmentados com alto grau de confiabilidade.
Todas as informações são importantes, inclusive se o devedor tem registro de trabalho e renda, situação que aumenta as chances de acordo de pagamento de dívida. Além disso, o histórico financeiro de cada também é de grande serventia. Todas as informações serão resumidas no score, um índice prático e sintético com pontuação de 001 a 999 que indica o grau de segurança financeira de cada pessoa ou empresa.
Módulo prático no CRM: a cobrança online, que tem mais agilidade e reduz custos
A questão da primeira abordagem é importante porque, se for bem trabalhada, vai gerar muitos acordos e eliminar uma parte do volume de trabalho que chega aos operadores de cobrança por telefone, que naturalmente demandam custos maiores às empresas.
O módulo online permite que o usuário possa fazer sua negociação em qualquer lugar e horário, com o computador ou celular, inclusive no transporte, nas horas vagas ou até mesmo de madrugada. Ele fica mais à vontade sem o contato humano, não se sente constrangido e pode fazer o trâmite do acordo em ambiente mais favorável.
Além disso, a negociação é similar à tradicional e apresenta as mesmas alternativas previamente permitidas pelo credor. E o acordo tem o mesmo valor jurídico que aqueles tradicionais firmados com assinatura de contrato no escritório.
A abordagem online facilita muito a vida de ambos porque permite facilitadores importantes à empresa e ambiente favorável ao cliente.
CRM com dados e inteligência de prospecção
Existem vários CRMs no mercado, mas poucos têm a parceria importante de um bom Data Base. Há uma diferença grande em contar com essas plataformas de informações. O diferencial maior é que os dados são mais detalhados e atualizados. Isso ajuda a fazer a separação inteligente de carteiras para que os gestores possam estabelecer melhor as estratégias de ação, aumentando de forma significativa a produtividade do setor ou da empresa.
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