Cobrança com Dados

Recuperação de Crédito 23 de Mai de 2023

Veja as vantagens de ter um CRM de cobrança com Big Data proprietário

No segmento de recuperação de crédito, os processos precisam ser rápidos e dinâmicos. Eles surgem e devem ser trabalhados para serem resolvidos em questão de dias. Mas mesmo que setores e escritórios de cobrança trabalhem de forma incessante, novos processos vão chegando e se não houver agilidade haverá acúmulo de trabalho.

E nem mesmo o trabalho organizador de um bom staff conseguirá absorver tantos novos casos de inadimplência. O volume é grande, quase interminável. E, nesse sentido, todos os envolvidos nos processos devem manter esforço concentrado objetivando uma alta produtividade.

Porém, é preciso mais do que uma alta produtividade, também é preciso um bom e eficiente controle das operações. E para isso, um bom CRM com dados é imprescindível.

CRM inteligente começa o processo de organização

O software de cobrança que vai controlar os processos é muito importante. Sem um bom sistema, os operadores acumulam papéis e acabam perdendo muito tempo em processos manuais que a máquina pode fazer.

O melhor sistema é aquele que contempla todas as rotinas e fornece várias opções de ferramentas e relatórios práticos para o acompanhamento dos gestores e dos operadores.

Dentre as principais ferramentas úteis no processo de recuperação de crédito estão:

- Interface fácil e intuitiva- Quanto mais o operador puder visualizar e interpretar as informações, mais facilmente ele vai saber lidar com as situações de negociação, tornando-se mais assertivo e convincente.

- Relatórios práticos e confiáveis – Na medida em que os relatórios são fáceis de entender e contam com informações seguras, os gestores saberão interpretar melhor os dados e poderão traçar estratégias mais eficazes.

- Possibilidades práticas de separação de carteira – Aqui entra a questão da inteligência que gera produtividade. Até porque, existem diversos tipos de devedores e a separação de carteiras, segundo critérios internos inteligentes, aumenta a produtividade. Fazer cobranças por grupos gera mais acordos rápidos e reduz o volume acumulado.  Também aqui, o CRM avançado dá diretrizes muito importantes.

O diferencial: Dados que potencializam os resultados

Informação é a arma mais útil que as empresas de ponta usam para melhorar suas rotinas. E a tecnologia é imprescindível neste contexto. Para entender cada caso, cada devedor e estabelecer estratégias de ação, informações consistentes e atualizadas são fundamentais.

Os CRMs podem ser muito potencializados quando integrados a ferramentas inteligentes que usam grandes bases de dados. São os Big Datas que contêm informações muito importantes e atualizadas para que o cruzamento de dados possa oferecer grupos de inadimplentes segmentados com alto grau de confiabilidade.

Todas as informações são importantes, inclusive se o devedor tem registro de trabalho e renda, situação que aumenta as chances de acordo de pagamento de dívida. Além disso, o histórico financeiro de cada também é de grande serventia. Todas as informações serão resumidas no score, um índice prático e sintético com pontuação de 001 a 999 que indica o grau de segurança financeira de cada pessoa ou empresa.

Setor de cobrança ganha com foco em processos extrajudiciais
O ambiente econômico está abrindo novos horizontes para o setor de recuperação de crédito. A retomada de empregos é lenta e as pessoas vão se reinventando para manter ou ampliar seu nível de renda. No Brasil, há mais de 60 milhões de pessoas com algum tipo de dívida. As empresas

Módulo prático no CRM: a cobrança online, que tem mais agilidade e reduz custos

A questão da primeira abordagem é importante porque, se for bem trabalhada, vai gerar muitos acordos e eliminar uma parte do volume de trabalho que chega aos operadores de cobrança por telefone, que naturalmente demandam custos maiores às empresas.

O módulo online permite que o usuário possa fazer sua negociação em qualquer lugar e horário, com o computador ou celular, inclusive no transporte, nas horas vagas ou até mesmo de madrugada. Ele fica mais à vontade sem o contato humano, não se sente constrangido e pode fazer o trâmite do acordo em ambiente mais favorável.

Além disso, a negociação é similar à tradicional e apresenta as mesmas alternativas previamente permitidas pelo credor. E o acordo tem o mesmo valor jurídico que aqueles tradicionais firmados com assinatura de contrato no escritório.

A abordagem online facilita muito a vida de ambos porque permite facilitadores importantes à empresa e ambiente favorável ao cliente.

Veja 3 ótimos motivos para informatizar os processos de cobrança
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CRM com dados e inteligência de prospecção

Existem vários CRMs no mercado, mas poucos têm a parceria importante de um bom Data Base. Há uma diferença grande em contar com essas plataformas de informações. O diferencial maior é que os dados são mais detalhados e atualizados. Isso ajuda a fazer a separação inteligente de carteiras para que os gestores possam estabelecer melhor as estratégias de ação, aumentando de forma significativa a produtividade do setor ou da empresa.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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